Com a expansão e popularização da internet, muitas das relações humanas passaram, e passam, por transformações drásticas. A velocidade da informação e o acesso ilimitado, em qualquer tempo e em qualquer lugar, exige também que as empresas estejam atentas a esse novo e gigantesco mercado atual, e para que seu negócio se mantenha competitivo nessa nova realidade, é preciso planejamento, organização e disciplina, além de conhecimentos básicos em marketing digital e em como divulgar sua empresa na internet.

Faça um Planejamento de Marketing Digital

Planejamento é fundamental em todas as áreas empresariais e em qualquer ramo de negócios, isto é um fato. No mundo virtual, essa máxima também é verdadeira, portanto, antes de sair divulgando sua marca ou produto de forma aleatória e desorganizada, planeje cuidadosamente cada passo, desde a revisão da identidade visual de seu produto ou empresa, até quem pretende atingir com esse tipo de divulgação. Lembre-se que neste exato momento, outros empreendedores estão nesta mesma etapa, e que o diferencial a seu favor será a organização e o planejamento. Assim, será possível desenvolver uma estratégia digital eficiente e que trará resultados.

Seja achado na primeira página do Google

Os mecanismos de busca são ferramentas utilizadas pelos internautas para encontrar aquilo que procuram, sejam informações simples, sites ou ainda buscas específicas. Dentre os buscadores mais populares, o Google é imbatível, pela agilidade e pelo conteúdo. Para a sua empresa ou seu produto, portanto, estar bem posicionado nos resultados do Google é fundamental para alavancar suas visitas e consequentemente, aumentar suas vendas. Como parte do seu marketing digital, você deve implementar o uso das técnicas de SEO - Search Engine Optimization, ou sejam, uma série de ferramentas que auxiliam que as palavras chaves relevantes do seu negócio, estejam entre os primeiros resultados de busca.

Entretanto, para que essa abordagem tenha resultado, é preciso pensar no site como a ferramenta principal de divulgação, ou seja, na elaboração do conteúdo a ser divulgado, as palavras chaves e demais técnicas de SEO devem ser levadas em conta, de forma a melhorar o desempenho do site nos buscadores. Esteja atento também para o conteúdo, a identidade visual do site e agregue o máximo de informações que puder, dando a sensação ao internauta de "estar" na sua empresa. Portanto, aliar conteúdo de qualidade com as técnicas de SEO serão a chave para como divulgar sua empresa na internet.

Tenha perfis corporativos nas redes sociais

As redes sociais dominam a internet na última década, atingindo todas as classes sociais e etárias, e são acessadas diversas vezes por dia. Portanto, esse é um mercado essencial para o seu negócio. Como parte da sua estratégia de marketing digital, crie perfis corporativos nas redes sociais, pois isso irá facilitar sua comunicação, além de dar um caráter profissional à sua divulgação. Manter conteúdo atualizado e de qualidade também fará com que seu público frequente e indique suas páginas e perfis corporativos, bem como o contínuo monitoramento, para que as respostas sejam dadas com rapidez e com eficiência.

E você, já sabe como divulgar sua empresa na internet? Quer saber mais? Então baixe o nosso ebook gratuito 'Manual completo sobre Redes Sociais'.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.