Quando existe um setor e uma equipe de vendas, que pode ter de 2 até centenas de vendedores, é importante que a empresa defina as metas que devem ser buscadas por essa equipe. Da mesma forma, quando o número de vendedores é reduzido, muitas vezes sendo apenas um funcionário, é importante definir metas alinhadas ao objetivo da empresa sobre o quanto é necessário vender.

Metas para equipes de vendas consideram o médio e longo prazo. Individualmente, cada vendedor também precisa de metas próprias, a curto prazo, indicando o que deve ser trabalhado em cada momento e quais são as entregas desejadas.

Apresentamos agora alguns exemplos de metas que podem ser estabelecidos para equipes e vendedores. Nossa principal referência aqui é o livro Receita Previsível (Predictable Revenue), de Aaron Ross. Você é a melhor pessoa para avaliar bem a estrutura, necessidades e detalhes do mercado, da empresa e do processo de vendas. Tudo deve ser adaptado para a realidade do seu negócio, ok?

Metas para equipe de vendas

Essas metas são mais generalistas voltadas para o que o setor de vendas precisa entregar para a empresa dentro de um mês ou períodos mais longos. Essas metas devem estar estabelecidas de acordo também com um planejamento, o que ajuda a distribuir os vendedores em diferentes projetos/produtos ou outras necessidades.

Relembre:

Como definir metas SMART para o processo de vendas

Veja os exemplos de metas para a equipe ou setor de vendas:

  • Qualificar XX leads Inbound ou Outbound;
  • Entregar XX oportunidades para negócio;
  • Fechar X vendas com novos clientes;
  • Fechar X vendas/renovações com clientes fidelizados;
  • Atingir valor X de receita em vendas;
  • Entregar métricas em relatório de acordo com os KPIs de vendas.

Estes valores X só podem ser definidos após uma análise profunda sobre o mercado, o perfil de cliente ideal (ICP) e a própria empresa. Lembre que essas metas devem ser bem definidas e divulgadas entre os vendedores, afinal elas são uma orientação sobre em que ponto o trabalho deve chegar a longo prazo (um semestre ou um ano, por exemplo).

Metas para vendedores

Vamos dividir aqui metas individuais para três categorias de vendedores: iniciante (em treinamento), intermediário e avançado. Seu funcionário poderá passar pelas 3 fases, ou até mesmo sua equipe pode concentrar membros em cada uma delas. Esse cenário é interessante por possibilitar o treinamento entre os vendedores, que podem passar a própria experiência para os mais novos.

Não se esqueça que todos os vendedores devem passar pelo treinamento para conhecer a empresa e seus produtos, os conceitos utilizados, as técnicas de prospecção e o processo de venda no geral. Essa fase inicial garante que as metas individuais ou de equipe estejam claras e bem definidas.

Aqui estão os exemplos, lembrando que essas metas são curtas, cumpridas em um dia ou até uma semana:

Vendedor Iniciante

  • Enviar de 20 a 50 e-mails em Outbound para novos contatos;
  • Discutir e conhecer o ICP;
  • Montar uma lista de pelo menos 5 contas e seus contatos no sistema;
  • Ligar para 5 leads antigos do sistema;
  • Simular ligações e prospecção com colegas;
  • Rascunhar sua agenda semanal com número de contatos por telefone; número de e-mails para envio, etc.

Vendedor Intermediário

  • Enviar 100 e-mails para novos contatos na semana;
  • Praticar o acompanhamento e respostas de e-mails;
  • Fazer 5 ligações de prospecção por dia;
  • Rascunhar um dashboard (painel de controle) do CRM utilizado;
  • Configurar relatórios dentro das ferramentas;
  • Praticar ligações de mapeamento para encontrar os decisores pela compra (exemplo, falar com secretárias de CEOs, gerentes de áreas a parte, etc).

Vendedor Avançado

  • Mapear grandes contas e criar listas a partir de documentos de maiores empresas de cada setor de interesse;
  • Organizar seu plano mensal de contatos, objetivos, métodos e métricas;
  • Acionar leads antigos de oportunidades perdidas;
  • Agendar demonstrações ou diagnósticos;
  • Construir relatórios das ações;
  • Definir 3 objetivos para cada dia de trabalho.

Os números citados aqui são sugestões, porém alcançáveis. Considere, com o desenrolar do treinamento, quantos leads devem ser contatados para conseguir uma venda, quantos contatos precisam ser feitos e o templo do ciclo de vendas para ajustar essas metas.

Luciana Gameiro
Luciana Gameiro
Luciana Gameiro

É jornalista e especialista em Comunicação e Marketing Digital. Redatora e analista das estratégias de Inbound. Está no canal da Post e sempre atualizada nos últimos memes.