Toda empresa busca estabelecer uma comunicação mais eficaz com seus clientes. Com o avanço da tecnologia, é preciso procurar sempre por maneiras inovadoras de fazer isso - até porque, com a concorrência, fica cada vez mais difícil prender a atenção do público. Por isso, a área do marketing (e principalmente do marketing digital) está sempre se renovando.

Uma das mais novas estratégias é o uso de notificações push. Elas vem dando muito certo nos mais diversos segmentos. Confira neste artigo o que são as notificações push, como elas podem ser úteis para o seu negócio e como começar a utilizá-las!

O que são as notificações push

Pense em como você usa o seu celular. Sempre que há uma nova mensagem do WhatsApp, ou qualquer notificação de um outro aplicativo, você provavelmente a vê surgindo na parte de cima do seu aparelho, certo? Essas são as notificações push. Só que, diferente do que muitos pensam, ela não está restrita apenas aos aplicativos, e nem mesmo apenas ao mobile. Elas podem ser inseridas no contexto de um site, no navegador mesmo, e funcionar tanto em smartphones quanto em desktops ou tablets. O ponto mais importante aqui é a permissão; para receber as notificações push, é preciso permitir o acesso.

Porque colocar notificações push no seu site

Essas notificações são um canal extra de contato com seu público-alvo, e pode ser personalizada para cada cliente. De acordo com a experiência dele no seu site, ele poderá receber conteúdo ou ofertas específicas, o que aumentará o engajamento e as chances de conversão em vendas. Além do mais, ele terá permitido esse contato. Só isso, por si só, já significa que há um interesse prévio no que sua empresa ou marca tem a oferecer.

Portanto, as notificações push criarão uma ligação mais aprofundada com os clientes e tornará mais simples o acesso deles ao que você tem a mostrar.

Como fazer

Agora que você já sabe o que são as notificações push, é hora de entender como fazê-las!

A forma exata com a qual elas devem ser programadas depende do aplicativo ou site que você está usando. No primeiro caso, é provável que haja uma opção já habilitada para isso; no segundo, talvez seja necessário instalar um plugin ou serviço adicional. De qualquer forma, não é muito difícil ativar as notificações, mas sim saber o que escrever nelas.

Seja sucinto e direto; faça com que o consumidor entenda a premissa mas tenha que clicar para verificar o conteúdo. Aposte numa boa dose de revelação e de suspense!

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.