O Inbound Marketing é um conceito importante que revolucionou a forma de se comunicar com clientes. Trata-se na verdade de uma união de ações que fazem da estratégia digital algo mais completo, que mais do que simplesmente oferecer um produto ou serviço, acompanha e mantém o interesse do consumidor sempre presente.

É uma forma de conquistar e fidelizar um novo consumidor que está cada dia mais exigente. O conteúdo e a forma podem ser infinitos e mudam de acordo com cada público-alvo, momento e objetivo diferente. E esta complexidade é a principal razão pela qual terceirizar o inbound marketing é a melhor opção. Vamos entender porque terceirizar o Inbound Marketing?

Inbound não possui fórmula pronta e fácil

Explicar como se deve aplicar o Inbound Marketing é uma tarefa simplesmente impossível. Não há como mostrar uma receita de bolo que se aplique a qualquer tipo de negócio, marca ou produto. Afinal, o Inbound Marketing totalmente exclusivo é a união de diferentes conhecimentos e estratégias que englobam o universo do marketing digital aplicados especialmente a cada caso.

É preciso, portanto, se preocupar com cada ponto: conhecer a fundo o público-alvo, as diferentes plataformas disponíveis, os formatos de conteúdo e até as linguagens que mais se adaptam a cada momento. Isso sem falar no tempo e na dedicação que deve ser empregada em cada fase, já que o trabalho de comunicação focado no Inbound Marketing deve ser feito com acompanhamento a curto e a longo prazo, medindo cada etapa com o máximo de cuidado possível, ajustando as estratégias sempre que for necessário.

Tudo isso é preciso porque o Inbound Marketing é diferente de outras formas tradicionais de comunicação. Ao invés de interromper ou buscar o cliente onde ele está, ele cria formas de garantir que o público venha até a marca, que deseja estar presente e, o mais importante, se mantenha por perto tempo suficiente para fazer a decisão e se manter fiel.

Ele deve ser feito com exclusividade

Por todas estas características, uma estratégia que é utilizada em alguma marca jamais poderá ser aplicada em outra, mesmo que o segmento de mercado seja semelhante ou até igual. Portanto, por mais que nos inspiremos em outras táticas, a única forma para alcançar o sucesso para o Inbound Marketing é a exclusividade absoluta. E este é um dos principais motivos porque terceirizar o inbound marketing é tão importante, principalmente para pequenas empresas que possuem times mais enxutos. A complexidade do inbound marketing necessita de total dedicação e somente uma equipe especializada e pronta para dedicar tempo em todas as etapas. Assim ela é capaz de construir algo duradouro e que traga resultados constantes.

Afinal, a cada etapa do processo podem surgir novidades que alterem por completo todos os passos que haviam sido planejados e que demandem decisões a curto prazo a respeito dos formatos, das linguagens e até do timing utilizado para conquistar e manter o público-alvo sempre interessado. O inbound marketing é sempre construído em uma via de duas mãos, isto é, a resposta e a interação que os clientes e prospects vão transmitindo durante o processo ajudam a construir uma estratégia ainda mais eficiente e que resulte em vendas qualificadas e aumentem o lucro da empresa.

Possui um custo menor

Esse é um dos maiores motivos do porque terceirizar o inbound marketing. Você deve ter percebido que colocar uma estratégia de inbound marketing em prática demanda tempo, dedicação e uma grande equipe totalmente focada, todos os dias. Ou seja, o custo de investir em uma empreitada como esta sozinho, por mais que resulte em bons números, ainda fica alto demais para grande parte das empresas. Por isso, este tipo de trabalho acaba sendo praticamente impossível de ser feito quando se tem uma equipe pequena e multitarefa, e somente grandes instituições podiam aproveitar destes benefícios. Aí vem então o principal ponto porque terceirizar o inbound marketing é tão positivo: o barateamento dos preços.

O custo apresentado por empresas especializadas em inbound marketing é infinitamente menor do que se comparado com a necessidade de contratação de profissionais que ficarão exclusivos para esta demanda in company. Afinal, as empresas conseguem dividir o valor total entre todos os clientes, sem que seja preciso baixar a qualidade dos serviços entregues. Isso sem falar que contar com um parceiro especializado em marketing digital para tocar este tipo de empreitada é muito mais relevante, já que por estar diretamente neste ramo, mantém um alerta constante para as últimas novidades do setor e investe constantemente na formação e treinamento de profissionais especificamente para este fim.

Oferece tempo menor de esforço para a empresa

O custo é importante e interfere diretamente na lucratividade das empresas. Mas há outros recursos igualmente importantes que devem ser levados em consideração na hora de decidir pela terceirização ou internação de um serviço como este. Trata-se do tempo, este recurso tão escasso, também é outro fator a ser considerado na hora de optar pela terceirização das estratégias de inbound marketing e afins. Afinal, tudo no processo é demorado e complexo. Somente a construção de um planejamento como este demanda tempo, profundo conhecimento e pesquisas constantes.

O acompanhamento diário e a investigação a respeito de novas tendências também são essenciais para um bom trabalho na área e tamanha dedicação acaba tomando grande parte do dia de um profissional indispensável para a empresa. Para alcançar o resultado nos dias de hoje, as equipes de marketing vêm diminuindo de tamanho e focando em atividades realmente indispensáveis, como por exemplo, o apoio à equipe interna de vendas e formas para garantir uma boa experiência de compra.

Entendeu porque terceirizar o inbound marketing? Não perca mais tempo, dinheiro ou até momentos tão importantes de decisões para seu negócio, focando no inbound marketing de forma interna. Terceirize esta operação para um parceiro competente, otimize seus resultados e garanta um longo caminho de realizações. Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'O Guia Definitivo do Inbound Marketing' e realize estratégias de sucesso para sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.