Tudo começou em 1994, quando o termo intranet foi pela primeira vez introduzido no âmbito de administração de empresas. Apenas dois anos depois, cerca de 50% das organizações de maior economia mundial já haviam desenvolvido suas próprias intranets.

A intranet vem se popularizando no Brasil e no mundo de modo cada vez mais expressivo. E a razão é compreensível: ela possibilita o acesso fácil, rápido e eficaz de informações em todos os setores da empresa. Além disso, sua implementação traz uma série de vantagens, que vão desde o aumento da produtividade à diminuição dos custos.

A seguir, confira o que é intranet, como funciona e quais são suas principais vantagens e desvantagens.

O que é Intranet?

As intranets consistem em redes corporativas que tem como principal objetivo a concentração das informações internas da organização em um mesmo ambiente. Com isso, tais informações passam a ser acessadas com muito mais rapidez e facilidade pelos funcionários autorizados (que podem ser de qualquer setor da empresa).

A intranet centraliza informações de todos os tipos que são fundamentais para o desenvolvimento das tarefas e atividades da empresa. Neste caso, é possível que o departamento de marketing da instituição divulgue informações referentes às promoções e campanhas da empresa; enquanto isso, o setor de RH pode atuar na divulgação das vagas em aberto da instituição e o setor financeiro, na disponibilização de uma planilha de acesso para todos os funcionários, onde eles possam informar suas despesas.

Como funciona?

Agora que você já conhece o conceito de o que é intranet, deve estar se perguntando como ela funciona. A intranet é uma rede de computadores muito similar à internet, porém, de uso exclusivo daquela determinada empresa. Para funcionar, ela utiliza a infraestrutura e tecnologia da internet de um lado (por meio do protocolo TCP/IP) e as informações da empresa de outro. Sendo assim, a intranet é um tipo de sistema acessado exclusivamente pelos computadores e usuários da empresa.

Dentro da empresa, é comum que cada departamento tenha informações importantes a serem compartilhadas com todos. A intranet, por sua vez, funciona de modo a permitir e facilitar essa troca de informações entre os mais variados setores da empresa.

Quais suas vantagens?

Uma das grandes vantagens da intranet é a sua agilidade na troca de informações. Um comunicado importante, por exemplo, pode ser divulgado em questão de instantes para todas as filiais e sedes da empresa.

Além disso, outro benefício da intranet para o marketing digital da empresa é a possibilidade de integrar todas as áreas e setores empresariais em um mesmo lugar. Sendo assim, com a intranet, nenhum projeto deixará de existir pela existência de atrito, pela falta de tempo ou até mesmo pela limitação física.

A possibilidade de armazenamento de relatórios e documentos, a criação de um ambiente empresarial dinâmico e criativo, a diminuição de erros de caráter operacionais e o aumento da produtividade também são vantagens a serem destacadas.

E suas desvantagens?

Já as possíveis desvantagens da intranet são o custo e a complexidade. Para a configuração inicial de uma intranet, os custos de implantação podem ser consideravelmente altos. Por outro lado, os valores gastos com manutenções e atualizações são mais em conta.

Muitos usuários poderão considerar o sistema intranet de difícil compreensão, o que pode fazer com que nem todos o aproveitem em sua máxima eficiência. Com uma grande gama de informações, alguns funcionários poderão ter dúvidas frequentes – sobrecarregando o setor de TI da empresa.

E agora que você já sabe o que é intranet, como ela funciona e quais são suas principais vantagens e até mesmo desvantagens, o que ainda está esperando para apostar no desenvolvimento da mesma para melhoria dos resultados da sua estratégia digital? Faça o download do nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e melhore os resultados da sua empresa e dos seus funcionários!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.