Atualmente, as redes sociais ganham espaço tanto dentro como fora das estratégias empresariais voltadas para o aumento do público-alvo e atração de um número maior de clientes. Gerar mais negócios com o uso das redes sociais corporativa já é uma opção altamente viável considerando a própria movimentação da internet nos últimos tempos.

Dessa forma, atrair novos clientes com uma rede social corporativa tem se tornado uma alternativa imprescindível para empresas de todos os segmentos e portes. A ideia é baseada na tendência do uso das redes sociais, estimulando no âmbito empresarial o acesso à mesma. Porém, essa rede deve ser corporativa e exclusiva do seu negócio, sem qualquer intervenção de terceiros. Para saber mais sobre as redes sociais, baixe o nosso ebook gratuito 'Manual completo sobre Redes Sociais'.

Redes sociais X redes sociais corporativas

Com o desenvolvimento constante da internet, é certo de que os empresários já conhecem ao certo o comportamento de seus consumidores nas redes sociais, entendendo também a importância de manter alguns canais abertos para a própria interação com o público-alvo e, também, para a divulgação de seus produtos e/ou serviços.

Enquanto isso, as redes sociais corporativas são formadas por colaboradores, comunidades e equipes que visem um mesmo objetivo final: atrair novos clientes e, consequentemente, gerar mais negócios.

É por meio dessa rede que se torna possível uma verdadeira transformação no formato de trabalho da empresa em questão, fazendo com que cada um dos funcionários da empresa esteja mais engajado e, até mesmo, mais animado com a ideia de apoiar o crescimento gradativo da instituição.

Dessa forma, a produtividade aumenta, assim como o trabalho em equipe é intensificado. As organizações apostam que as plataformas de redes sociais corporativas criam funcionários e colaboradores muito mais integrados, conectados e dispostos a realizar tarefas em equipe para a centralização das ações da empresa, atraindo novos clientes e gerando mais negócios.

Benefícios no investimento em uma plataforma de rede social corporativa

Colaboradores integrados

Certamente, a base para tudo é o envolvimento de cada um dos funcionários. Isso acontece porque, com uma grande tendência do desenvolvimento de tecnologias sociais, as organizações têm a possibilidade de remover qualquer barreira ou ruído de comunicação em seus negócios. Além disso, cada funcionário da empresa ganha uma "voz real", ou seja, uma possibilidade de opinar e de dizer o que está faltando para gerar mais negócios ou atrair mais clientes, por exemplo.

Uma pesquisa realizada recentemente afirmou, ainda, que as empresas que têm colaboradores bem engajados são extremamente mais lucrativas, já que aumentam a produtividade em 18% e dependem de 51% menos de mão de obra rotativa – isso acontece porque tais ações mantêm os funcionários na instituição.

Trabalho em equipe é intensificado

Trabalhar em equipe é, certamente, a principal forma de fazer com que uma empresa aumente a sua produtividade. E, com a produção lá em cima, há a possibilidade de geração de mais negócios. Uma equipe inovadora e bem produtiva se torna, também, mais competitiva no segmento de mercado em que a empresa atua.

Com integrantes bem conectados, o trabalho ocorre de maneira mais intensa, todos trabalham juntos e tornam a instituição maior tanto em seu âmbito interno quanto principalmente externo – sendo esse um dos grandes reflexos do trabalho em equipe.

Aliado a isso, a aposta em estratégias de marketing voltadas para o aumento do público-alvo garante que a atração e prospecção de novos clientes seja muito maior.

Gerar novos negócios

Além disso, outro grande benefício proporcionado graças à aposta nas redes sociais corporativas é a própria geração de novos negócios. Isso acontece porque as características capazes de proporcionar mais sucesso para uma empresa são: as pessoas, a comunicação entre elas e a própria cultura de valores da organização.

Aliando os três fatores, é certo de que o impacto causado pelas tecnologias sociais será capaz de verdadeiramente transformar a empresa, tornando-a maior e também mais ágil. Estudos recentes afirmaram que 64% das empresas que passam por uma grande fase de transformações utilizaram o social corporativo para estimular e para envolver os seus colaboradores, criando níveis altíssimos de engajamento e de comunicação.

Mais informações sobre a rede social corporativa

Não tem o que temer: a rede social corporativa funciona exatamente como uma rede normal. Cada um dos colaboradores criará o seu próprio perfil, que poderá oferecer novos processos, produtos ou ideias para a campanha em si.

Assim como ocorre também com outras redes sociais do nosso cotidiano, como é o caso do Facebook, por exemplo, para que cada uma das ideias se generalize e se torne uma possibilidade, os outros usuários podem curtir, comentar e. em algumas redes, até compartilhar da mesma ideia. E o mais bacana é que mais de 90% das ideias começam de uma forma e são totalmente intensificadas para a equipe, até que vão para o papel com um concreto planejamento de negócios.

Além disso, outras pesquisas que envolvem as vantagens das redes sociais corporativas afirmam que quase 15% de todas as ideias que nascem no projeto são analisadas ou então colocadas em prática, sendo elas consideradas "ideias potenciais".

Os especialistas ainda afirmam que as redes sociais são, hoje, o método mais eficaz para estimular novas ideias e garantir que o processo de evolução ocorra com eficácia em uma determinada empresa. Com novos conceitos, ao invés de apostar unicamente em novos produtos, é certo de que será possível desenvolver ideias e produtos que sejam muito mais atraentes para o público-alvo da empresa, aumentando a atração dos clientes e a própria geração de mais negócios.

Pois é, as redes sociais corporativas realmente se transformam em uma plataforma capaz de estimular o trabalho em equipe e garantir a inovação em cada um dos processos da empresa em questão, motivo pelo qual você deve pensar na possibilidade de implantá-la no seu negócio, para gerar mais clientes e negócios de uma forma geral.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.