Hoje o funil de vendas é uma das melhores e mais importantes ferramentas para o marketing digital, pois ele ajuda a mapear todas as etapas e processos da venda, convertendo leads em clientes que promovam a sua marca. Em geral são divididos em três partes: topo (atração), meio (conversão) e fundo (venda).

Ao longo desse artigo você entenderá ainda mais o quão importante é o funil de vendas para o marketing digital e como ele, sendo bem empregado, irá aumentar significativamente as suas vendas. Preparado? Então vamos começar.

Guiando o caminho do cliente

funil de vendas tem como objetivo guiar leads por todas as etapas até se tornarem clientes fidelizados a sua empresa. Sabendo determinar que tipo de estratégia de marketing digital utilizar para cada lead e cliente, além de facilitar o caminho para o seu comprador em potencial, também ajudará o seu time de vendas. Este grupo já não precisará se preocupar em capturar leads a qualquer custo, afinal a partir de agora eles estarão no caminho certo e chegarão ao seu conhecimento para o fechamento do negócio.

Informando para conquistar

Para garantir que seus leads sigam o caminho desejado durante o processo, o que você deve fazer é nutri-los com conteúdos relevantes. A alimentação dos leads é feita baseada na etapa do funil de vendas em que cada contato esteja ele, seja no topo, meio ou fundo, não só para despertar seu interesse, mas para fazer com que continuem seguindo adiante. Desenvolva para cada fase um conteúdo único, que atenda a necessidade do seu futuro cliente.

Uma boa forma de fazer com que seus leads engajem com o seu conteúdo, é criar uma série de conteúdos que abranjam todas as suas potencialidades, sejam postagens em blog, infográficos, e-books, vídeos ou qualquer outra mídia que você possa passar algum tipo de informação. Em um e-commerce, por exemplo, as páginas de produtos podem entregar mais informações através de vídeos e ainda apresentar comentários dos compradores, o que deixará seu potencial cliente mais seguro.

Convertendo lead em cliente com o funil de vendas

Após nutrir seus leads com conteúdo relevante e valioso, eles estarão preparados para seguir adiante pelo seu funil de vendas, caminhando para o objetivo final que é a conversão.

Parabéns, você ganhou um novo cliente!

Uma vez que um lead foi convertido, você não pode perdê-lo, é preciso mantê-lo. E qual a melhor forma de fazer isso? Nutrindo ainda mais com informações que tenham um conteúdo tão bom quanto o inicial, mas agora com o foco em demonstrar outros atrativos que a sua empresa oferece. Siga este esse caminho! O bom relacionamento com seus clientes gera fidelização, fazendo com que sempre comprem com você. Nunca esqueça que vender para um cliente fidelizado é bem mais fácil e barato do que conquistar novos.

E agora o que acha de usar o funil de vendas de uma maneira estratégica e atrair ainda mais compradores? Então vá em frente! Comente aqui abaixo e curta a nossa página do Facebook para receber mais informações que irão lhe ajudar a captar novos clientes. Ponha tudo em prática! 

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.