Comunicação interna é aquela que é feita dentro da empresa, voltada para todos os funcionários. O principal objetivo da comunicação interna é difundir as informações relevantes para as equipes, construir uma cultura organizacional forte e assegurar que todos estão trabalhando em prol do mesmo objetivo. Por isso é tão importante para garantir os resultados de qualquer tipo de negócio.

Ela pode ser feita através de diversas formas, como por exemplo, uma rede social corporativa, a intranet social, jornal interno, e-mail, cartazes e muito mais. Conheça a seguir 4 ferramentas para comunicação interna que trazem muito mais qualidade, além de uma maior eficácia na hora de disseminar as informações dentro das empresas.

Rede Social Corporativa

Uma rede social corporativa funciona de forma muito semelhante às redes sociais que vemos hoje, mas todas as informações trocadas ali dizem respeito à vida dentro da companhia, ao negócio e ao mercado. Trata-se de uma plataforma online, disponível durante todo o horário de trabalho para os colaboradores.

Em algumas empresas, até parceiros e clientes também podem participar, incluindo conteúdo, compartilhando ou somente acompanhando as novidades. É uma ferramenta muito interessante, porque dissemina as informações muito rapidamente e melhor, de forma leve e descontraída. Além disso, também aumenta a motivação e sacia a necessidade de cada funcionário em colaborar e sentir-se importante para a empresa.

E-mail

O e-mail é uma das ferramentas para comunicação interna mais utilizada por empresas do mundo todo para a troca de informações. É por esta ferramenta que os funcionários ficam sabendo das novidades, das mudanças e dos resultados que foram conquistados durante certo período.

As vantagens em utilizar o próprio e-mail como uma ferramenta de comunicação são muitas, já que possibilitam agilidade na troca de informações, o alcance de toda a companhia e ainda apresentam baixo custo de investimento. Além disso, também proporcionam a comunicação com todos, ao mesmo tempo em que também possibilita a troca de mensagens entre grupos de trabalho menores.

Intranet

A Intranet é sem dúvida, uma das melhores ferramentas para comunicação interna. Ela nada mais é do que um local online, no qual se reúnem informações, trocam-se mensagens, resultados, gráficos e tudo que seja de interesse da empresa. O mais interessante é que a intranet pode ser desenvolvida dentro do que a empresa precisa, tanto em questões visuais, quanto de recursos. Pode ser uma ferramenta importante para a troca de informações, mas também para outras questões, como treinamentos, por exemplo.

O segredo de uma boa gestão da intranet é a atualização e alimentação constante e a inserção de material que seja relevante e interessante para que mantenha a atenção dos funcionários sempre em alta.

Revista impressa

Apesar da maioria das empresas dos dias de hoje buscarem por soluções mais econômicas como as oferecidas online, a revista impressa ainda se mantém como uma das formas de comunicação interna mais eficiente. Ela traz credibilidade, proporciona algo mais palpável, e mais do que isso, é capaz de atingir todo o público interno, inclusive funcionários que não tem acesso diário a computadores devido suas funções dentro da empresa. Para que traga bons resultados, a revista impressa deve ser uma publicação constante e trazer informações relevantes e interessantes para todos.

Estas são apenas algumas das ferramentas para comunicação interna mais utilizadas por empresas do mundo todo. Que tal utilizar uma delas para melhorar a forma como as informações são compartilhadas dentro do seu negócio? Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e melhore a comunicação interna da sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.