O avanço tecnológico e os bons resultados do marketing digital fazem com que os pequenos, médios e grandes empresários busquem nessa área as principais tendências e soluções para aumentar a publicidade e se tornar ainda mais presente. O Google Adwords é uma dessas ferramentas. Só em 2011, o serviço de publicidade do Google foi responsável por mais de 96% de todo o faturamento das empresas na rede, o que mostrou ao mundo o porquê investir nesse serviço. Além disso, você consegue medir como os consumidores se comportam e adequar sua campanha as necessidades dos usuários. Para te ajudar a encontrar as melhores 6 métricas do Google Adwords, listaremos cada uma delas e as principais funções que desempenham.

Taxa de cliques

Uma das métricas do Google Adwords mais importantes é a Taxa de cliques, ela nada mais é do que a quantidade de vezes que o seu anúncio é clicado. Ela funciona para medir o desempenho das palavras-chave que você escolheu usar em sua campanha ou site, normalmente ela é mostrada pela porcentagem dos cliques feitos dividido pelas impressões.

Ela será responsável por direcionar melhor os seus recursos e fazer com que você saiba como os consumidores estão recebendo sua estratégia digital. Assim como também é importante para que você trace novos objetivos dentro de sua empresa.

Custo por Clique

O Custo por clique é o valor cobrado pelo serviço Adwords toda vez que alguém clicar em seu anúncio. Ele costuma ser mais baixo do que o Custo máximo, já que esse é calculado de acordo com o número máximo de cliques que você necessita para se manter em uma determinada posição.

O Custo por clique é cobrado de acordo com a taxa esperada de cliques no seu anúncio, a relevância dele para o público e o que chamamos de experiência na página de destino.

Taxa de impressões

A Taxa de impressão nada mais é do que o número de vezes em que seu anúncio foi exibido e visualizado, ou seja, vamos supor que 50 pessoas viram seu anúncio, logo sua taxa de impressão é 50.

Essa taxa também é usada na hora de te dar a porcentagem da Taxa de cliques, um material importante para ser usado na hora de planejar novas ações e medir as que já estão no ar, por isso que a Taxa de impressões é uma das métricas do Google Adwords que você precisa conhecer.

Otimização de palavras-chave

As palavras-chaves são o canal direto entre você e sua audiência. É por ela que as pessoas começam a ver os seus anúncios e encontram sua página ou empresa. A otimização dessas palavras faz com que você se destaque em um mercado amplo como o de publicidade online e consiga encontrar a audiência de forma mais assertiva.

Palavras-chaves negativas e amplas são alguns dos mecanismos de otimização, já que te ajudam a filtrar as pesquisas e torná-las mais relevantes para você e sua estratégia, assim como para os resultados que você irá colher.

Otimização da página de destino

A otimização de palavras-chaves e a melhoria na estrutura da campanha são algumas das ações que os profissionais realizam na hora de melhorar suas chances no Adwords, mas nada disso faz sentido se você não otimizar sua página de destino.

A página de destino é o lugar para o qual as pessoas são enviadas quando clicam nos seus anúncios, normalmente seus sites. Essa otimização fará com que os seus visitantes fiquem mais tempo na sua página, naveguem mais e tenham mais chances de comprar com você.

Índice de qualidade

O Índice de qualidade é a relevância que seu anúncio tem para os consumidores. Quanto maior for esse índice, menor será a taxa cobrada por clique, assim como tornará os lances por cliques mais eficientes, fazendo com que sua página tenha um melhor posicionamento. O posicionamento é a multiplicação dos lances máximos e o índice de qualidade, um dos dados mais importantes para quem trabalha com o serviço.

Agora que você já sabe as métricas do Google Adwords, que tal começar a usar o serviço e descobrir como ele pode ajudar o seu negócio? Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'O Guia completo dos Links Patrocinados' e saiba como anunciar a sua empresa na internet!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.