O marketing digital é cada vez mais procurado e um dos principais motivos para este crescimento é o retorno que investimentos relativamente baixos (especialmente quando comparados aos investimentos em marketing tradicional trazem).

Para que uma estratégia digital seja realmente efetiva, é necessário tomar o "conteúdo" como a palavra de ordem. Produzir conteúdos atrativos, bem executados e que sejam realmente úteis ao público-alvo é essencial para uma estratégia de marketing, assim como escolher o formato e os canais de distribuição. E um dos canais de maior destaque é o Youtube.

O Youtube é uma plataforma de vídeos do Google que conta com mais de um bilhão de usuários - 1/3 de todos os usuários de internet do mundo - e, pelos formatos atrativos e eficazes de anúncios, o número de anunciantes na plataforma cresce cerca de 40% ao ano. Na sequência, vamos te mostrar como aumentar as vendas através do Youtube.

Por que devo investir no YouTube?

O Youtube vem despertando o interesse cada vez maior nas empresas/marcas por dois principais motivos: a diversidade da audiência e o engajamento por parte dos clientes e clientes em potencial.

Pesquisas realizadas apontam números impressionantes: 80% dos espectadores se lembram de onde assistiram ao anúncio (lembrança de marca, chamado em publicidade de "efeito residual"), 57% declararam se sentir mais confiantes no produto ao assistirem ao vídeo, 71% disseram que o vídeo traz o produto à realidade e os lojistas anunciantes declararam que suas vendas aumentaram cerca de 40% com investimento em publicidade de conteúdo por vídeos.
Diante dos dados acima, fica fácil perceber o poder da plataforma, tanto no que diz respeito ao aumento da margem de lucro quanto no que diz respeito ao engajamento do público-alvo visado.

O que preciso para começar a divulgar minha empresa com o YouTube?

Um investimento inicial básico e vontade. Dito desta maneira, pode parecer algo trivial, mas não é. É uma tarefa simples, mas que precisa ser pensada, planejada e executada com calma e atenção, sempre visando ao público-alvo.

Vamos pensar sobre o formato do vídeo: considerando o produto em questão e seu público-alvo, qual o formato mais adequado? Por exemplo, se você irá vender cosméticos, uma boa é fazer tutoriais demonstrando a correta utilização do produto, destacando suas qualidades. Se o anúncio for sobre determinado serviço, grave depoimentos de clientes satisfeitos. Os formatos são muitos, mas sempre devem ser coerentes, tanto com o que está sendo anunciado como para quem está sendo anunciado.

A grande vantagem deste tipo de vídeo é que você mesmo pode fazê-lo, sem necessidade de contratar uma produtora. No entanto, tenha em mente que, independente do formato do vídeo, ele sempre deve possuir qualidade, tanto de áudio quanto de imagem. Afinal, a última coisa que você e nós queremos é que o público julgue seu produto ou sua marca como algo amador. A boa notícia é que com um bom smartphone e uma boa iluminação, é possível fazer vídeos incríveis.
Feitos os vídeos, com investimento de R$ 20,00 ao dia é possível obter milhares de visualizações. Além disso, no momento da contratação dos serviços, você poderá escolher seu público, o dia e mesmo o horário para a exibição de seus vídeos.

Por fim, mas não menos importante, interaja com seus espectadores. Incentive depoimentos, responda dúvidas, agradeça sugestões (e mesmo críticas), etc. Assim, o grau de engajamento será muito maior.

Com as dicas dadas acima de como aumentar as vendas de sua empresa, física ou virtual, com certeza sua estratégia de marketing digital através do Youtube será um sucesso. Crie seu canal na plataforma e descubra um universo de possibilidades.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.