Em um momento em que o marketing digital aparece como solução viável para a comunicação das empresas, muito se questiona sobre as reais possibilidades oferecidas pelos links patrocinados, anúncios que aparecem nos resultados da busca em sites de pesquisa.

Com a característica principal de direcionar a comunicação com maior segmentação em relação ao público-alvo, os links patrocinados oferecem também a possibilidade de construção de campanha com baixos investimentos (quando comparadas com outros meios de divulgação), além de excelentes ferramentas de mensuração, o que permite à empresa ou investidor individual saber exatamente se sua estratégia tem gerado os resultados esperados ou não.

Ainda assim, há muito para esclarecer sobre o assunto. Confira a seguir os maiores mitos e verdades sobre links patrocinados.

Maiores investimentos, resultados garantidos

Mito. O valor investido é apenas um dos fatores que podem fazer um anúncio aparecer no topo das pesquisas. Além disso, é necessário oferecer boa qualidade para seu público-alvo, com conteúdo pertinente e comunicação honesta. Sendo assim, fatores como relevância do anúncio, por exemplo, são tão ou até mais importantes do que o valor inicialmente investido na sua campanha.

É evidente que com um investimento alto em uma campanha de Adwords, por exemplo, a tendência é que o sucesso aconteça, entretanto, jamais invista somente na parte financeira. Com links patrocinados, criatividade e qualidade também são importantes.

O Google Panda é um inimigo

Mito. Se você pensa no Google Panda como um problema, então certamente a sua estratégia de conteúdo está toda errada. O Panda nada mais é do que um algoritmo do Google capaz de avaliar a qualidade dos conteúdos encontrados nas pesquisas. Ele pune conteúdos duplicados, valorizando aqueles que são originais, sendo assim, se você tem tido problemas com ele é porque não tem cuidado muito da originalidade de seus artigos.

Sendo assim, procure qualificar seu conteúdo. Trabalhe com profissionais competentes, capazes de criar uma comunicação honesta e eficiente com seu público, além disso, invista em um bom trabalho de SEO que priorize o conteúdo e não simplesmente os primeiros lugares nas pesquisas.

SEO finalizado

Mais um mito importante de ser desconstruído. O SEO é uma prática que deve ser exercida constantemente. Isso acontece devido ao próprio dinamismo que é característico da internet. A cada instante é possível que o comportamento do internauta mude e isso interfere diretamente na maneira como as buscas são realizadas. Isso vale para o Google, para o Bing e para qualquer mecanismo de busca.

O SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas que permite que seu blog ou site ocupe as primeiras posições nas pesquisas, entretanto, essas técnicas precisam sempre de revisão para impedir que seu conteúdo perca relevância e desapareça a longo prazo.

Procure rever periodicamente a sua estratégia de SEO para que seu conteúdo esteja sempre bem posicionado nas pesquisas. 

Qualquer um pode usar

Verdade. O grande diferencial dos links patrocinados é que eles são úteis para empresas de pequeno, médio e grande parte, o que é algo sensacional. Isso acontece porque os orçamentos são determinados pelo próprio investidor, de acordo com suas possibilidades e interesses. Assim, se um microempresário procura por opções para divulgar sua empresa, mas não possui grande capital para criar campanhas de impacto, ele pode trabalhar com baixo orçamento e construir, por exemplo, uma campanha de mídia online e usar os links patrocinados para conseguir espaço para sua marca.

Tudo isso com um diferencial: existem inúmeras páginas espalhadas pela internet com materiais didáticos, ensinando a trabalhar com essas ferramentas. E-books, artigos, sites especializados, entre outros, permitem a qualquer um aprender a usar as técnicas e investir no próprio negócio.

Os links patrocinados são anúncios

Verdade. O Google (ou qualquer outro tipo de buscador) pode ser entendido como um local onde as pessoas vão procurar por soluções mais práticas para seus problemas. Sendo assim, para o empresário, esse site trata-se também de uma grande oportunidade para colocar seus anúncios, com a diferença de que, dentro de uma campanha como o Adwords, esse anúncio estará bem segmentado e direcionado ao público-alvo.

Trata-se de uma forma de anúncio específica para buscadores e outros mecanismos que possuem links. Com ferramentas de links patrocinados, é possível encontrar o cliente exatamente onde ele está procurando por soluções para seus problemas e/ou necessidades.

É possível optar entre uma campanha de Facebook Ads e de links patrocinados

Poder até pode, mas é bem provável que vá perder oportunidades com isso. Links patrocinados são direcionados para buscadores, que permitem uma campanha direcionada para uma peculiaridade da internet, a pesquisa, enquanto o Facebook é uma rede social que apresenta características e recursos completamente diferentes, sendo assim, trata-se de outro mito.

No Google, seu anúncio aparece quando alguém digita uma palavra-chave ligada a ele, fazendo com que seu anúncio só apareça para quem esteja procurando por temas próximos, ou seja, ele está dentro de um estágio mais avançado de compra. Já no caso do Facebook Ads os anúncios atingem um público maior e menos segmentado, em estágios iniciais da compra ou então, pessoas que sequer tem interesse no seu produto.

É evidente que o Facebook Ads tem suas vantagens. Com grande alcance, ele pode fazer sua marca atingir um número enorme de pessoas. Até mesmo por isso, é necessário pensar em estratégias também para essa rede, nunca como substituta dos mecanismos de pesquisa.

Supere os mitos dos links patrocinados

Por trás dos links patrocinados está o sistema pay-per-click (PPC), onde a cobrança pelo anúncio só acontece quando alguém clica nele. Assim, é possível determinar previamente como a sua campanha se comportará, permitindo alterações a qualquer momento.

Funciona assim: logo que cria o anúncio, você diz qual é o lance máximo que está disposto a pagar por cada clique. Como num leilão, quem dá a melhor oferta consegue os melhores resultados, ou seja, as primeiras posições nas buscas, desde que existam qualidade e relevância no conteúdo oferecido. Tendo atenção a isso, você pode perfeitamente criar uma estratégia eficiente e interessante para sua campanha, garantindo sucesso no ambiente virtual.

Se todos os seus medos acabaram e você quer investir em links patrocinados mas não sabe como, nós podemos te ajudar. Baixe o nosso ebook gratuito 'O guia completo dos Links patrocinados' e veja como usá-lo em sua estratégia digital.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.