Nos ambientes empresarias as plataformas de comunicação são essenciais para a manutenção e desenvolvimento do negócio. A comunicação interna é primordial não apenas para as empresas de grande porte, mas faz-se necessária também nos negócios menores, pois é um método que apresenta um conjunto de estratégias que estimula as interações e relacionamentos dos órgãos internos de uma empresa.

Com a comunicação interna, os colaboradores e funcionários sentem-se parte do negócio e compreendem a importância que possuem para o sucesso da empresa. A mensuração dos resultados investidos em comunicação interna é extremamente importante, pois garante a compreensão dos investimentos acionados. Confira algumas dicas importantes de como realizar a mensuração dos resultados de investimentos da comunicação interna de uma empresa.

O que mensurar?

Antes de saber como mensurar a comunicação interna, primeiramente, é necessário saber o que deve ser mensurado. Existem itens essenciais para garantir a mensuração dos resultados investidos em comunicação interna. O ROI, Feedback, Produtividade e Engajamento são exemplos de métodos que contribuem no processo de mensuração de resultados. Além disso, são lógicas extremamente importantes para compreender como mensurar a comunicação interna.

E também, esses métodos podem trazer os resultados que entram em conformidade com os planejamentos anteriormente propostos. Abaixo, listamos dicas importantes sobre cada um dos itens para realizar a mensuração dos resultados de investimentos e como mensurar a comunicação interna de uma empresa:

ROI

O ROI é uma expressão em inglês que significa 'Retorno de Investimento'. A partir deste indicativo, é possível saber quanto dinheiro a empresa está faturando com cada investimento realizado. Essa é uma das formas de se mensurar a comunicação interna. A aplicação do ROI na empresa vai contribuir para saber onde melhor direcionar o seu dinheiro. O Retorno de Investimento é calculado por uma operação matemática bem simples: diminui-se o ganho obtido pelo valor do investimento, logo após divide-se o valor encontrado novamente pelo investimento. Ou seja:

ROI = (Ganho obtido - Investimento) / Investimento
Podemos exemplificar: Se uma aplicação rendeu um ganho de R$40.000,00 e o investimento inicial foi de R$5.000,00. Temos:
ROI= (40.000-5.000) / 5.000= 7.
Multiplicando esse valor em porcentagem, significa que com o investimento, o ROI foi de 700%.

Feedback

O Feedback tem uma importância extrema para a empresa e contribui para a excelência da comunicação corporativa. É uma prática cada vez mais aplicada por gestores para contribuir na gestão de pessoas e aumento de produtividade. O feedback nada mais é que um retorno do desempenho profissional. A comunicação interna depende desta prática, pois com ela o diálogo é aberto e mostra o que deve ser melhorado para obter o sucesso da empresa através de críticas e sugestões. O feedback presencial entre todos os agentes da empresa garante como a comunicação interna contribuiu para a sua evolução.

Produtividade

A produtividade da empresa é maior quando a comunicação interna recebe investimentos. O investimento na comunicação garante que há uma mudança efetiva no agir das pessoas durante o trabalho. O compartilhamento de ideias e informações faz com que o funcionário sinta-se parte essencial da empresa e, como consequência, faz com que haja um aumento da produtividade. É preciso valorizar ao trabalho de todos no desenvolvimento dos negócios, a fim de que os agentes internos tenham estímulo para produzir.

Engajamento

Para você saber como mensurar a comunicação interna, você não pode deixar de conhecer uma das principais métricas: engajamento. O engajamento também é essencial para a empresa. O ato de promover a comunicação interna da emp resa faz com que os funcionários se engajem com a empresa, que no sentido corporativo significa empenhar-se e dedicar-se. Não basta criar planos de comunicação interna que apenas divulgue as informações, é necessário buscar saber quem é o público, dialogar com ele, ouvir as sugestões e criar um plano estratégico para engajá-lo na empresa. As redes sociais corporativas podem ser uma alternativa de promover o engajamento dos agentes internos.

É preciso mensurar os resultados da comunicação interna da sua empresa a fim de contribuir no desenvolvimento dela. Investir em ações que melhorem a comunicação interna pode ser benefício a todos que trabalham na empresa e também para os seus clientes. Quer saber mais sobre comunicação interna? Baixe o nosso e-book gratuito 'Métricas das Redes Sociais Corporativas: como mensurar os resultados da sua comunicação interna' e veja como a sua rede social corporativa está se saindo!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.