O Google Shopping é hoje uma das ferramentas mais eficientes para as empresas que querem divulgar o seu negócio pela internet. Por ser uma ferramenta do próprio Google, certamente um dos motivos pelo qual ela é indicada é a própria visibilidade: quem é que, pelo menos uma vez no dia, não dá uma passeada pelo mais famoso buscador – o Google?

O Google Shopping permite que a empresa possa exibir os seus principais produtos, que ficarão disponíveis 24h para consulta de seus usuários. É como se fosse um buscapé, porém, integrado aos resultados de busca do próprio Google. Vamos conhecer mais a fundo?

O que é o Google Shopping?

Há pouco tempo, o Google anunciou mais uma de suas plataformas voltada para as estratégias do marketing digital: o Google Shopping.

Sua intenção, no geral, é simples: exibir os mais relevantes produtos para usuários que pesquisam por eles, lado a lado com as lojas que o oferecem. No geral, há um pequeno review/comentários de usuários que já o compraram, assim como fotos de tais produtos.

O Google Shopping também funciona de forma bem simples: se você digitar o termo ‘artigos para decoração’, logo eles aparecerão nos primeiros resultados de busca, com uma imagem do produto, talvez alguns produtos similares, seu preço e as lojas que o oferecem.

Por que ele é importante para a minha empresa?

O Google Shopping oferece inúmeras vantagens para seus usuários, especialmente para quem está começando uma loja virtual: além de estar atrelado ao maior buscador de todo o mundo.

Para estar entre os melhores produtos ofertados pela pesquisa do usuário, o varejista deve manter o seu ‘player de vendas’ com as mais importantes informações sobre o seu produto, fazendo com que ele esteja completo e, é claro, apareça com maior indexação.
O Google Shopping também protege contra fraudes e, quando utilizado de forma bem feita, é um excelente canal de comunicação entre a empresa e seus clientes.

Como devo usá-lo?

Com todas essas informações, certamente agora você está pensando: como aumentar a divulgação do meu produto com Google Shopping?
Essa ferramenta insdispensável para sua estratégia digital poderá ser utilizada com grande facilidade, principalmente para quem já conhece um pouco de marketing digital.

Para começar a utilizar o Google Shopping é bem simples. O primeiro passo é ir ao ‘Google Merchant Center’ e enviar uma lista com o seu feed de produtos – seus produtos, preços e feedbacks sobre eles. Lembre-se de dar todos os detalhes e especificações de tais produtos.

Isso feito, o próprio Google começará a usar os produtos da sua loja virtual para divulgação sempre que os mesmos forem pesquisados pelos usuários do buscador. Além da sua loja, ele trabalha como um ‘comparador’ de preço e, por isso, provavelmente selecionará as empresas que oferecem os melhores preços.

Geralmente, o Google escolhe os produtos que aparecem por meio de alguns critérios, sendo alguns deles: presença de imagens em boa qualidade, descrição completa do produto, seu preço e o próprio título da página do produto.


E agora, o que você está esperando para colocar o seu produto no Google Shopping?

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.