Quantos dos seus amigos não estão no Facebook? Provavelmente você respondeu um número bem pequeno. Pensando nisso, é fácil concluir que o Facebook é um dos melhores lugares para marcar presença com a sua empresa. Uma das principais formas de fazer isso é anunciar no Facebook Ads que, através de algoritmos, direcionará o seu anúncio para pessoas que tenham o perfil que costuma se interessar por ele. Você vai aparecer na timeline das pessoas certas, porém, assim como todas as ferramentas da era digital, existem alguns mitos do Facebook Ads que podem te deixar inseguro. Neste post, vamos derrubar os quatro principais:

A maior parte dos cliques são provenientes de perfis fake

Não vamos negar que há, sim, perfis falsos na rede. Mas na hora de contabilizar os cliques no seu anúncio, tenha em mente que eles representam uma minoria, que em nada afetará a sua estratégia digital. Alguns cliques falsos também ocorrem em outros canais como Google, por exemplo, e não há um mecanismo para detectar quantos dos cliques recebidos pelo seu anúncio são falsos. Mas se a sua campanha está gerando resultados positivos, você não tem porque se preocupar com essa minoria.

Não há problema nenhum em comprar likes

Se você pensa em contratar uma empresa que conta com perfis falsos e vende likes e cliques, e acha que se trata apenas de uma estratégia inofensiva, esqueça! Você vai gastar dinheiro à toa com cliques de pessoas que não existem e, portanto, jamais gerarão conversão e ainda corre o risco de ser banido caso seja descoberto. Resumindo: não compensa! Se quiser mais likes, seja criativo, pois assim o Facebook Ads mostra a sua publicação às pessoas certas e o conteúdo faz com que elas se interessem em clicar.

O Facebook reduziu o alcance orgânico de propósito para ganhar mais

Um dos mitos do Facebook Ads que muito se fala no momento é que o mecanismo diminuiu o alcance das postagens para levar os usuários a investir mais. O alcance foi reduzido, mas não porque a plataforma busca o lucro a qualquer custo. Isso ocorreu porque a quantidade de anúncios também cresceu e se o ritmo não se adequasse a isso, teríamos um emaranhado de publicidade que acabaria por poluir o ambiente e levar usuários a desistir de usar essa rede social.

Jamais anuncie na coluna da direita

Muito se ouve dizer que os anúncios que ficam nas laterais, na coluna da direita, não geram muitos cliques. Que eles tem uma taxa menor de conversões é verdade, mas você pode transformar isso em oportunidade, caprichando no texto e nas cores. Afinal, ao mesmo tempo em que você está em um local pouco visado, você pode tornar-se um destaque e atrair a atenção dos internautas mais curiosos. Aposte nisso, seja criativo e encontre nesse local a oportunidade de ser diferente dos seus concorrentes.

Agora que já esclarecemos os principais mitos do Facebook Ads, que tal adotar esse canal como uma boa estratégia de marketing digital? É só testar e aguardar os resultados. Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual do Facebook Ads' e realize campanhas de sucesso para sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.