Em termos de marketing digital, uma das modalidades que mais cresce é o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo, como o próprio nome já indica, consiste na geração de conteúdo para diversos fins. Dentre estes fins, destaca-se o aumento de tráfego para o site (desde que o conteúdo seja relevante para o público-alvo), a promoção de produtos e/ou serviços oferecidos por você ou sua empresa, a promoção de seus eventuais parceiros de negócio, dentre outros.

E uma das formas de geração de conteúdo mais eficazes é, sem nenhuma dúvida, os e-books. Mas o que é e qual a importância do ebook? Um e-book nada mais é que um livro digital, confeccionado de forma digital e com o propósito de circular em meios digitais. Vamos analisar com mais detalhes a relevância dos e-books para os negócios, sejam eles totalmente online ou mistos.

Por que investir na produção de e-books?

São vários os motivos. Um dos primeiros é seu baixo custo (em muitos casos, sai totalmente de graça), já que eles não precisam passar por impressão. Além disso, eles são capazes não só de promover seus produtos ou serviços, mas também de tornar você ou sua empresa referência no ramo de atuação. E-books com conteúdos relevantes e bem confeccionados, tanto em termos de escrita quanto em termos de diagramação, pode tornar sua empresa top mind.

Por fim, é necessário levar em conta a interação que o leitor estabelece com um do ee-book, pois através de hiperlinks a leitura se torna muito mais atrativa e interativa.

Como devo fazer um e-book?

Agora que você já sabe qual a importância do ebook, vamos fazer aqui um passo a passo básico com as etapas e tarefas que devem ser levadas em conta e realizadas para uma produção de um e-book. Dessa maneira, além de você aprender qual a importância do ebook, você mesmo poderá confeccionar um:

  • Defina um tema: assim como qualquer outra estratégia digital, seu e-book deve ter um propósito. O ideal é concentrá-lo em um tema que seja ao mesmo tempo relevante e útil ao seu público-alvo e que possibilite a promoção (indireta) de determinado produto ou serviço;
  • Atente à estrutura e extensão do texto: e-books voltados para negócios não costumam ultrapassar 30 páginas. Por isso, seu texto deve ir direto ao ponto. A divisão em capítulos curtos e topicalização do texto, além de permitir maior objetividade, tornam a leitura de seu e-book mais dinâmica;
  • Utilize outras formas de texto: texto não são apenas aqueles compostos com palavras. Fotos, imagens e gráficos devem ser utilizados, pois eles enriquecem o livro e tornam a leitura menos cansativa;
  • Escolha o formato EPub: apesar do PDF ser bastante popular entre os e-books, o formato EPub é mais interessante, pois torna o livro responsivo, ou seja, adaptável a qualquer tamanho de tela, possibilitando uma leitura de qualidade em smartphone, tablet, notebook, desktop e qualquer outro dispositivo com acesso à internet;
  • Dedique tempo à formatação e diagramação: escolha da fonte, espaçamento entre linhas e parágrafos, títulos com fonte maior, cores para diferenciação de partes do livro, todos esses são recursos de formatação que tornam o livro mais interessante e, principalmente, profissional. Atente a estes e outros recursos de formatação;
  • Texto é fundamental: por mais belo e agradável que seu livro esteja esteticamente, se o texto estiver com erros de ortografia ou falta de coerência, o e-book perderá toda a credibilidade, chegando mesmo a prejudicar seu negócio. Por isso preste muito atenção ao texto;
  • Publique: redes sociais, blog da empresa, blog de parceiros, plataformas de publicação digital, todas são ótimas plataformas para a publicação de seu e-book. Para a escolha de uma ou mais plataformas, deve-se considerar o público, ou seja, em quais plataformas ele está presente.

Esperamos que você tenha entendido qual a importância do ebook para seu negócio e, principalmente, que você se engaje nesta eficiente, eficaz e barata estratégia digital! Para saber mais, faça o download do nosso material gratuito 'Manual Completo sobre Marketing de Conteúdo' e alcance cada vez mais pessoas com conteúdos de qualidade!

 

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.