Já foi comprovado cientificamente que as cores provocam reações involuntárias nos seres humanos. Elas estimulam a produção de determinados hormônios em nosso corpo que trazem sentimentos diferentes. Como, por exemplo, o vermelho, que pode acelerar os batimentos cardíacos ou deixar uma pessoa mais ansiosa, ou o verde, que por sua vez traz calma e tranquilidade. E esse tipo de impacto também afeta às reações do seu público nas mídias sociais. Quer saber como?

No post de hoje, separamos para você alguns pontos importantes para se fazer uso da teoria das cores no Facebook e conseguir uma interação maior com o público desejado:  

As cores na publicidade

As cores são escolhidas para a publicidade de acordo com os sentimentos que a marca quer provocar em seu público, para conseguir uma ação desejada. De acordo com Neil Patel, um dos principais nomes do marketing digital, as cores afetam em 90% a decisão de compra do consumidor.

Por esses motivos, a Apple utiliza a cor cinza, trazendo calma e neutralidade; a Oral-B usa o azul, para agregar confiança à marca; e a Coca-Cola faz uso do vermelho para trazer energia, animação e coragem. Os resultados são visíveis na publicidade tradicional e não poderiam ser diferentes para o marketing digital.  

Preste bem atenção no seu público

É importante não só pensar em qual sentimento você pretende provocar no seu público, mas também nos interesses que ele possui.  Se você escolher fazer um post sobre meio ambiente voltado para o público infantil, por exemplo, não escolha tons pastéis de verde, uma vez que as crianças prestam mais atenção às cores fortes.

Pensando nisso, foram feitas algumas pesquisas que encontraram como resultado as cores de que homens e mulheres mais gostam ou não gostam. Foi percebido que os homens preferem azul, verde e preto e não gostam de marrom, enquanto as mulheres preferem verde, roxo e azul e não gostam de laranja, marrom e cinza.  

Como você pode perceber, as cores verde e azul são gostos comuns para os dois sexos e, por isso, se você pretende fazer um post amplo, que interaja com diferentes faixas etárias e ambos os sexos, utilizar uma dessas cores seria interessante. Se for um post mais voltado para o público feminino, sobre maquiagem, por exemplo, a utilização do roxo seria a mais interessante.  

É preciso se destacar

As pessoas olham o feed do Facebook rapidamente e não é muito difícil que o seu post passe despercebido por elas. Isso não significa que você deve fazer posts muito chamativos e que misturem diversas cores, mas apenas que você deve harmonizar a cor certa para o seu público e sua marca, garantindo que a pessoa certa queira interagir com ele.  

Sempre faça testes

Leve em conta a teoria das cores na hora de pensar em posts para o Facebook, mas saiba que é perfeitamente possível inovar e ter ótimos resultados. Por isso, não tenha medo de tentar algo novo e se arriscar!

Faça testes diferentes e lembre-se de sempre comparar os resultados obtidos para, assim, descobrir qual é a melhor estratégia, atingindo um público específico.  

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.