Provavelmente a sua empresa, ou até mesmo você, como pessoa física já faz parte de redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Periscope, entre tantas outras que já estão disponíveis a um certo tempo e que são queridinhas pela maioria das pessoas na hora de compartilhar fotos, textos ou até mesmo prestar alguns tipos de atendimento. Para saber mais sobre elas, baixe o nosso ebook gratuito 'Manual completo sobre Redes Sociais'.

Com o sucesso dessas ferramentas para se comunicar, foram surgindo uma série de outras modalidades e que seguem um modelo parecido com as redes sociais citadas acima. Uma dessas variações são as chamadas redes sociais corporativas ou até mesmo as redes sociais internas.

Como funciona uma rede social corporativa?

Como já falamos anteriormente, os conceitos e funções principais de qualquer rede social continuam sendo mantidos dentro da chamada rede social corporativa. Isso porque, independente do tipo ou de empresa que aderir a essa nova modalidade, está inserida dentro de um conceito básico de praticamente toda rede social, que é o de reunir em um espaço diversas pessoas que têm o mesmo interesse por um determinado tema.

A rede social corporativa serve para proporcionar um meio de comunicação entre os profissionais, além de clientes, fornecedores ou outras pessoas que fazem parte de alguma forma do dia a dia daquela empresa.

Conhecendo a rede social interna

Já nas redes sociais corporativas internas, segue-se não só os moldes das redes sociais comuns, mas também alguns preceitos de comunicação interna e intranet.

Essas redes sociais que como o próprio nome diz, foram desenvolvidas para que o público seja apenas os colaboradores da empresa também costumam ser desenvolvidas para abordar questões referentes a aquela corporação. Esse tipo de iniciativa pode ser uma boa alternativa na hora de gerenciar os recursos humanos de uma instituição, já que a rede social interna dá voz aos funcionários dos mais diversos cargos hierárquicos, podendo ter acesso a diretores e gerentes, entre outros.

Alguns benefícios

Como já citamos anteriormente, as redes sociais corporativas podem ser um importante instrumento para envolver todos os colaboradores por um bem comum, que é a melhoria na comunicação da empresa e em todos os aspectos dessa corporação como um todo. Isso faz com que os seus funcionários se sintam realmente importantes na cadeia de funcionamento eficaz de sua empresa, já que, de fato, eles estarão lidando com colaboração durante uma parte do seu dia.

Além disso, proporcionar o acesso de todos os integrantes da sua empresa em uma rede social corporativa pode ser uma ótima alternativa de integração entre todos os funcionários. Outra praticidade é a de que todas as informações necessárias possam ser trocadas em tempo real, sem depender de e-mails, comunicados ou outras formas de comunicação que podem dar margem a erros ou desculpas sobre o recebimento ou não recebimento daqueles avisos ou outros tipos de conversas.

Na rede social corporativa aberta para a participação de outras pessoas, como clientes e fornecedores, por exemplo, a relação fica muito mais evidente e essas pessoas que estão de certa forma em um âmbito externo podem colaborar com as questões relativas à empresa. No caso dos clientes, eles podem fazer pedidos, sugestões ou até mesmo reclamações que podem ser utilizadas na melhoria de seus produtos e serviços.

Com isso, ocorre uma sensação parecida com a dos colaboradores, que é a de realmente ser importante para a empresa e conseguir ver a sua opinião sendo empregada por algum representante da sua organização.

Já no caso dos fornecedores, a rede social corporativa pode resultar até em uma economia real, já que você pode compartilhar algumas dificuldades na hora de executar o seu planejamento estratégico por questões financeiras. O mais comum é que, com isso, eles continuem a querer ser parceiros, mas oferecendo algumas condições especiais. A mesma lógica se aplica a questões como tempo e qualidade, que podem ser alvo de melhorias por parte do seu fornecedor.

Mas, caso você não queira ou não precise utilizar a rede social corporativa como um objeto de barganha, os benefícios na sua relação empresa-fornecedor continuará fortalecida e mais próxima, já que você está oferecendo uma maior “intimidade” e parceria.

Rede Social Community

Especialistas afirmam que a tendência das redes sociais corporativas deve continuar por muito tempo, já que elas realmente têm causado efeitos muito positivos no dia a dia de empresas dos mais diversos segmentos e portes.

Ao contrário do que acontece com as redes sociais comuns, no caso das corporativas, a maioria delas são pagas, assim como praticamente todas as ferramentas tecnológicas que costumamos utilizar na nossa rotina corporativa.

Levando como premissa todos os pontos apresentados acima, a Post Digital desenvolveu uma plataforma de rede social corporativa, a Social Community.

A Social Community foi desenvolvida para atender as mais diversas necessidades do setor corporativo e principalmente, empresas e marcas que atuam no segmento de franquias, com suas demandas de trade marketing.

Projetada para ajudar as corporações a se relacionarem com seus públicos de interesse, a plataforma permite o atendimento e a colaboração entre diferentes departamentos, locais e clientes, seja conectando pessoas em torno de projetos e aplicativos de negócios, seja compartilhando informações ou materiais estratégicos da marca.

Tudo isso, por meio de uma comunidade que converge recursos de atendimento ao cliente, suporte e redes sociais em um único ambiente, fácil de utilizar, envolvente e que atende de forma completa toda a sua cadeia de negócios.

A Rede Social Corporativa COMUNNITY consegue resolver os principais problemas de comunicação e atendimento das empresas e ainda pode ser customizada para atender necessidades e objetivos específicos, eliminando barreiras geográficas e ampliando o envolvimento e o engajamento dos stakeholders em torno dos objetivos estratégicos da marca.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.