Os vídeos, diferentemente dos textos e das fotos, estimulam dois dos principais sentidos sensoriais, que são a visão e audição. Por isso, a melhor forma de passar alguma ideia para o consumidor é através dessa ferramenta.

Sabe-se que o YouTube não é formado apenas de vídeos. Há outros elementos fundamentais na maior página de vídeos do mundo que também influenciam nos resultados finais de quem produz vídeos. Alguns desses elementos são:

  • Título;
  • Descrição;
  • Curtida.

Caso o conteúdo seja de qualidade e as várias técnicas de SEO sejam bem aplicadas, somando-se boas audiências, a tendência é o que vídeo fique bem posicionado no site de busca do Google. Todos esses elementos são importantes para quem quer saber como anunciar no YouTube.

Faça uma conta no Google Adwords

Antes de começar a criar anúncios no YouTube é preciso que uma conta no Google Adwords seja criada. Esta etapa é importantíssima antes de pensar no vídeo onde serão inseridos os anúncios.

O Google Adwords é um programa que facilita a visualização de seu vídeo por outros usuários da página de vídeos, ou seja, é essa ferramenta que possibilitará que outras pessoas possam ver seus anúncios relacionando-o a outros de mesmo segmento. Sem essa conta, dificilmente seus vídeos serão visualizados, uma vez que há milhões de vídeos produzidos.

Defina seu orçamento

Depois de criada a conta, é preciso definir o orçamento. Esta etapa determina o quanto será investido na campanha. A recomendação é começar com valores baixos de investimento, nos processos iniciais, para, conforme o tempo for passando, eles irem aumentando.

Os anúncios pelo YouTube podem ser realizados de duas maneiras. Uma delas é através do CPC, que é o custo por clique, ou seja, o usuário da conta apenas pagará pelos anúncios que forem clicados.

A outra maneira é o CPV, que é o custo por visualização, que consiste em uma cobrança que ocorre apenas para os anúncios que são visualizados por mais de 30 segundos pelos usuários do YouTube.

Configure seus anúncios

Além de definir o orçamento, o dono da conta no Google Adwords também pode segmentar seus anúncios da seguinte maneira:

• Idade;
• Cidade;
• Região;
• Sexo.

Com isso, fica mais fácil de atingir o público-alvo, dado que esses filtros possibilitam que o nicho específico seja trabalhado de maneira extensiva e intensiva.

Através desses mecanismos, que possibilitam maior direcionamento das campanhas de publicidade, os resultados serão maiores e em curto prazo, uma vez que os interessados serão notificados com os anúncios de acordo com os vídeos visualizados.

A forma como anunciar no YouTube é que determina se vale a pena determinar o tipo de estratégia digital a ser realizada no maior canal de vídeos do mundo.

Escolha o formato do anúncio

Seja através de um formato em que se paga pelo anúncio clicado (CPC), seja através de um formato em que se paga pelo anúncio visualizado (CPV) é importante ter em mente o alcance do vídeo, para que mais pessoas possam ser atingidas pela campanha.

Vídeos que estão bombando na internet são os que possuem maior capacidade de viralizar proporcionando maiores retornos, justamente pelos seus poderes de expansões entre os internautas.

Com isso, fica evidente que a criação de anúncios produz resultados que podem favorecer o anunciante, desde que ele saiba como anunciar no YouTube e quais as melhores maneiras de utilizar o marketing digital para turbinar os resultados proporcionados por canais de vídeos como o YouTube.

Você pode conhecer muito mais sobre as formas de realizar seus anúncios através deste blog, onde são realizados post constantemente sobre conteúdos que melhorem seus resultados empresariais dentro dos negócios digitais como o YouTube, que embora seja um canal de vídeos também é um canal de negócios e oportunidades. Você também pode conferir o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre redes sociais' e conhecer outras plataformas para a sua empresa alcançar resultados.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.