O site de sua empresa já está preparado para a navegação mobile? Todas as informações, interações e funções podem ser facilmente acessadas por smartphones e tablets? Nunca foi tão importante se perguntar isso. Por quê? Simples, cresce a todo o momento o número de visitas a websites através de dispositivos móveis. Os jovens de hoje em dia nem sequer mais abrem seus “pesados” ultrabooks a não ser que tenham que fazer algum trabalho para a faculdade, ou algum projeto mais elaborado. E daqui pra frente este será o modelo padrão.

Tanto o é, que o Google anunciou que vai fazer mudanças em seu algoritimo de busca, a partir do dia 21 de abril de 2015, visando ranquear melhor os sites que sejam mobile friendly (capacidade de identificar o dispositivo pelo qual está sendo acessado e se adaptar a isso). Se o site da sua empresa não é adaptada para esta nova era, chegou o momento.

Dependendo de como é a estrutura do seu site, há dois caminhos que podem ser seguidos para que seu site renderize de maneira correta em dispositivos móveis: site mobile e site responsivo. O objetivo de ambas soluções é o mesmo, mas é importante entender quais são as suas diferenças na hora de decidir qual caminho seguir. Para te ajudar nessa caminhada, baixe o ebook 'O passo a passo para desenvolver um site de sucesso' e alcance cada vez mais visitantes para o seu novo site.

Seu site é mobile friendly?

Se você não sabe se o site de sua empresa é ou não mobile friendly, o Google possui uma ferramenta para que você possa fazer esta verificação. Faça o teste e converse com sua equipe de consultoria ou desenvolvimento para saber se, de fato, está tudo correto.

Site mobile

Criar um site mobile significa possuir um site “totalmente” diferente, com linhas de código, imagens, e estrutura feitas pensadas somente para dispositivos móveis. Esta foi a primeira solução criada por grandes empresas que perceberam a importância deste tipo de acesso. Quem utiliza site mobile geralmente cria um subdomínio ao qual os usuários são redirecionados na hora que acessar através de celulares ou tablets.

Vantagens do site mobile: apesar de ter perdido espaço para os sites responsivos, os sites mobile possuem algumas vantagens e ainda são a principal escolha de grandes empresas. Primeiramente, por ser essencialmente desenvolvido para dispositivos móveis, este tipo de site pode permitir uma melhor experiência de usuário e maiores taxas de conversão. Em segundo lugar, o custo de criação de um site mobile pode ser inferior a uma readaptação do site atual para ser responsivo. Por fim, os sites mobiles tendem a ser mais rápidos do que os responsivos, pois há menos códigos e informações a serem trabalhadas.

Site responsivo

Por sua vez, o site responsivo é um único site que, com layout e imagens flexíveis, se adequa ao tamanho de tela do dispositivo pelo qual está sendo acessado, mostrando ou não informações de acordo com informações como tamanho de tela, tipo de navegador ou de aparelho. Assim sendo, o desenvolvimento ocorre em um único ambiente e estrutura.

Vantagens do site responsivo: vamos começar a falar da vantagem mais óbvia — no site responsivo não é preciso ficar mantendo duas bases diferentes de código, imagens e etc. Em um único local está toda a informação de um único site que pode ser acessado por qualquer dispositivo, e qualquer mudança feita no código reverberará a todos os usuários, independentemente do tipo de acesso. Em segundo lugar, por não depender de um subdomínio, o site responsivo é melhor para o ranking de suas páginas no Google e Bing, além de permitir uma melhor relação entre os links de sua página. Outro ponto, é que uma vez que o seu site seja responsivo, a manutenção fica mais em conta, já que não é preciso ter modificações feitas em dois códigos diferentes. Por fim, o site responsivo já estará preparado para novos dispositivos no futuro, já que ele se adapta a todos os tamanhos de tela.

Então, qual a melhor solução para sua empresa: um site mobile ou responsivo? Esperamos ter deixado claro que a decisão de torná-lo mobile friendly é inevitável e que vale uma conversa com seus consultores e desenvolvedores para definir a melhor estratégia. E, claro, deixe um comentário se tiver alguma dúvida ou quiser continuar a discussão!

Aproveite para conferir nosso material gratuito sobre "Como atrair clientes através do seu site"!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.