A cada ano que se passa, os profissionais de marketing passam por novos e inquietantes desafios. Como se não bastasse toda a mudança natural dos públicos e de comportamento, a questão da verba sempre acaba dificultando grandes movimentos. Em tempos de crise, então, nem se fala. Nesses momentos é que se separam os profissionais criativos e inovadores dos que se prendem a fórmulas manjadas, que não mais funcionam. Isso acontece, pois a tendência é ocorrer uma diminuição do budget do departamento, porém, com a mesma demanda de sempre, e uma pressão ainda maior por resultados, tanto para comunicação empresa-cliente, como empresa-funcionários. Como o foco sempre é o lucro, as empresas acabam diminuindo grande parte da verba que seria direcionada ao público interno, um erro pode trazer consequências bastante graves.

Mas, nesse tipo de cenário, como é possível diminuir os custos de endomarketing sem perder a qualidade da comunicação e os resultados positivos? Pois a resposta pode estar mais perto de você do que imagina. Basta dar uma olhada no seu celular para perceber como você tem se comunicado com o seu público-alvo. Família, amigos, colegas de trabalho. Aposto que maior parte da sua comunicação atualmente tem sido pelas redes sociais, não é mesmo? A mesma forma pode ser utilizada dentro da empresa e com custos muito menores e atrativos. Estamos falando de rede social corporativa. Já ouviu falar?

O que é uma rede social corporativa

Uma rede social corporativa é uma forma de comunicação empresarial, que ocorre nos mesmos formatos das redes sociais que usamos no dia a dia. Ou seja, ela tem o mesmo princípio de agilizar a comunicação e colocar em contato diversas pessoas ao mesmo tempo, multiplicando as informações de forma rápida e muito efetiva. Resumindo, uma rede social une tudo que um profissional de marketing deseja para sua comunicação interna:

  • Alto índice de engajamento dos envolvidos
  • Agilidade na repercussão
  • Efeito de cauda longa (long tail)

Ainda não está convencido? As redes sociais corporativas começaram a ser usadas nos Estados Unidos, quando a crise bateu forte por lá, em meados de 2008. As empresas precisavam encontrar uma forma barata e efetiva de continuar se comunicando dentro das empresas. Foi aí que algumas empresas passaram a olhar a comunicação que já estava acontecendo naturalmente fora dos muros empresariais, para encontrar a resposta ideal.

Uma rede social corporativa é capaz de diminuir os custos de endomarketing em muitas cifras, pois deixa para trás toda a complicação que a comunicação interna é feita hoje em dia, na maioria das vezes. Quer tirar a prova?

Pense em como você, profissional de marketing, planeja a forma como vai comunicar algo aos demais colaboradores. Geralmente, se investe em comunicação impressa, ou se utiliza a intranet da empresa. Para casos mais extremos, nos quais é preciso alto engajamento, programa-se até um evento não é mesmo? Se você atua em uma empresa que possui filiais em outras cidades, então, o gasto deve ser ainda maior.

Pois bem. Com uma rede social corporativa, tudo isso pode ser deixado para um momento mais propício. E você vai alcançar o resultado de forma muito mais rápida. Os colaboradores podem acessar a comunicação imediatamente via aplicativo, no seu celular, mesmo que esteja em uma reunião em um cliente distante.

Os funcionários se engajam, pois você pode separar a comunicação por nicho. Daí vem o efeito “long tail”. Juntar grupos de acordo com o que fazem e informar somente para quem interessa. Sem falar que uma rede social corporativa permite interagir com o conteúdo, curtindo, compartilhando e repercutindo a informação diante dos seus olhos. Dessa forma, a medição fica bem mais fácil, e o resultado do seu trabalho fica bem mais fácil de aferir.

Ainda está difícil de visualizar? Imagine que você está organizando uma campanha de vendas interna, na qual participam somente os supervisores ou coordenadores de venda. Como você se comunicaria? Enviando e-mails com os rankings, ou informando pessoalmente sobre o andamento da campanha.

Utilizando uma rede social corporativa, você pode comunicar todos ao mesmo tempo, sem correr o risco da mensagem se perder. Os participantes poderiam interagir mais com a campanha, conversando entre si e aumentando o clima de competição que você tanto almejava.

Quer ainda mais argumentos e provar que é possível mesmo diminuir os custos de endomarketing através do uso de uma rede social corporativa? Pois aí vão eles:

Custos com TI

Uma rede social corporativa acontece em ambiente de nuvem. Ou seja, não será necessário investir alta quantia de dinheiro em hardware ou assistência técnica ativa. Sem contar que as empresas que oferecem esse tipo de serviço já contam com um layout pronto e funcionalidades testadas, evitando que se perca tempo com esta fase.

Ganho de tempo

Quantas reuniões acontecem somente para informar algo que está para acontecer? E elas costumam se estender durante horas, enquanto a produtividade vai por água abaixo. E todos sabem que tempo é produtividade, e produtividade é lucro. A comunicação com nichos pode ser facilmente feita através de uma rede social corporativa de forma mais efetiva, direta e, ainda, com documentação.

Integração de equipes

Para grandes empresas com outras filiais em ambientes separados, é o fim da dificuldade na transmissão de informações importantes. Reúna em um espaço virtual todos os interessados em uma mensagem de forma muito mais rápida e econômica do que na vida real. Sem contar na dificuldade em se comunicar com funcionários que possuem trabalhos externos ou, até, em home office.

Diminuição de gastos com pesquisas

Precisa testar uma ideia antes de colocar em prática? Convide os funcionários a interagirem e ganhe tempo fazendo tudo isso dentro de um ambiente que convida a interação.

Melhore o ambiente

As pessoas já utilizam as redes sociais o tempo todo. Simular a mesma forma de se comunicar para dentro da empresa, traz benefícios de maior facilidade de comunicação interna e melhora o clima organizacional e facilita a aproximação entre colaboradores.

Essas são somente algumas das vantagens de se utilizar as redes sociais corporativas. É uma forma de comunicação que veio para ficar e deve ser cada vez mais explorada para se alcançar resultados positivos. Algumas plataformas já possibilitam inclusive que se traga públicos externos para a conversa de forma controlada.

E não podemos duvidar que as empresas estão de olho nas novidades e que melhorarão os sistemas ainda mais, facilitando a vida de profissionais de marketing que precisam se virar em mil e diminuir os custos de endomarketing cada vez mais.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.