Antigamente, a relação de consumo era algo quase unilateral. A única interação entre marca e consumidor acontecia na hora da venda, na troca da mercadoria ou serviço pelo dinheiro. Mas agora isso mudou.

A era digital transformou de uma vez por todas esta realidade e os consumidores passaram a ter muito mais poder. Eles desejam ser ouvidos e levados em consideração em cada estratégia digital criada pelas empresas.

Por isso, as pesquisas com consumidores têm se intensificado a cada dia, buscando encontrar formas de garantir melhor compreensão das características do consumidor digital e uma melhor forma de satisfazer as suas necessidades.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre 5 das características mais comuns encontradas no consumidor da atualidade.

Pesquisador

Vivemos em um momento onde a informação é vasta e facilmente encontrada. Empresas como o Google e outros buscadores fizeram com que a pesquisa prévia seja o primeiro passo antes da decisão de compra. Pesquisas recentes apontam que cerca de 88% dos consumidores realizam pesquisas profundas a respeito do produto e da empresa que está oferecendo antes de tomar a decisão final.

E isso é muito fácil. Hoje é possível pesquisar preços, características dos produtos ou serviços, quais são as opiniões de quem já fez sua escolha, reclamações e tudo que é relevante muito antes de colocar a mão no bolso.

Colaborador

Agora não basta ficar esperando pela comunicação da empresa de forma apática. A relação entre empresas e consumidores passou a ser uma verdadeira conversa, na qual quem mais consegue ouvir sai ganhando. Afinal, uma marca é muito mais do que um produto ou serviço.

O novo consumidor deseja fazer parte do processo, colaborando para a criação da solução ideal, que mais se adapta à sua realidade. Ele quer interagir, fazer a diferença na lapidação da marca, para que cada vez mais ela se aproxime do que ele realmente é. Por isso, tem crescido o número de produtos feitos de forma colaborativa.

Produtor e consumidor de conteúdo

Em uma conversa qualquer, a comunicação acontece de ambos os lados. E é assim que o novo consumidor deseja ser tratado, também como um interlocutor. Ele quer que a marca fale com ele, através da criação de conteúdos relevantes que vão muito além da simples propaganda.

Mas ele deseja falar também e ser ouvido. Deseja que a marca se personifique e desenvolva um diálogo saudável, onde não existe quem tem mais ou menos poder. As marcas que ouvem e possibilitam que os conteúdos também sejam criados pelo seu próprio público-alvo, como forma natural de disseminação, saem ganhando no mercado.

Influenciador

Esta é uma das características do consumidor digital que é causada por esta nova forma de interação. Como ele agora passa a ter mais poder e além de ser um simples ouvinte, também se torna um produtor de conteúdo para as marcas, consegue ter um grande poder de influenciador sobre outros possíveis clientes.

E isso é totalmente natural, principalmente em redes sociais, sites de reclamações, blogs e vídeos. E a influência pode ser tanto positiva quanto negativa, dependendo de como a marca participa desta conversa. Como fazer isso? Aperfeiçoando o planejamento do marketing digital e deixando os canais de comunicação cada vez mais abertos, além de melhorar o atendimento antes, durante e após as vendas concretizadas.

Hiperconectado

Esta é uma das características do consumidor digital mais marcante. Ele é hiperconectado. Está quase que 24 horas por dia em contato direto com todas as informações que são jogadas na rede. Multitela, o consumidor dos dias atuais é capaz de assistir à televisão ao mesmo tempo em que joga, conversa com amigos e assiste a vídeos.

Tudo isso obriga as marcas a sair do padrão de divulgação e faz com que se arrisquem em novas formas de comunicação. Sempre com foco na produção de conteúdo de qualidade e numa relação verdadeira que possibilita não somente uma compra hoje, mas uma história que pode durar uma vida inteira.

Agora que você já conhece o novo consumidor que tal começar o diálogo com eles através das mídias sociais? Baixe agora gratuitamente o E-book "Manual completo sobre as redes sociais" e aprenda como conversar com o novo consumidor pelas redes sociais.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.