As redes sociais atualmente estão entre as principais formas de comunicação humana. Nas empresas não poderia ser diferente e, por isso, as redes sociais corporativas vieram para ficar. Estimulando a comunicação interna - isto é, entre os colaboradores de uma empresa - as redes são uma nova forma de conectar profissionais e torná-los mais motivados e informados acerca de seus trabalhos.

O resultado não poderia ser melhor: com colaboradores satisfeitos, os resultados melhoram e a empresa cresce ainda mais. Vamos ver no artigo de hoje 3 métricas da rede social corporativa!

O que é rede social corporativa?

As redes sociais corporativas funcionam da mesma forma que as redes regulares: são plataformas de interação virtuais que reúnem diversas pessoas. O que muda nas redes corporativas é que as pessoas que fazem parte da ferramenta são colaboradores de uma empresa e a interação é totalmente profissional. O objetivo dessas redes é tornar a comunicação interna mais efetiva, de modo que os funcionários conheçam melhor as informações e resultados da empresa, tornando-os mais motivados e melhores relacionados profissionalmente, o que possivelmente garantirá um avanço na corporação.

Uma rede social corporativa também pode reunir fornecedores, clientes e outros públicos relacionados a uma empresa. Normalmente, a plataforma traz notícias, informações, resultados e ferramentas para a interação virtual de seus participantes. Para avaliar a eficiência de uma rede em melhorar a comunicação interna, existem algumas métricas da rede social corporativa que podem ser aplicadas em redes sociais corporativas. Conheça algumas delas!

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento se refere à quantidade de vezes que um colaborador interage na rede social corporativa. Esta interação pode ocorrer através do número de acessos, por exemplo. Controlando quantas vezes cada colaborador acessa a rede, é possível constatar metricamente a sua participação nos temas relacionados à empresa.

Para uma avaliação mais precisa, uma empresa pode avaliar a interação ativa dos usuários da rede, como curtidas e comentários. Esta métrica é de grande importância para avaliar as táticas de comunicação empresarial utilizadas. Se o engajamento estiver baixo, a empresa pode retrabalhar o conteúdo e a abordagem da rede social corporativa, por exemplo.

Densidade de usuários

Uma pequena fórmula pode ajudar a medir a forma com que os colaboradores estão se relacionando na rede social corporativa. Para começar, vamos aplicar uma legenda para a realização do cálculo:

R: número de relacionamentos já existentes, ou seja, pessoas que já estão conectadas entre si na rede;
R1: número total de possibilidades de relacionamentos com o número de pessoas integradas a rede;
N: número de colaboradores integrados a rede.

Para calcular o número de R1, a fórmula é a seguinte: N*(N-1). Para fazer o cálculo de densidade de usuários, a fórmula fica assim: R/R1

Apesar de parecer bastante teórico, o resultado desse cálculo reflete na rede social de forma bastante prática. Se o número que resulta do cálculo for baixo, é importante pensar em diferentes formas de interação entre colaboradores, para que a rede de fato contribua para a comunicação interna.

Colaboradores aderentes

Outra das métricas da rede social corporativa é a que mede quantos funcionários da empresa aderiram à rede social corporativa. A vantagem dessa métrica é acompanhar se a adesão aumenta ao longo do tempo e, do mesmo modo, não diminui após os primeiros meses. Para manter o sucesso da intranet social, é importante acompanhar esta métrica, pois ela demonstra se a rede continua dando resultados.

As métricas da rede social corporativa auxiliam a avaliar o sucesso da plataforma e corrigir erros de abordagem. Se você quer aplicar uma rede ou repensar os moldes da sua, acesse nossas dicas para redes sociais corporativas e atinja maiores resultados. Para saber mais sobre como melhorar os resultados da sua empresa, baixe o nosso e-book gratuito 'Como aumentar a produtividade da sua startup' e aumente as vendas da sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.