Usar a internet como plataforma para publicidade é sem dúvida algo básico para as empresas que desejam se consolidar no mercado e atrair novos clientes. A publicidade online tem crescido no Brasil e no mundo, inclusive, um levantamento do Internet Advertising Bureau apontou que esse setor deve ter um crescimento de 12% em 2016, representando mais de R$ 10 bilhões em gastos. Leia a seguir 5 dicas de como fazer publicidade online e melhorar a sua estratégia digital. Note que são passos simples e que você pode implantar em sua empresa sem a necessidade de realizar grandes mudanças.

Saiba divulgar

Google Adwords é o melhor suporte de anúncios publicitários na internet atualmente. Isso porque por meio dele, um site anuncia produtos e serviços que tenham relação com a temática do seu conteúdo, aumentando as chances de que o internauta tenha interesse e, por consequência, clique no anúncio. Portanto, é importante pesquisar sobre essa ferramenta e passar a utilizá-la. Outro detalhe essencial é conhecer bem as características da plataforma em que você vai anunciar. O Facebook tem uma linguagem diferente do Instagram, por exemplo. É preciso avaliar cuidadosamente para aproveitar as potencialidades de cada plataforma de maneira favorável.

Seja claro e objetivo

Essa é uma regra básica de como fazer publicidade online. A internet tem a agilidade e a instantaneidade como característica. Os internautas não costumam se ater por muito tempo em um único vídeo ou texto e o mesmo vale para a publicidade. Ao elaborar o anúncio, faça-o de uma maneira que a mensagem vá direto ao ponto, de preferência em poucas palavras e com criatividade para atrair aquele cliente em potencial. Essa mesma objetividade e clareza valem para o planejamento do layout do site: ele deve se comunicar diretamente com o público que você pretende atingir.

Demonstre confiança

Para que os seus investimentos em propaganda tenham os retornos esperados, o seu site deve ser confiável. Para isso, estruture-o em uma plataforma profissional (mesmo que isso gere um pouco mais de gastos), conte com a ajuda de um designer para desenvolver o layout, garanta boa navegabilidade e tome cuidado para que a parte textual não tenha erros de grafia. Um domínio próprio também faz com que o site tenha mais credibilidade, assim como responder aos comentários que os internautas fazem por lá. Essa confiança é construída pouco a pouco, portanto, esse passo nunca pode ser considerado como algo concluído.

Faça o investimento necessário

Lembre-se de que não se trata de um gasto e sim de um investimento. Se você quer saber como fazer publicidade online, algo muito importante é investir o suficiente na sua campanha de Google Adwords para obter resultados. Mas o que significa investir o suficiente? Significa que esse investimento deve lhe trazer dados estatísticos confiáveis para que você possa mensurar os efeitos dessa campanha e, a partir disso, saber quais são os próximos passos, quais estratégias devem ser alteradas e o que precisa se manter. Desembolsar uma certa quantia é necessário em qualquer tipo de marketing.

Utilize métricas

Essa é uma dica complementar à anterior e muito reconhecida no marketing digital. Essas métricas permitem que você visualize o retorno de uma campanha de Adwords, ou seja, se um clique em um anúncio que custou X centavos gerou uma venda com a qual você conseguiu lucrar x reais. No Google Adwords, o investimento e o número de cliques são diretamente proporcionais. Você pode utilizar o código de conversões dessa ferramenta para mensurar quais são os pontos positivos e negativos da campanha, o que é muito interessante, porque lhe dá mais segurança em relação ao que está sendo feito.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.