A relação entre o vendedor e o consumidor se estabelece através da comunicação. Na internet, o que melhor define uma venda é a mensagem e saber como usar o call to action se torna uma estratégia digital que proporciona resultados positivos. Não se trata apenas de usá-lo, mas de que maneira, uma vez que mensagens diferentes trazem resultados distintos, ora com proporções maiores, ora não. As possibilidades que o CTA oferece são inúmeras e saber utilizar aquela que melhor traga resultados é questão de análise e dedicação a respeito do público-alvo com que se trabalha.

Faça textos diferentes e teste todos

A única maneira de conhecer o público-alvo é através de testes. Quando se trata de como usar o call to action, a elaboração de inúmeros textos sugere também testes para que o público-alvo seja melhor entendido. Textos com informações claras costumam render bons resultados. Parágrafos curtos e diretos são fáceis de se entender. Todavia, alterar a ordem dos elementos que constituem a frase pode dar maior fluidez no entendimento.

Estas questões variarão de acordo com o tipo de marketing digital com o qual o empreendedor busca trabalhar com seu público-alvo. O melhor a se fazer é testar as mais variadas possibilidades para se chegar a um melhor resultado.

Não use letras minúsculas

O botão que possibilita a ação por parte do visitante em seu espaço digital, seja um blog, e-commerce, etc., deve transmitir a mensagem com letras maiúsculas, porque a diferença do conteúdo no botão indica uma mudança de atenção. Tudo bem que o espaço de comércio online requer no geral a atenção do início ao fim por parte do consumidor-visitante. Porém, é o call to action que possibilita a tomada de decisão em uma compra ou ação que possa direcionar para uma página de compra.

Nunca coloque a mesma cor para o botão e para o plano de fundo da página

É importante que as cores do botão estejam em contraste em comparação com o plano de fundo da página, para que o CTA esteja destacado mais do que qualquer outra parte do site. Essa medida causará mudanças na percepção do visitante quando estiver no site. Todavia, é importante ter em mente que as cores escolhidas para o call to action não devem alterar o design original contido no site, com o risco de causar danos, como a desarmonia entre o botão de ação e toda a estrutura do site.

Além disso, as letras devem estar em negrito, pois este é outro componente que chama a atenção de quem circula pelo site para a realização de uma ação.

Faça com que o botão esteja em uma boa posição

A posição do CTA define o resultado no fim das contas. Saber onde o botão deve ficar acende uma preocupação que determina o nível de conversão, pois são os locais estratégicos que fazem as pessoas realizarem a ação indicada.

Para que isso aconteça é preciso tomar alguns cuidados. Certifique-se de que no primeiro scroll, que é o campo de visualização do usuário logo que se encontra na página, há um botão de ação de fácil localização. Com isso, a exploração da área superior é sempre bem-vinda. A estratégia é válida no fim da página.

Use verbos no imperativo

O objetivo do call to action é estimular a compra. Logo, a utilização de verbos de comando contribui para a realização de uma ação. Torna-se imprescindível a utilização de verbos no imperativo, ou seja, que estabelecem uma ordem, tais como:

• Confira;
• Comente;
• Compartilhe;
• Curta.

O ideal é que o consumidor não se sinta ordenado a realizar tal ação, por isso o contexto deve ser o mais amigável possível, a fim de que ele se sinta “encorajado” a fazê-lo. Outros termos também podem potencializar o desejo de alguém fazer algo, como os termos “imediatamente”, “agora”, “já”, etc.

Com isso, fica claro a importância de uma ferramenta como o CTA, que, se bem utilizado, contribui para bons resultados. Fica evidente que para que isso aconteça é necessário prestar muita atenção em cada detalhe sobre cores, posições, palavras. Para saber mais sobre como usar o call to actionbaixe o nosso ebook gratuito 'Manual do Facebook ADS'.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.