O Facebook já se tornou uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia. Seja pelo celular, tablet ou computador, milhares de atividades são compartilhadas a cada segundo nessa rede social que atraiu seguidores por todo o mundo.

Mas a atuação do Facebook não é exclusiva de nossas vidas sociais. A rede se transformou numa verdadeira “arma” do marketing digital com as chamadas Fan Pages, que surgiram como um novo e (bem) funcional modo de divulgar um produto ou serviço e expandir uma marca.

E a cada ano de sucesso, a rede criada por Mark Zuckerberg, ganha, mais e mais, novas funcionalidades nas páginas. Uma delas é o algoritmo EdgeRank

O que é o EdgeRank do Facebook?

Se você tem uma conta há um bom tempo e usa essa popular rede social com certa frequência, já deve ter notado que nem todas as publicações das páginas que você curte aparecem no seu feed de notícias, certo?

Quem comanda essa seleção específica de conteúdo é o EdgeRank do Facebook, um algoritmo que usa uma série de critérios para medir a relevância e o alcance dos posts das Fan Page. É ele quem determina se uma publicação vai aparecer no feed de notícias de cada um dos fãs das páginas.

O recurso foi criado para controlar o excesso de informações que os usuários certamente iriam confrontar com o tempo, afinal, a maioria das pessoas sai por aí curtindo páginas e páginas. Se receber todas as publicações de cada uma das páginas curtidas, o usuário certamente não conseguiria assimilar tudo e iria se cansar da situação.

Como funciona esse “segredo” de Zuckerberg?

Ele age com base em três fatores diferentes: afinidade, relevância e tempo. Vamos dissecar cada um deles a seguir.

Afinidade

Como usuário fiel do Facebook, você deve ter percebido que o seu feed de notícias fica mais recheado com posts de páginas que você tem um engajamento maior. Quando você visita uma Fan Page, escreve mensagens no mural, curte, compartilha ou comenta os posts, o Facebook estabelece um alto grau de afinidade e faz com que tais publicações apareçam mais na sua linha do tempo.

Os perfis que interagem numa frequência maior com as páginas, têm mais chances de receber os posts dela.

Relevância do conteúdo

Como em qualquer área da comunicação, um conteúdo tem que ser relevante para viralizar e atingir um número maior de pessoas.

No Facebook, não é diferente. Uma Fan Page que têm publicações atraentes conquista mais e mais cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos. E o ciclo segue fazendo com que o post seja exibido para cada vez mais usuários. Dessa forma, o fator relevância garante que os conteúdos mais interativos tenham um maior alcance.

Além disso, ele também determina um peso para cada tipo de post. Por isso numa estratégia de marketing digital é bem comum priorizar publicações com fotos e vídeos, que comprovadamente são mais atraentes do que textos e links. Por conta das cores e tamanhos que ocupam no feed de notícias, esse tipo de post é capaz de chamar mais a atenção do seu público.

Tempo

Publicações mais recentes têm prioridade sobre as mais antigas, afinal, a velocidade das informações é um dos princípios da internet. Assim, os posts mais novos terão um peso maior no algoritmo.

O Facebook crê que as publicações mais antigas têm menos valor. Há quem diga até que depois de três horas uma publicação entra em fase de esquecimento.

Dicas para dar um ‘up’ na sua estratégia digital

Informações divulgadas recentemente apontaram um baixo índice no alcance das publicações das Fan Pages. Estima-se que, em média, só 12% das pessoas que curtiram uma página têm a chance de visualizar os posts dela. Algumas empresas não têm o feeling na hora de elaborar uma estratégia digital e acabam tendo índices ainda menores. Por isso, fizemos um material para você aprender como funciona o Facebook ADS, o serviço que realiza campanhas de marketing digital nessa rede social, baixe o ebook gratuito 'Manual do Facebook ADS' e saia na frente dos seus concorrentes.

Esse artigo não só tem o objetivo de desvendar as características do EdgeRank, mas sim de te ajudar a moldar um conteúdo com potencial para alcançar um lugar especial no algoritmo do Facebook.

Confira algumas dicas para elevar sua pontuação no EdgeRank e garantir a efetividade da sua estratégia de marketing digital.

Conteúdo valioso e atraente: apostando em imagens e vídeos

Como vimos anteriormente, esse é um dos critérios essenciais do EdgeRank. Tanto na relevância do conteúdo em si quanto da forma como ele é passado para os fãs da página. Fotos e vídeos, posts atraentes e diversificados têm um apreço maior por parte do algoritmo do Facebook.

Engaje o seu público

Além de apostar nas fotos e vídeos para atrair os fãs da sua página, faça perguntas com certa frequência e garanta ainda mais interação com seu público - fator este que é o que buscamos para elevar a relevância das publicações e o posto da sua Fan Page no EdgeRank.

As opções são diversas: pedir a opinião dos usuários sobre algo, elaborar um quiz, criar desafios, entre outros. É uma tática parecida com a dos blogs, que, ao final de suas publicações, sempre pedem que os leitores deixem um comentário sobre o texto.

Não basta só publicar um conteúdo relevante para atrair o seu público. Têm de conversar com ele. Lembre-se: quanto maior for o engajamento, maior será o EdgeRank e, consequentemente, o alcance das suas publicações.

Aposte nos posts em horários de pico

Uma rápida olhada pelo Facebook Insights e você consegue descobrir os quais são os horários preferidos em que os fãs das páginas entram na rede social para ver as publicações. É bom estar atento a esse fator porque nem todo mundo se conecta a todo momento no Facebook.

E faz toda a diferença o horário em que os posts são publicados. As noites de domingo, por exemplo, costumam ser bem populares no Facebook e são boas para receber as atualizações da sua Fan Page.

Concentre, então, a sua atividade nesses horários de pico da rede social para garantir um impacto significativo das suas publicações, aumentar as chances de interação e ainda elevar sua posição no EdgeRank.

E você, entendeu a importância do EdgeRank? Deixe seu comentário abaixo.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.