Nos dias de hoje, a produção de conteúdo para internet vem se tornando cada vez maior e mais significativa nos resultados de empresas de todos os portes e segmentos do mercado. E os motivos não são poucos: a produção de conteúdo aumenta a visibilidade e credibilidade da sua empresa, a estabelece como mais confiável nos buscadores (especialmente pelos filtros do Google), aumenta a interatividade com o público-alvo em potencial e ainda a torna uma verdadeira referência naquele determinado segmento do mercado.

E antes de apostar na produção de conteúdo para internet, você certamente quer saber: como eu posso fazer isso? Com base nesta dúvida tão comum, confira neste artigo quais são os principais tipos de conteúdos que podem ser produzidos para internet.

O que é produção de conteúdo?

Hoje, a produção de conteúdo é uma das melhores formas de posicionamento da empresa na internet. Isso porque é assim que a empresa mostra quem ela é, quais produtos comercializa, como seus serviços são prestados, como ela trabalha, e até mesmo qual é a sua opinião sobre determinados assuntos.

Diferentemente de um anúncio realizado na televisão ou na rádio, com a produção de conteúdo você atinge um público segmentado que realmente tem interesse naquilo que você está oferecendo. Sendo assim, vamos conferir como produzir conteúdo para internet?

Tipos de conteúdo

A produção de conteúdo muitas vezes é confundida com a simples criação de artigos em formato textual. Mas na verdade, ela vai muito além disso. O conteúdo pode ser visual, textual, audiovisual ou pode combinar todas essas características. Como? Confira a seguir!

• E-books

Hoje os e-books se destacam como os principais responsáveis pela geração de lead (ou seja, de novos contatos e possíveis clientes em potencial). Para que o e-book se torne realmente eficiente em sua estratégia digital é necessário produzi-lo com conteúdo relevante, especializado, diferenciado, e é claro, com maior profundidade. Resumindo: ele deve ser composto por informações jamais vistas antes pelo seu cliente.

Além disso, também é necessário atentar para a parte gráfica: apostando em imagens, infográficos e demais recursos visuais da diagramação online.

• Publicações em redes sociais

Quem já atua com marketing digital sabe que as redes sociais são grandes aliadas não só para a produção, como especialmente, para a disseminação de conteúdo. Diferentemente do que muitos pensam, as publicações em redes sociais devem ser pensadas em particular, ou seja, para “afetar” aquele público-alvo em específico. Sendo assim, copiar um trecho de um post super técnico do e-book e colar nas redes sociais não trará resultados tão eficientes quanto algo mais despojado e informal.

Nas novas mídias, aposte em uma linguagem mais interativa, adaptada ao seu público, e que é claro, desperte a atenção e a curiosidade dos leitores.

• Infográficos

O infográfico nada mais é do que imagens compostas por informações (ou seja, a clara combinação entre o textual e o visual). Geralmente eles são utilizados para tornar a leitura do público mais dinâmica.

Vamos imaginar que você precise levar ao seu público uma série de dados e estatísticas. Se você fosse escrever, elas não ficariam assim tão interessantes (e possivelmente, se tornariam até massivas). Mas que tal oferecer esse conteúdo por meio do infográfico? Com ele você pode usar uma linguagem mais informal, fazendo com que seu público compreenda melhor (e muito mais rápido) o conteúdo que está sendo trabalhado.

• Vídeos

Se os textos não estão surtindo tanto efeito na hora de como produzir conteúdo para internet, talvez essa seja a hora de apostar no audiovisual. Com os vídeos você facilita (e muito) a compreensão do seu usuário. Além disso, esse tipo de formato atrai principalmente os mais jovens – se o seu público é essencialmente composto por estudantes, por exemplo, já passou da hora de investir nessa mídia.

Essa característica se dá uma vez que os jovens não são tão pacientes na rede: eles querem tudo imediatamente. Com os vídeos, você torna isso possível.

• Fotografia

Faça um teste: poste uma foto chamativa nas redes sociais com um simples complemento (como bom dia, por exemplo) e no dia seguinte poste um texto cheio de informações técnicas. Qual você acha que vai trazer maiores resultados? Sim, o post com a imagem.

As imagens são grandes parceiras em como produzir conteúdo para internet, já que elas têm o mais alto poder de disseminação, compartilhamento e engajamento na rede. Esse formato de comunicação é ainda mais adequado para empresas de segmentos que lidam diretamente com o visual, como aquelas das áreas de decoração ou moda, por exemplo.

E agora que você já sabe como produzir conteúdo para internet nos mais diferenciados formatos, não hesite em investir na estratégia digital da sua empresa. Para saber mais sobre conteúdos na internet, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre Marketing de Conteúdo' e invista em conteúdos para sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.