A internet se tornou uma grande vantagem para aqueles que querem expandir os seus negócios. Não é à toa que centenas de ferramentas específicas para ela são produzidas para melhorar a estratégia digital. E nesse ramo nenhuma empresa criou ferramentas tão boas quanto o Google.

De uns anos para cá, o Google vem mostrando toda a sua engenhosidade principalmente para melhorar a publicidade online e o marketing digital. Para quem tem uma empresa, investir na divulgação dos seus produtos e serviços através da internet se faz mais do que necessário, afinal, hoje em dia é quase impossível não encontrar alguém que acesse a internet ou que a use para procurar produtos. Nesse artigo iremos apresentar como anunciar no Google usando a ferramenta Google Adwords.

Por que criar uma conta no Google Adwords?

O Google Adwords pode ser considerado a maneira mais eficaz e fácil de divulgar a sua empresa na internet. Essa ferramenta é uma espécie de plataforma publicitária onde o anunciante gera e administra links patrocinados que aparecem no site de busca do Google e também nos sites parceiros do Google. Para usar o Adwords é preciso criar uma conta, o requisito para isso é que o anunciante deve ter um site com as informações do produto ou serviço. É importante que em cada página do site tenha informações de contato da empresa. Assim como funcionários capacitados para responder as dúvidas que o cliente possa ter. Abaixo mostraremos como anunciar no Google criando uma conta no Adwords.

Criando a conta

O indivíduo deve acessar o endereço do Google Adwords: https://www.google.com.br/adwords/. O ideal é que você tenha uma conta no Google, pois você pode usá-la para o Adwords também, é necessário apenas que você coloque o seu e-mail Google e sua senha. Depois aparecerá uma página para que você defina o fuso horário e a moeda da conta. Tome cuidado, pois essas informações não podem ser alteradas depois. Agora que você já criou a sua conta e já definiu as diretrizes que quer, o Google mandará para você um e-mail com um link para confirmar a sua inscrição.

A conta Adwords

A conta do Google Adwords precisa estar bem organizada para que sua administração seja fácil e você saiba como anunciar no Google de forma eficiente. O Adwords é estruturado nas seguintes etapas:

  • Campanhas: É o nível máximo da conta, é neste local que definimos qual será o tipo de campanha, qual é o segmento geográfico, como configurar a rede, os dispositivos, qual será o gasto diário, etc.
  • Grupo de anúncios: É aqui que agrupamos os anúncios e as palavras-chave. É importante que os anúncios e as palavras-chave possuam uma relação. Pois é justamente para isso que os grupos de anúncios são feitos, para juntar as palavras-chave relacionadas ao mesmo produto ou tema.
  • Anúncios: Este item é o responsável por atrair o cliente, pois é por ele que o cliente vai visitar e clicar no seu site. Informe no anúncio de maneira objetiva e precisa o que o cliente vai encontrar. Não há restrição de como será o anúncio, podendo ser tanto em texto, vídeo, imagem, etc.
  • Palavras-chave: A definição de palavra-chave é uma palavra ou frase que o cliente usa para procurar algum serviço ou produto. É por elas que os sites de buscas conseguem especificar que tipo de produto ou serviço o seu site fornece. Por isso, otimizá-las é extremamente necessário para sua estratégia digital.

Para saber mais sobre como anunciar no Google, acesse e confira o nosso e-book gratuito 'Como mensurar e otimizar campanhas de links patrocinados'.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.