O Youtube é uma plataforma que hospeda vídeos e facilita o compartilhamento do conteúdo. Atualmente, essa é a segunda rede social mais acessada no Brasil e deve continuar em ascensão. Isso porque o acesso à internet cresce cada vez mais (em 2016 já são mais da metade dos brasileiros), e há quem diga que o YouTube irá superar a televisão. Afinal, são 4 bilhões de visualizações por dia! Mesmo com esse cenário promissor, muitos empreendedores não investem em criar um canal no Youtube para potencializar seus planos de marketing digital.

Um canal no YouTube ajuda na divulgação da marca, melhora o relacionamento com o cliente, informa, entretém e traz uma série de oportunidades de negócios. Por isso, preparamos 10 razões que evidenciam a importância dessa ferramenta para a estratégia das empresas. Confira e veja também como se faz um canal no YouTube a seguir:

10 motivos para sua empresa ter um canal no YouTube

1. Porque ter um canal no YouTube demonstra que a organização se mantém atualizada

O YouTube reúne tutoriais dos mais diversos assuntos, clipes musicais, trechos de filmes, entre outros tipos de vídeos. Com tamanha variedade, não é de se surpreender que essa plataforma seja tão popular. Para estabelecer uma interação que gere retorno, uma marca precisa utilizar os meios certos.

2. Um anúncio no YouTube, quando bem feito, é uma excelente forma de divulgação

Em momentos de lazer, as pessoas estão mais abertas à mensagem veiculada. No entanto, vídeos não são a única forma de se fazer propaganda: links patrocinados e colaborações com blogs levam o público-alvo a buscar o conteúdo da marca na internet. Sendo assim, o canal próprio no YouTube motiva um maior interesse e complementa a publicidade.

3. Porque ter um canal no YouTube permite que a marca conheça seus clientes

Por meio do botão "Insight", presente em todos os vídeos, o administrador tem acesso a dados demográficos sobre quem visualiza a publicação. A partir de tais informações, fica mais fácil adaptar o marketing digital da empresa e torná-lo mais eficiente para os consumidores em potencial. Portanto, faça uso desta ferramenta gratuita que o site disponibiliza.

4. Pelos comentários YouTube, o gerente de marketing tem o feedback do público

Apesar da internet ser um ambiente em que os comentários maldosos se proliferam, as críticas construtivas ajudam a entender as demandas de quem adquire ou pretende adquirir um item. O canal no YouTube é um espaço de atendimento ao consumidor que expõe em que aspectos a companhia acertou e errou.

5. O canal no YouTube pode e deve ser integrado às outras mídias

Colocar os vídeos na redes sociais tornam as publicações bem mais interessantes. Isso porque texto e audiovisual se complementam na intenção de passar uma ideia a respeito do produto ou serviço ofertado. É válido colocar na descrição dos vídeos os links do site da empresa e dos perfis em outras plataformas.

6. Técnicas de audiovisual concedem novas possibilidades de marketing

Os diferentes recursos de comunicação são parte de uma mesma estratégia digital. Se a linguagem e o formato forem coesos, a divulgação será eficaz. É importante explorar as particularidades que cada meio oferece, porém sem perder a visão do todo. No caso dos vídeos, a vantagem está no uso da imagem e do som.

7. O conteúdo exclusivo para YouTube é valorizado

Quem procura o canal de uma companhia no YouTube quer saber mais sobre as mercadorias comercializadas. Produzir material apenas para essa plataforma atrai um público que já está predisposto a consumir e que irá se interessar também por temas relacionados.

8. Não é preciso pagar para publicar um vídeo no YouTube

O investimento está em produzir o vídeo e arcar com a infraestrutura necessária, que deve se adequar ao rendimento da empresa. Entretanto, não é precisa pagar por uma inserção, como acontece em outros meios tipo televisão e rádio.

9. Mais tempo para elaborar os tópicos

No YouTube, a marca consegue apresentar os produtos com criatividade e sem as restrições de tempo que os comerciais costumam impor. Por consequência, uma ação de marketing nesse site tem grande capacidade de impactar os espectadores.

10. Porque ter um canal no YouTube é uma boa chance de fortalecer a identidade da marca

O canal no YouTube dá liberdade para que a organização trate de muitos assuntos relevantes e não somente dos artigos à vendas. Dessa forma, as pessoas tem uma melhor noção dos valores da empresa.

Como fazer um canal no YouTube?

Não é difícil descobrir como se faz um canal no YouTube. É só seguir os seguintes passos:

  • Depois de criar sua conta normalmente, vá até “Configurações do YouTube” e, em “Recursos adicionais”, clique em “Criar novo canal”;
  • Escolha um nome e selecione a categoria, no caso, empresarial;
  • Com o canal pronto, vá até a página, clicando no canto superior direito;
  • No canal, selecione “adicionar arte do canal” para personalizá-lo, e então vá em “sobre” para adicionar descrição e informações de contato ou outras;
  • Agora é só clicar em “carregar” no canto superior direito para enviar seu primeiro vídeo!

O que fazer para ter um canal de sucesso?

É claro que não é apenas criar um canal e tudo se encaminhará sozinho, mas algumas dicas podem ajudar a pavimentar o sucesso:

Antes de tudo, faça um bom planejamento

Agir por impulso não é o ideal em nenhuma decisão empresarial, e isso inclui os setores de marketing e redes sociais. Enquanto você estiver pensando em como ter um canal no YouTube, pense também no que você faria com um.

O planejamento é fundamental para o sucesso, e algumas questões principais devem ser levantadas, entre elas: qual a identidade da empresa e como ela será transmitida; qual é o público-alvo; quais as possibilidades e os limites de produção de conteúdo; e qual será o cronograma. Cada um desses pontos devem ser levantados e debatidos em equipe, para que ele não fique estagnado meses depois de sua criação.

Capriche no título

Não é nenhum segredo que nomes e títulos são extremamente importantes para o sucesso de qualquer conteúdo na internet. Isso é ainda mais verdadeiro no YouTube, já que você só tem essa chance de capturar a atenção dos internautas e convencê-los de que o seu conteúdo é relevante para ele. Isso começa no título do canal.

Não adianta ser óbvio e apenas nomeá-lo com o nome de sua empresa ou marca, quando você pode ser mais criativo e causar um maior impacto com adjetivos adicionais, por exemplo. O mesmo vale para títulos de vídeos, que precisam se destacar de forma criativa entre tantos outros.

Não se esqueça do áudio

Não é só de imagem que vive o YouTube! Um dos erros mais prejudiciais para o crescimento de canais, facilmente encontrado entre iniciantes, é o descaso com o áudio. É claro que é importante investir na qualidade de vídeo, mas não se pode esquecer de que as pessoas precisam ouvir o seu conteúdo tanto quanto vê-lo, e se elas estiverem encontrando dificuldades nisso, elas não hesitarão em procurar outro conteúdo. Portanto, na hora de conseguir equipamentos para a manutenção de seu canal, tenha certeza também de que você poderá produzir sempre com uma boa qualidade de áudio.

Faça uma rotina de postagens

Lembra o que falamos do cronograma na hora do planejamento? É aqui que ele entra. Ao descobrir como se faz um canal no YouTube, você descobre também que muito dessa resposta tem a ver com hábitos. Os consumidores acompanham canais como um tipo de hábito, ou mesmo hobby, e esperam ter algo para ver quando se inscrevem. Para satisfazê-los, bem como para incorporar o canal às atribuições da empresa, é recomendável que se crie uma rotina de postagens. Isso inspira credibilidade, aumenta as chances de sucesso do canal e ainda cria uma relação muito mais próxima com os seguidores.

Fique atualizado nos comentários dos visitantes

Por falar em relações com os seguidores, aqui está um ponto muito importante e muitas vezes negligenciado. Quando as pessoas decidem tirar um pouco de seu tempo para comentar seus vídeos, você deve ficar agradecido! Além do reconhecimento, muitas vezes esses comentários pode trazer informações úteis para as próximas produções. Quando comentários forem recebidos, sempre que possível, garanta que eles sejam respondidos. É uma forma de demonstrar interesse pela atividade de seus seguidores e estimulá-lo a continuar a fazer isso. Com o tempo, o espaço dos comentários pode até mesmo migrar para diversos tópicos diferentes, o que significa que seu conteúdo é instigante.

Os 5 maiores erros que as empresas cometem no YouTube

Muitos erros são comuns entre qualquer criador de conteúdo, mas alguns são bem mais prejudiciais para empresas. Alguns, inclusive, são erros apenas para empresas. Conheça-os e saiba como evitá-los para solucionar o mistério de como ter um canal no YouTube.

Achar que viralizar é o único objetivo do canal

Sim, todos queremos que nosso conteúdo alcance o maior número possível de pessoas. Todos também adoraríamos que nossos vídeos fizessem sucesso tal qual os da Netflix fazem, por exemplo. Porém, se a empresa colocar a viralização como o principal objetivo do canal, logo isso ficará claro para os seguidores e eles perderão a confiança não só no canal, mas na própria empresa. Isso é extremamente perigoso para os negócios. O foco deve ser sempre a qualidade e a credibilidade; mesmo que seus vídeos não viralizem, mais vale um público fiel do que alguns curiosos desinteressados.

Dar um ar de amador no canal do YouTube

Isso pode até dar certo para alguns youtubers sortudos que trabalham com entretenimento, mas é raro que os usuários gostem de canais que pareçam amadores, principalmente se forem empresariais. É fácil reconhecer o ar de amadorismo nos vídeos: pouca qualidade de imagem e de som, erros de iluminação, falhas de edição, falta de nexo ou consistência no assunto abordado etc. É só ter um olho crítico para a produção e bom senso para mudar o que precisa ser mudado. Com atenção aos detalhes, tanto técnicos quanto de conteúdo, essa impressão pode ser facilmente evitada.

Não fazer SEO no canal

SEO (Search Engine Optmization) é a otimização de conteúdo de forma que os buscadores, como o Google, encontrem e listem positivamente algo que foi postado na internet. Considerando a quantidade de informação que cai na internet todos os dias, a importância de ser encontrado não é só significativo para o êxito do canal, como também vital para sua sobrevivência. No caso do YouTube, algumas das coisas que mais devem ser levadas em consideração para o SEO é a escolha acertada de palavras-chave, a escolha da melhor capa (thumbnail), o uso de tags, descrições detalhadas e a adição de anotações e legendas nos vídeos.

Não utilizar outras mídias para divulgar o vídeo do YouTube

Por mais que o YouTube seja uma força a ser reconhecida, ele não trabalha sozinho. Muitas pessoas cometem o erro de achar que a plataforma já funciona, por si só, como uma rede social integrada, mas não é bem assim. Depois de postados os vídeos no canal, a empresa pode e deve divulgá-los em outras mídias sociais. Além de ajudar no fortalecimento de sua marca na internet, isso também cria uma rede que pode abarcar mais e mais seguidores. Além do mais, redes sociais como o Twitter e, principalmente, o Facebook, ainda são as mais acessadas em todo o país.

Não acompanhar o canal periodicamente

Como parte da estratégia de marketing da empresa, é claro que você pode acabar não estando presente para toda e qualquer produção que venha a ser postada no canal. Porém, sempre que possível, você deve se inteirar do que vem acontecendo e como os internautas estão reagindo. É sempre bom ficar atento às estatísticas, e no caso de uma equipe estar especificamente designada a produzir os vídeos, eles devem ser orientados a dar atenção para elas também. Aliás, a equipe deve ser treinada, e todas as dicas que demos devem ser compreendidas e aplicadas por todos os envolvidos.

Faça um canal no YouTube para a sua corporação e perceba todos os benefícios dessa plataforma na divulgação da marca. Quer saber mais sobre redes sociais? Então baixe o nosso ebook gratuito 'Manual completo sobre Redes Sociais' e saiba como utilizar cada rede social para sua estratégia de marketing digital!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.