Se você tem seu próprio negócio ou está à frente da gestão de uma marca sabe que é preciso estar em constante busca pela melhora dos resultados e isso, passa pelo aumento das vendas.

Dentro deste contexto, é cada vez mais importante, conhecer o conceito de funil de vendas, que nada mais é do que a união de estratégias que levam o consumidor do primeiro contato, até a decisão de compra, passando por cada uma das fases com sucesso.

Portanto, saber como gerenciar o funil de vendas e cada uma de suas fases é fundamental, já que ele garante resultados cada vez mais positivos. Veja a seguir algumas dicas!

Captação de leads

Para saber como gerenciar o funil de vendas é preciso aprender antes sobre como captar leads. Leads é o nome que damos aos prospects, ou seja, pessoas que podem se tornar possíveis clientes.

Estes leads podem vir de várias formas, desde uma simples visita à sua loja, ou ao seu site. Aliás, quando se trata de funil de vendas, a sua aplicação funciona muito melhor nas estratégias online, através da criação de conteúdos relevantes.

Para ter sucesso na captação de leads, o primeiro passo é compreender profundamente o seu público-alvo, descobrir que tipo de conteúdo pode chamar mais a atenção e principalmente, quais são seus comportamentos de compra. Isto é, quais são os passos que levam da simples busca pela informação até a realização da compra.

Este conhecimento é primordial para saber em que momento ele se encontra e em qual fase do funil ele está. Assim, é possível aplicar as estratégias perfeitas para levá-lo a próxima etapa.

Nutrição de leads

Mas não adianta deixar tudo acontecer sozinho, já que mesmo que o lead tenha o primeiro contato de forma natural, dificilmente vai ultrapassar as fases caso sua empresa não faça nada a respeito.

A nutrição destes leads é fundamental para o sucesso de seu funil de vendas. Isso quer dizer que não basta conquistar seus prospects na primeira fase, com um excelente conteúdo ou então conseguir que ele deseje realizar a compra com sua empresa.

É preciso manter este contato, ajudar para que ele siga adiante e garantir que este desejo de compra continue em alta até que a necessidade realmente se faça presente e a decisão aconteça. Para isso, a nutrição destes contatos e o relacionamento é fundamental.

Isso pode ser realizado através do envio de materiais, como, por exemplo, ainda mais conteúdo, novidades e muito mais. Para isso, ferramentas de automação de marketing são sempre a melhor escolha.

Prospecção de leads

Para finalizar é preciso agir na hora certa, entrando em contato na hora em que os leads atingirem a última etapa do funil. Afina, é neste momento em que ele tomará a decisão final e, ao invés de comprar em outra empresa, optará pela sua.

O contato deve ser direto o suficiente para atingir exatamente a dor do lead e entregar diferenciais que façam com que ele finalmente realize a compra. Isso pode ser feito por um vendedor experiente ou até via automação de marketing, com materiais bem direcionados e oferecendo a solução perfeita.

Com estas dicas, vai ficar muito mais fácil saber como gerenciar o funil de vendas e conquistar um faturamento cada vez melhor.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.