A internet se tornou um dos principais meios de divulgação de qualquer negócio. Isso porque ela é eficiente, você pode falar diretamente com seu público, conhecer suas preferências e muito mais. O marketing digital trata exatamente sobre isso: as ferramentas necessárias e estratégias para ter uma ótima presença no ambiente online. Isso inclui ter um site, contas em redes sociais, blog, SAC, bom posicionamento e etc. No entanto, o que ainda falta para que seu cliente sinta-se atraído pelo seu produto ou serviço? Como fazer com que ele decida comprar, sendo que na internet ele pode verificar diversos sites? Talvez esteja faltando você saber o que é call to action e porque usá-lo.

O que é Call to Action?

Em português, call-to-action significa chamada para a ação. São textos, links e funções que levam o consumidor a realizar ações de clicar, ler mais, comprar, entre outras. Geralmente, estas frases estão no modo imperativo, como "compre aqui", "adquira agora", "não perca", entre outras.

Saber o que é call to action é importante, mas é necessário também saber como utilizá-lo. Eles devem ser claros e objetivos e não necessariamente utilizados em sites de e-commerce, como também em blogs, com outras chamadas para ler postagens antigas, mais informações e assim por diante. Eles têm o claro intuito de facilitar a navegação do usuário, indicando ações para onde ir em seguida - senão, após visitar uma página, ele simplesmente irá abandonar o site.

Por que investir?

Agora que você já sabe o que é call to action, você precisa saber por que investir nele é importante para sua estratégia digital. Se você possui um e-commerce ou deseja simplesmente que seu cliente entre em contato através do site, algumas dicas são importantes para que o call-to-action chame a atenção e funcione:

  • Use cores contrastantes: o botão de chamada deve ser diferente da cor da página, destacando-se. Segundo especialistas em psicologia das cores, o verde indica uma ação boa positiva, assim como o azul. O vermelho gera uma sensação negativa. Assim, escolha a cor com sabedoria.
  • Escolha uma posição acima da dobra da página: isso significa que o usuário não precisa rolar a página para encontrar o botão. Facilita a visualização e a tomada de ação.
  • Crie urgência: o texto é bem importante no momento de criar um CTA. Criar urgência é uma das formas, com o famoso "não perca", "receba agora". A internet é imediata, logo, dar esse imediatismo pode fazer a diferença.
  • A recompensa precisa ser boa: ao clicar, seu consumidor não pode se decepcionar. Por exemplo, se você oferecer um e-book para download grátis, ao baixá-lo, o conteúdo precisa ser relevante de verdade.
  • Destaque no meio do texto: se o CTA ficar no meio do texto, certifique-se que ele esteja de cor diferente, no formato de link ou mude de cor quando o cursor do mouse estiver em cima.

Os CTA's podem mudar muito a forma como o usuário interage com seu blog ou site. Assim, dar as coordenadas com estas chamadas torna a fluidez do site melhor, caminhando enfim para a desejada compra. Pesquise, verifique o que se aplica ao seu segmento de serviços, para que agrade visualmente o leitor/consumidor. Faça testes A/B, pois as estratégias digitais não devem ser as mesmas sempre. Com as mudanças certas, seu negócio só tende a crescer!
Agora que já sabe o que é call to action e pode usá-lo em sua estratégia, confira também o nosso e-book gratuito 'Manual do Facebook Ads' e melhore seus resultados.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.