Hoje em dia qualquer empreendedor sabe do papel fundamental que um bom site desempenha na manutenção/progressão do negócio, independente do porte e ramo de atividade. Segundo o relatório Connected Life, publicado pela TNS, o Brasil apresenta um número de compras online aproximadamente 25% menor quando comparado a países europeus e aos EUA. Tais dados só reforçam a importância de possuir um bom site, pois além de servir como uma importante fonte de informação ao consumidor, ele ainda acrescenta credibilidade ao negócio. E cada vez mais pessoas estão utilizando dispositivos móveis para acessar a internet, por isso é essencial saber o que é site responsivo, para que você alcance o seu público de todas as formas, seja através do uso de celular, computador, entre outros.

O que é um site responsivo?

O site responsivo veio para atender a uma demanda cada vez maior de qualidade de acesso através de dispositivos móveis. Não é nenhuma novidade que o acesso à internet por meio de smartphones e tablets crescem em uma velocidade impressionante. Segundo dados publicados pelo IBGE em 2013, 57,3% dos lares brasileiros utilizam dispositivos móveis para acessar a rede. Mas, comercialmente falando, de nada adianta o salto neste tipo de acesso se a qualidade da navegação for ruim.
Assim, respondendo a pergunta inicial: o que é site responsivo, devemos entender que aquele site que se adapta a todos os tamanhos de tela, sem esconder menus ou cortar textos é um site responsivo. Por exemplo, se tratar de uma tela muito pequena, ele reorganiza o conteúdo para dar destaque naquilo que é mais relevante.

Qual a diferença dele e do mobile?

Quando falamos de site responsivo, é bastante comum a confusão entre ele e um site mobile. E apesar de serem muito similares na essência, há importantes diferenças.
Pelo o que foi dito acima, o site responsivo é utilizado em todos os dispositivos de acesso à internet, ou seja, PC, computador, smartphone, tablet e mesmo o kindle (dispositivo para leitura de livros). Isso nos indica que ele é um só, capaz de se adaptar. Já um site mobile é desenvolvido especialmente e com a única finalidade de ser acessado por dispositivos móveis. Assim, ele é um site separado do site convencional, acessado por PC. Isso implica em um aumento da qualidade na experiência de navegação do usuário, mas também em custos dobrados. Por isso, a não ser que trata-se de uma grande multinacional, indica-se o site responsivo.

Por que fazer um site responsivo?

À esta altura, já deve estar bastante claro o que é site responsivo e quais os principais benefícios que ele pode trazer aos negócios, mais uma vez frisando que tais benefícios independem de porte ou ramo de atuação da empresa. Segue 2 benefícios importantes do site responsivo:

  • Melhor rankeamento do Google: quando fazemos uma busca qualquer no Google, vemos que aparecem links no topo e na direta da página de resultados. Mas tais links só aparecem porque eles têm um bom rankeamento. E um dos critérios de maior peso utilizado pelo Google para rankear os sites é o fato de serem responsivos;
  • Maior direcionamento através das redes sociais: segundo pesquisa do E-Marketer, 93 dos usuários de redes sociais do Brasil as acessam através de dispositivos móveis. Assim, nesta navegação é muito provável que eles se deparem com um link ou anúncio de seu site, sendo que uma experiência de navegação agradável é fundamental nestes casos.

Agora que você já sabe o que é site responsivo e caso ainda não o possua, é hora de começar a considerar possuir um. Além de todas as vantagens mencionadas acima, um site responsivo não costuma ter nenhum custo adicional, muito pelo contrário, hoje a grande maioria de empresas desenvolvedoras já inclui a responsividade como um requisito básico dos sites executados. E como se tudo isso não bastasse, ele pode ser de grande auxílio dentro do contexto de uma estratégia digital e marketing digital, ajudando impulsionar anúncios e obter melhores índices de performance.

Gostou do artigo? Não deixe de acessar o nosso e-book gratuito 'Checklist de SEO' e aumente as suas vendas otimizando o seu site!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.