As cores possuem importante presença em várias áreas do conhecimento, passando pelas artes plásticas, ciência, design, arquitetura e chegando até mesmo na psicologia e no universo do empreendedorismo. A prova da importância das cores também no cenário empresarial reside em uma teoria conhecida como Psicologia das Cores. A Psicologia das Cores é, atualmente, um importante estudo justamente porque oferece para a atividade de marketing uma maior compreensão sobre a influência das cores na decisão de compra de um produto. Estudos apontam que 93% dos consumidores avaliam a cor na aquisição de um produto e 84,7% dos consumidores acham que as cores são o detalhe mais importante do produto. Diante disso, você deve estar se perguntando: mas quais as melhores cores para minha empresa? A resposta à essa pergunta está no decorrer do artigo, vamos ver?

O que é a Psicologia das Cores

A Psicologia das Cores é um campo que visa compreender como as cores influenciam no comportamento humano. Na área do marketing digital, por exemplo, esse estudo é muito pertinente, pois por meio dele é possível efetuar um maior estudo acerca do comportamento dos consumidores, a reação deles diante de um produto, ver quais são as cores ideais para publicações em redes sociais, para o layout de um site, decoração de uma loja, o logotipo de uma empresa, entre outros aspectos. Encontrar quais as melhores cores para minha empresa é o que muitos empreendedores pensam e almejam quando estudam alguns preceitos básicos da Psicologia das Cores.

Significado das cores

Uma estratégia digital pertinente e que pode ser utilizada graças aos conhecimentos acerca da Psicologia das Cores é encontrar quais são as cores relevantes para atrair o consumidor. Além disso, se a sua dúvida é quais as melhores cores para minha empresa, existem estudos que atribuem significado para os tons de cores que mais se destacam. Sendo assim, de acordo com a Psicologia das Cores:

  • Vermelho: É a cor mais quente. Possui relação com emoções mais intensas. O vermelho é uma cor que estimula e aumenta a paixão e a ansiedade.
  • Amarelo: É uma cor relacionada com a energia, denotando felicidade e estímulo. É uma cor quente voltada para as intenções mais vibrantes, otimistas e alegres. O McDonald's, por exemplo, explora muito a cor amarela em suas campanhas.
  • Azul: É uma cor que denota maior tranquilidade e também pode ser voltada para questões que envolvem higiene, maior equilíbrio e espiritualidade. É uma cor ideal para aumentar a criatividade. Empresas voltadas para o ramo da saúde, bem como agências de viagens, por exemplo, utilizam muito a cor azul.
  • Laranja: É uma cor que transmite equilíbrio, amizade e entusiasmo. Ela não possui a mesma vibração que o amarelo e o vermelho, mas também pode ser uma cor para despertar emoções mais intensas.
  • Verde: Também, assim como o azul, é uma cor de equilíbrio. O verde transmite otimismo e representa vitalidade e fertilidade. Empresas do ramo do agronegócio utilizam muito a cor verde, justamente por ela estar voltada para questões da natureza.
  • Roxo: Representa criatividade e confiança. Além disso, também denota sabedoria e força. 

Como as cores influenciam no marketing?

Esse é um questionamento que pode auxiliar você a encontrar a resposta da sua pergunta: quais as melhores cores para minha empresa. A importância das cores na identidade visual remete para o consumidor aquilo que é a essência da empresa. Por isso, saber quais as sensações que os tons de azul, por exemplo, transmitem para as pessoas é extremamente importante na hora de elaborar um logotipo, materiais gráficos e até a decoração do ambiente interior da empresa.

Estudos apontam que 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca, 60% acreditam que a cor pode ser a responsável pela aceitação ou rejeição de um produto e 93% dão importância para o aspecto visual. Portanto, em um mundo onde o impacto visual geralmente costuma ter maior influência, tanto para a aquisição de um produto quanto para o conhecimento de uma empresa, compreender a Psicologia das Cores é uma maneira correta de atingir o seu público-alvo.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.