A criação de tráfego deve ser um dos focos de uma estratégia digital. Há três formas de atrair visitas, segundo o Google Analytics. A primeira é com o tráfego direto, que é quando alguém clica em um favorito do navegador ou escreve o endereço do site diretamente na barra de navegação. A segunda é com o tráfego pago, através do qual os links do site aparecem no topo da página de pesquisa do Google. Já o tráfego orgânico atrai visitas livremente, por meio de pesquisas de usuários em buscadores como o Google e o Yahoo.

Você deve estar se perguntando: como aumentar o tráfego orgânico do meu site? Veja nosso vídeo extra, leia abaixo nossas dicas e descubra como.

Vídeo Extra: Como utilizar o Analytics para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Aprenda no vídeo como utilizar o Google analytics para encontrar oportunidades de otimização e, com isso, aumentar o tráfego do seu site.

Conheça seu público

O primeiro passo que você deve fazer para que a sua dúvida de como aumentar o tráfego orgânico do meu site acabar é conhecer o seu público-alvo. Assim como no Marketing Tradicional, para aumentar o potencial de lucro com o Marketing Digital é preciso saber quem é seu público-alvo. Dificilmente sua estratégia terá resultado sem conhecê-lo. Muitas empresas ignoram isso e acabam perdendo a chance de aumentar os lucros. Através de uma pesquisa (pode ser até questionamentos diretos aos visitantes), você saberá as características demográficas, os hábitos e desejos do seu público. E quando você sabe com quem está falando, pode enviar uma mensagem mais direcionada. A produção de um conteúdo focado, que fala a língua do público e oferece-lhe o que ele deseja, é uma tática infalível.

Faça conteúdo de qualidade

Como aumentar o tráfego orgânico do meu site agora que já conheço o público? A resposta é simples: criando conteúdo diversificado para ele. A criação de um blog é fundamental. Com uma pesquisa de palavras-chave você saberá quais os termos relacionados ao seu negócio o público busca na internet. Então basta criar conteúdo baseado nessas palavras-chave.

Na internet, a interação com o cliente é essencial. Por isso, invista em melhorar a comunicação através de um conteúdo rico e dinâmico. Os algoritmos dos buscadores procuram valorizar páginas assim. Nesse ponto não há segredo: ao criar páginas bem feitas, otimizadas, certamente aumentará o fluxo de visitas do seu site.

Otimize seus conteúdos

Para facilitar o trabalho dos buscadores, você precisa investir em SEO. São técnicas que visam otimizar seu site para que ele chegue mais facilmente ao topo dos buscadores. Estima-se que mais de 70% do tráfego de orgânico vai para os três primeiros sites nos resultados de busca. Ou seja, investir em SEO para aparecer entre as três primeiras posições é um dos passos mais importantes.

Outro fato que irá motivar-lhe a investir em otimização para busca é que praticamente todas as páginas bem posicionadas já fizeram isso. Inclusive às da sua concorrência. Se você deseja enfrentá-la e vencê-la, não ignore o SEO. Com o uso do SEO a questão: como aumentar o tráfego orgânico do meu site é sanada, pois o SEO é uma parte fundamental para que o tráfego cresça.

Promova seu conteúdo

Sabemos que todos os públicos se encontram em redes sociais, sobretudo nas mais famosas Facebook, Twitter, Linkedin, etc. Esses sites geram um bom tráfego por terem um fluxo constante de interações entre as pessoas, que compartilham muito conteúdo. Outra vantagem é que ao receber muitas visitas de redes sociais a autoridade das suas páginas aumentará. Os buscadores entenderão que o seu conteúdo é um dos melhores sobre aquele assunto. Então quanto maior for o volume de visitas desses sites, mais rápido você chegará ao topo das pesquisas.

A sua dúvida de como aumentar o tráfego orgânico do meu site foi respondida? Resta agora você aplicar as técnicas que ensinamos no artigo. Faça isso agora mesmo! Não deixe de baixar o nosso e-book gratuito 'Manual de SEO' e saiba como fazer um SEO de sucesso no seu site!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.