As redes sociais estão muito presentes no cotidiano das pessoas há quase duas décadas. No entanto, elas ainda não foram totalmente incorporadas no ambiente profissional. É importante que os empreendedores percebam que elas são ferramentas que podem contribuir para a produtividade da equipe. A finalidade das redes sociais corporativas é, sobretudo, auxiliar na comunicação interna, disseminando informações com maior eficiência.

Em adição, esse espaço digital incentiva uma aproximação entre a marca e público externo, que pode ver as publicações e fazer comentários. Confira por que ter uma rede social corporativa traz uma série de vantagens para o seu negócio.

Ela conecta parceiros, clientes e colaboradores

Um dos principais benefícios da rede social corporativa é a sua capacidade de atuar tanto na comunicação interna, quanto externa, ou seja, esse instrumento permite a conexão entre funcionários e chefia, bem como com parceiros comerciais. Além disso, a plataforma online ajuda na interação com consumidores recorrentes e em potencial. Algumas redes disponibilizam inclusive videoconferências para que os indivíduos possam dialogar em tempo real.

Como consequência, todos se sentem engajados na busca pelas melhores soluções para os eventuais problemas que se apresentarem. E esse é só um motivo por que ter uma rede social corporativa é altamente recomendado.

Ela ajuda a reduzir custos

Por agilizar a troca de informações entre setores, as redes sociais corporativas diminuem os gastos com medidas desnecessárias. A área financeira passar a contar com um mecanismo excelente de avaliação das despesas. Em seguida, os administradores podem otimizar cada etapa de produção, evitando então a perda de dinheiro e tempo. O departamento de finanças ganha ainda maior autonomia para dialogar com o resto da organização.

Um único sistema junta a comunicação interna e externa, o que demanda um investimento menor em atendimento ao cliente, bem como em publicidade. Portanto, o potencial das redes sociais corporativas em incrementar os rendimentos é bastante significativo.

Ela torna a colaboração mais eficiente

Esse canal de comunicação representa uma alternativa para a intranet social, pois ele descentraliza os conteúdos. Há formas de escolher quem verá as publicações, se o objetivo for manter o contato entre os representantes da companhia. Do mesmo modo, é possível abrir espaço para o feedback do público em geral, com comentários e atendimento ao cliente.

Um bom trabalho de marketing digital consegue aumentar o tráfego de visitas em seu site, podendo incrementar assim as vendas. Outro benefício das redes sociais corporativas é a sua aplicação no controle de escalas de trabalho, comunicados gerais e direcionados, por exemplo.

Ela dá disponibilidade de informações

Os processos internos e a acessibilidade são simplificados pela adesão às redes sociais corporativas. Em comparação com a intranet tradicional, as plataformas mais recentes proporcionam uma gestão participativa e servem como um registro da comunicação entre os integrantes. Isso se dá graças ao recurso que armazena as conversas automaticamente no servidor da entidade.

Sendo assim, os gestores podem consultar os dados de maneira segura sempre que precisarem. A partir das informações reunidas, colaboradores e funcionários podem identificar os pontos fortes e as falhas em suas atividades. Portanto, a ferramenta facilita a correção de erros e, consequentemente, promove desempenhos mais satisfatórios.

Agora você já sabe por que ter uma rede social corporativa é imprescindível para o crescimento de uma companhia. Faça um perfil para a sua marca e melhore os seus resultados! Quer saber como melhorar os resultados da sua empresa? Baixe o nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e melhore a produção da sua empresa, e consequentemente, aumente as suas vendas!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.