Antes de partimos para o assunto que realmente interessa aqui, isto é, como o índice de qualidade influencia a posição do anúncio, é necessário primeiro que tenhamos claro em mente o que são e como funcionam os links patrocinados. Quando fazemos uma busca no Google, percebemos que no topo da página de resultados aparecem dois endereços, seguidos do resultado do termo buscado no banco de imagens e mais alguns links na lateral direita da página.

Pois bem, são esses dois links no topo da página somados aos links laterais que são chamados de links patrocinados. A grande vantagem dos links patrocinados é que, além deles oferecem uma porta de entrada para o site com grandes chances de ser aberta pelos usuários - já que o seu link ou o de sua empresa figura no topo - eles têm um retorno bem alto quando comparado ao baixo investimento necessário. Além disso, por meio do uso de palavras-chave, é possível segmentar o público para qual seu link patrocinado aparecerá, aumentando ainda mais a eficácia de sua estratégia de marketing digital.

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Agora que já sabemos o que são links patrocinados, podemos partir com mais segurança para o assunto que realmente interessa, ou seja, como o índice de qualidade influencia a posição do anúncio.

O que é o índice de qualidade?

Toda campanha de link patrocinado realizada no Google é feita por meio de uma ferramenta chamada de Google Adwords. Assim, o índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google e pode ser conferido em sua página de serviços dentro do Google Adwords.

O índice de qualidade nada mais é que uma nota, de 1 a 10, dada pelo Google a cada palavra-chave presente em sua conta no Adwords. A determinação do índice de qualidade leva em conta três fatores que em última instância são determinantes de sua nota final: o CTR, sigla em inglês para a taxa de cliques; a relevância do anúncio no contexto da pesquisa feita pelo usuário; e a experiência de navegação do usuário dentro de seu site. Vamos entender melhor cada um desses componentes do índice de qualidade na próxima seção.

Como o índice de qualidade funciona?

Não há informações precisas sobre o algoritmo que o Google utiliza para calcular o índice de qualidade. No entanto, e levando em conta os três fatores elencados acima juntamente com a expertise daqueles que usam diariamente o Google Adwords, podemos chegar as seguintes conclusões:

CTR (click throught page)

Tem o maior peso na atribuição do índice de qualidade, sendo responsável por cerca de 60% da nota final. Seu principal objetivo é verificar em que medida o anúncio está sendo verdadeiramente útil ao usuário. Assim, aumentar o CTR é imperativo em campanhas com links patrocinados.

Relevância do anúncio

Fator responsável por cerca de 30% do índice de qualidade. É verificada a relevância das palavras-chave escolhidas, do texto do anúncio e do texto da página de destino do site.

Página de destino

Ocupa aproximadamente 10% do peso da nota final. É um fator relativamente novo, pois foi adotado pelo Google em 2011. Como o próprio nome indica, analisa a qualidade da página para qual o usuário é destinado após clicar no anúncio, incluindo a relevância e originalidade do conteúdo, sua confiabilidade e a navegabilidade da página.

Para conferir o índice de qualidade atribuídos às suas palavras-chave, logue em sua conta no Adwords e vá em campanhas >> palavras-chave >> índice de qualidade.

Como aumentar o índice de qualidade?

Depois de tudo o que foi dito e tendo em mente que o índice de qualidade influencia a posição do anúncio, você constatou que seus índices não conseguirão render um bom posicionamento em links patrocinados. Então, como fazer para aumentá-los? Bom, para isso é necessário rever a estratégia de marketing digital empregada.

Caso você já utilize o Adwords há um tempo, um bom começo é pela revisão de seu histórico de anúncios. Lembre-se da primeira campanha que você realizou, quando ainda era pouco experiente. Em que medida ela foi eficaz? Se a resposta foi "muito pouco", talvez valha à pena criar uma nova conta, já que há situações em que o histórico pode interferir no índice de qualidade de campanhas presentes e futuras.

Um dica muito importante é refletir sobre a escolha das palavras-chave. As palavras que você comprou realmente aparecem em seus anúncios? Talvez segmentar suas palavras e anúncios em pequenos grupos, como uma similaridade global entre si, pode contribuir para aumentar os índices de qualidade. Pensando especificamente sobre como aumentar o CTR, é necessário pensar sobre o texto do anúncio. Ele deve conter frases e termos que usuários digitariam no buscador ao realizarem um busca, pois isto obviamente aumenta as chances de clique no anúncio.

Por fim, mas não menos importante, devemos considerar a qualidade da página destino. Ela deve ter conteúdo realmente relevante e informativo para o usuário, sem necessidade de cliques adicionais e, principalmente, deve ser uma página limpa, sem muitos anúncios ou pop-ups, pois tudo isso é considerado pelo Google.

Relacionando o índice de qualidade ao leilão

O Google é um buscador extremamente inteligente. Assim, toda vez que uma busca é realizada, ocorre o "leilão do Adwords", que irá determinar quais serão os primeiros resultados, e uma parte fundamental para obter sucesso neste leilão é o índice de qualidade.

O leilão do Adwords não considera somente o maior lance ou somente o maior índice de qualidade. O resultado final será determinado pela união de ambos, em um sistema conhecido como "Ad Rank". Neste sistema, o lance é multiplicado pelo índice de qualidade - lembre-se que o CTR tem maior peso, assim quanto mais aumentar o CTR, melhor será o resultado - e ganha quem tiver o maior resultado.

Por isso é tão importante possuir índices de qualidade altos, pois é muito comum determinado anunciante realizar um lance alto mas não conseguir uma boa posição, devido ao seu índice de qualidade ser baixo. Desta maneira, anunciantes que possuem índices de qualidade altos são beneficiados de diversas formas, pois além de terem maiores chances de figurarem nas primeiras posições, podem dar lances mais baixos, o que se traduzirá em economia aliada à uma campanha extremamente eficaz e eficiente.

Aprendeu como aumentar o índice de qualidade das suas palavras-chave? Deixe seu comentário.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.