Assim como as redes sociais para relacionamentos pessoais, as redes sociais corporativas têm como objetivo conectar pessoas. A diferença é que as relações ocorrem entre profissionais e outras pessoas ligadas ao meio, como os clientes e fornecedores. Entre as principais vantagens das redes sociais corporativas está a melhora na comunicação interna, pois os profissionais possuem um meio adequado para manterem uma relação estreita visando os objetivos da empresa.

Deste modo, uma corporação pode tornar sua equipe mais conectada e atingir resultados ainda mais expressivos. Confira algumas dicas para saber melhor como usar uma rede social corporativa.

Faça da sua rede social uma biblioteca corporativa

Os perfis de pessoas em redes sociais normalmente trazem informações sobre suas vidas, profissões e hobbies. Numa rede social corporativa, isso não pode ser diferente. Uma empresa é repleta de informações, desde as relacionadas ao seu funcionamento até as unidades da empresa, valores e objetivos.

Aproveite a rede social corporativa para sistematizá-las em um local. Assim, a rede se tornará como uma biblioteca, oferecendo um banco de informações para funcionários novos e facilitando a comunicação entre funcionários.

Faça a divulgação de todos os resultados da empresa

Pode ser surpreendente, mas funcionários de diversas empresas não conhecem o resultado de seus trabalhos. Realizando suas funções diariamente, desconhecem o final de sua produção e a forma com que ela atinge um público. Isso acontece porque muitas empresas não investem em comunicação interna, o que gera insatisfação e problemas estruturais.

A rede social corporativa também pode ajudar nisso. Divulgando os resultados do trabalho da corporação é possível valorizar o trabalho do funcionário, tornando-o mais motivado a seguir trabalhando por um resultado. Tomando conhecimento de bons resultados, o funcionário também se torna mais satisfeito com o seu trabalho, tornando-se engajado às causas e objetivos da corporação.

Ofereça treinamentos com frequência

Diversas funções em empresas não exigem conhecimentos em algumas ferramentas online. Por esse motivo, não adianta apenas implantar a rede, é necessário ensinar como usar uma rede social corporativa. Oferecer treinamentos se torna essencial para que todos os colaboradores da empresa tenham acesso à plataforma e saibam utilizá-la de forma eficiente.

Ficar atento às transformações da rede também é importante! Não se esqueça de atualizar os funcionários com treinamentos toda vez que a ferramenta mudar. Além de garantir a participação na rede social corporativa, o treinamento também é um meio de integração corporativa e de aproximar os colaboradores da empresa.

Divulgue notícias e novidades de interesse da empresa

A assessoria da empresa é parte essencial na rede social corporativa. Também chamada de intranet social, a rede tem como objetivo reunir diversas informações e melhorar a comunicação interna. Nada mais eficiente para alcançar esse resultado do que disponibilizar notícias acerca da empresa. As informações deixam o colaborador atualizado e motivado. Procure divulgar notícias positivas e estimuladoras e alcance resultados ainda melhores.

Agora que você sabe como usar uma rede social corporativa, é hora de implantar o sistema e melhorar a comunicação interna de sua empresa. Acesse as dicas da Post e saiba como tornar o sistema eficiente na sua corporação. Para te ajudar ainda mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e saiba como engajar seus funcionários e colaboradores!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.