O Google Adwords nada mais é do que um sistema de links patrocinados do próprio buscador, que conta com uma série de benefícios para pequenas, médias e grandes empresas de atuação em qualquer segmento. Isso porque essa é a chance da empresa de se tornar visível no maior buscador de todos os tempos: o Google. Mas, para isso é necessário traçar um objetivo. Hoje, o Google Adwords é utilizado para divulgar produtos, serviços, promoções e demais informações relativas à marca.

E para criar um anúncio que realmente traga os esperados resultados, confira neste artigo 4 dicas de como fazer anúncios no Google Adwords. Vamos lá?

Use palavras-chave no texto do anúncio

A primeira dica de como fazer anúncios no Google Adwords é utilizar no texto do anúncio, palavras-chave relacionadas ao seu negócio. O texto criado em seu anúncio deve conter palavras-chave que realmente chamem a atenção do seu público-alvo. Se o seu objetivo é divulgar um novo suplemento alimentar, por exemplo, não hesite em adicionar essa palavra-chave à sua produção. E o motivo é simples: vamos imaginar que você, como consumidor, esteja procurando perfumes para comprar na internet. A sua pesquisa no Google certamente contará com “perfumes online” ou “comprar perfumes” e se destacarão na pesquisa as empresas que utilizaram tais palavras-chaves.

Não use palavras-chave duplicadas

Usar palavras-chaves duplicadas é algo que definitivamente não pode fazer parte da sua estratégia digital de como fazer anúncios no Google Adwords. Quando você utiliza palavras-chaves duplicadas (ao invés de manter o foco em uma), você faz com que seus anúncios deixem de concorrer com os verdadeiros concorrentes para concorrer entre si.

Esse erro prejudica também os próprios resultados das suas campanhas de Google Adwords, uma vez que o Google mostrará apenas um anúncio com essa palavra-chave (e de cada anunciante) nas páginas de resultados de quem realiza a busca.

Teste antes, durante e depois da campanha

Para que os resultados desta estratégia de marketing digital sejam realmente positivos, é necessário testar não só antes, como também durante e depois.

O “pré-anúncio” deve ser baseado em pesquisas, definição de objetivos e recolhimento de informações no geral. Com a campanha já montada e no ar, é necessário avaliar como vai o seu rendimento – como estão sendo as visualizações? E os objetivos com a campanha (que pode ser de venda ou de aumento de visibilidade, por exemplo) estão surtindo efeito?

Com a campanha finalizada, os testes não param por aí. Realize a análise dos resultados para posterior repetição ou mudança total de planos.

Tome cuidado com os leilões de palavras-chave

Entrar em leilões super disputados para conseguir uma lista extensa de palavras-chave pode ser uma grande perda de dinheiro – e de tempo.

Sendo assim, prefira sempre utilizar termos mais específicos e relacionados ao seu negócio, mesmo que eles tenham um volume menor de buscas. Isso porque depois de algum tempo, tais palavras podem atingir um número tão alto de procuras no Google, como outras que hoje são valorizadas e amanhã podem já não ser tão relevantes na hora de fazer anúncios no Google Adwords.

E agora que você já sabe como fazer anúncios no Google Adwords, o que está esperando para criar as suas campanhas para divulgação no maior buscador de todos os tempos? Para te ajudar em suas campanhas no Google, baixe o nosso e-book gratuito 'O Guia completo dos Links Patrocinados' e faça campanhas de sucesso!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.