É cada vez mais difícil deparar-se com alguém que não faça uso de nenhuma rede social. E as estatísticas comprovam isso: mais de 2 bilhões de pessoas no mundo todo utilizam essas ferramentas, sendo que o Facebook continua sendo a que mais se destaca. Diante dessa realidade de pessoas cada vez mais conectadas, as redes sociais corporativas têm se mostrado uma excelente alternativa para gerentes e analistas de marketing que diariamente se perguntam “como aumentar os resultados da comunicação interna?”.

O que são redes sociais corporativas?

Como o próprio nome já indica, essas redes são plataformas online que que reúnem os colaboradores de uma empresa e também os gestores, possibilitando um contato rápido, direto, prático e dinâmico, feedbacks mais ágeis e também o compartilhamento de informações. As vantagens desse recurso no aprimoramento da comunicação interna você verá a seguir.

Em alguns casos, a empresa opta por incluir nessa rede outras camadas que também estejam envolvidas de alguma forma no trabalho, como clientes, parceiros e fornecedores. Essa é uma prática menos comum, visto que o maior objetivo de uma rede social empresarial é fortalecer a comunicação do grupo entre si, mas é uma possibilidade a ser mostrada também.

Vivemos no cenário da web 2.0, muitos especialistas afirmam que essa é a era pós-digital, da pós-informação. Isso significa que os aparatos tecnológicos (nesse caso, especialmente os que são voltados para a comunicação) estão aí para terem suas potencialidades aproveitadas. Nos dias de hoje, os empreendimentos que querem crescer e conquistar o seu espaço precisam investir em novas tecnologias, caso contrário, serão ultrapassadas.

Aliás, independente do segmento, o mercado empresarial está enfrentando uma concorrência cada vez maior. Diante disso, tudo o que puder ajudar um empreendimento a se organizar para se fortalecer deve ser muito bem-vindo, e é justamente isso que essas redes podem fazer.

Quais as vantagens das redes sociais corporativas?

Centralização das informações

Quando a empresa não usa uma rede social própria, invariavelmente, em algum momento, os funcionários e os próprios gestores vão acabar usando uma rede informal para se comunicarem. No entanto, existem diversas opções de redes e é possível que os indivíduos utilizem plataformas diferentes, o que já vai dificultar a escolha da melhor opção. Além disso, quando os funcionários usam redes pessoais para tratar assuntos de trabalho, acabam misturando o profissional com o pessoal, o que nem sempre é saudável.

Acesso rápido e direto

A rede social corporativa pode ser acessada de computadores e também dispositivos móveis, o que torna o seu uso muito prático. Em poucos segundos já é possível se conectar e estar pronto para compartilhar informações.

Diminuição das reuniões presenciais

Com uma rede específica para tratar assuntos da empresa, será possível substituir algumas reuniões presenciais pela troca de ideias nessa plataforma online. O resultado direto disso é o tempo das pessoas que será poupado, podendo ser investido em outras tarefas mais práticas. Reunir-se pessoalmente sempre acaba sendo mais demorado, porque é necessário esperar que as pessoas cheguem, às vezes a conversa muda de rumo e, quando se percebe, metade de um dia de trabalho já foi. Reduzi-las vai aumentar a eficiência do trabalho de todos.

Fortalecimento da comunicação interna

Agora todos poderão se comunicar entre si para falar a respeito de decisões, ideias, mudanças de procedimentos e outros aspectos. Não tem mais desculpa para um funcionário não conversar com o outro sobre temas que precisam ser discutidos. Muitos problemas que acontecem dentro das empresas são provocados por falhas e ruídos na comunicação e essas redes sociais tendem a diminuir isso.

Facilidade de home office

Se determinados funcionários prestam serviços para a sua empresa de casa, o chamado home office, esse é mais um motivo para investir nessas redes. Eles não estarão presencialmente no ambiente de trabalho, mas vão poder acompanhar tudo o que está acontecendo por lá em tempo real, ou seja, é uma excelente ferramenta de integração.

Diminuir a quantidade de e-mails

Quantos e-mails relacionados a assuntos da empresa chegam em sua caixa de entrada todos os dias? É possível que sejam muitos, tantos que acabam congestionando a rede, a ponto de você nem ler tudo aquilo que recebe. Portanto, essa é outra vantagem da rede social corporativa, com ela será possível reduzir o envio de e-mails sem prejudicar a comunicação.

Captação de feedback

No dia a dia, às vezes falta tempo para dar um feedback bacana aos colaboradores, que realmente os ajudem a melhorar o trabalho realizado. Fazer isso online acaba sendo muito mais rápido e prático, porém, igualmente funcional.

Além dessas, existem outras vantagens, como a possibilidade de armazenar ideias, integrar funcionários que não tenham perfis nas redes sociais convencionais (se esse for o caso) e até dar uma oportunidade a mais para que os colaboradores exponham os seus pensamentos, afinal, eles podem ser muito úteis.

E caso a empresa resolva envolver clientes na rede social corporativa, ainda vai poder ter um feedback instantâneo deles, apontando um caminho para melhorar o produto ou a prestação do serviço. Processo mais rápido e barato do que a montagem de uma pesquisa de mercado, por exemplo, e que pode surtir resultados semelhantes.

Aumentar os resultados da comunicação interna com redes sociais corporativas

Esse assunto ainda é muito recente, por isso, não há uma quantidade muito grande de pesquisas em relação a ele. Mas, é possível citar um estudo que foi feito para a revista norte-americana Business Week, o qual comprovou que as empresas que investiram tanto em mídias sociais quanto em redes sociais corporativas tiveram um significativo crescimento de receita, de pelo menos 18% ao ano.

Portanto, se você deseja uma solução em comunicação interna para a sua empresa, algo que realmente funcione na prática, que facilite os processos e que traga retornos (inclusive financeiros), saiba que as redes sociais corporativas podem ser o sistema que está procurando.

Usar a tecnologia em favor dos próprios negócios é uma maneira inteligente de se relacionar com eles, lembre-se disso sempre. As empresas que se acomodam, que não acompanham as inovações tecnológicas e nem procuram se renovar vão se apagando pouco a pouco.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.