A primeira impressão é a que fica. Por isso, a identidade visual da sua marca deve ser impecável, não deixar nenhuma dúvida sobre as intenções (seja a cor, formato ou significado do logo) e ser facilmente reconhecida. Como criar a identidade visual da minha empresa? Confira os nossos 5 passos para você entender como deve ser o planejamento da sua identidade visual. Lembre-se que as suas vendas dependem da sua marca e a sua marca depende de como você a apresenta ao mercado de consumidores. Uma identidade visual bem elaborada conquista cada vez mais clientes e cria um relacionamento entre a marca e o consumidor.

Veja que a marca e o design são conceitos inseparáveis

Não se fala em marca sem se falar em design. É o design que apresenta a marca, que forma a identidade da marca. É a harmonia do design que lhe ajudará a decidir os conceitos estéticos da sua marca. Juntamente com um profissional da área, vocês devem discutir o design estratégico que você quer desenvolver para a marca. A criação de logo é coisa do passado, agora se deve projetar marcas. Os logos fazem parte do design, e não o contrário. O importante não é saber criar o logo e, sim, definir que tipo de estratégia o logo irá projetar.

Crie uma relação emocional com as pessoas

Como criar a identidade visual da minha empresa com uma relação sentimental ao mesmo tempo? Humanize-a. Seja a forma como a sua marca for se comunicar com os consumidores ou o tipo de informação que você divulgará aos seus clientes (ações sociais, ajuda ao próximo, mobilizações, atendimento e qualidade de produto ou serviço exemplar). Faça as pessoas amarem a sua marca. Quais marcas você ama? Por que as ama? Pense o que faz você sentir uma emoção pelas marcas e veja como você pode aplicar algumas técnicas na sua própria marca.
Ter pessoas amando e divulgando a sua marca é a melhor propaganda que você terá!

Faça do design uma prioridade

Você gosta da identidade visual da Apple? E do Facebook? Que tal do Google?
Pois é, todas essas identidades visuais foram desenvolvidas por designers. Mas não ache, só porque citamos empresas grandes, que a identidade visual é só para elas. Vemos muitas lojas e marcas menores com uma identidade visual impecável. Não investir no design é o caminho certo para o fracasso. Se você jamais criar uma identidade visual para sua marca, você não obterá o mesmo sucesso tanto de vendas quanto de reconhecimento se você tivesse uma.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes hoje em dia e eles já possuem referências de identidades visuais suficientes para pelo menos se posicionarem para achar o que é ou não bem feito em relação ao assunto. Afinal, por que comprar um computador da Apple, que custa muito mais caro do que muitos computadores melhores de outras marcas?

Menos é mais

Não confunda a cabeça do seu consumidor. Utilize menos elementos e projete mais a sua marca. Quando você vê a maça mordida, não lembra a Apple? E o M vermelho e amarelo não lhe remete ao Mc Donalds? Sem falar do F azul do Facebook.
Porém, a identidade visual não é a apenas o logo. O logo faz parte, mas não é elemento único. O tipo de fonte que você utiliza na comunicação, as cores que você apresenta tanto no logo, quanto no site ou nas redes sociais. Design é harmonia entre elementos, cores e posicionamento de tudo em páginas e comunicados.

Se reinvente

Analise várias ideias boas e monte a sua própria. Inovar é preciso para manter uma marca viva. Esteja sempre ligado nas tendências do marketing digital e notícias para não perder oportunidades de projetar a sua marca. A 99jobs, por exemplo, noticiou um mecânico que utiliza materiais recicláveis para fazer brinquedos e doar para crianças carentes. Se você tem uma loja de brinquedos, por que não mobilizar a sua equipe e sociedade para doar os materiais recicláveis para este mecanismo e, com isso, ajudar na doação de brinquedos também? A sua marca se projetaria com essa ação social e você poderia utilizá-la para outros tipos de divulgação.

Uma boa identidade visual, além de ser harmônica, deve incorporar os valores e objetivos da marca/empresa. Contrate uma empresa especializada para planejar e desenvolver a identidade visual da sua marca, mas, antes disso, passe no nosso blog e confira mais dicas para você saber como criar a identidade visual da sua empresa e qual estratégia digital deverá ser utilizada! Boa sorte!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.