Nos dias atuais, com o avanço desenfreado da tecnologia e da internet na vida das pessoas, a utilização das mídias digitais tornou-se o principal trunfo das empresas no que se refere à construção de uma imagem que gere credibilidade e cative cada vez mais novos clientes. Os meios de comunicação digital tornaram-se verdadeiras ferramentas para promover esta imagem e ganhar novos públicos.
Para conseguir formar uma reputação estável e confiável, as corporações têm se dedicado ao máximo em criar estratégias de marketing digital voltadas principalmente à produção de conteúdo de qualidade que contribua de alguma forma com a expectativa do potencial cliente, usando algumas plataformas bastante proveitosas, como os blogs, sites da própria empresa, além das redes sociais mais conhecidas e determinantes em de ganho de audiência, como o Facebook e o Twitter, por exemplo.
Entretanto, para que você conheça de forma aprofundada alguns fundamentos básicos utilizados no marketing digital, que permitam que sua empresa ganhe clientes e ainda fique com uma boa imagem, vamos explicar o conceito básico de marketing digital e como ele pode, e muito, ajudar.
Conceito de Marketing Digital
Existem muitos conceitos predefinidos para o marketing digital, mas a meu ver, o que melhor o define é:
"O marketing digital é uma soma de medidas estratégicas implementadas nos meios digitais, com o objetivo de adquirir e fidelizar clientes, atrai-los e, consequentemente, aumentar a participação no mercado".
Por isso, para que o ele seja executado da forma correta, atingindo os objetivos desejados, é necessário que um planejamento seja elaborado tendo como alicerce os pilares básicos do marketing tradicional: qual o público-alvo, a mensagem que quer se passar, quais as mídias que podem ser utilizadas para tal e qual a necessidade do público.
Praticamente, o meio digital tornou-se uma das mais relevantes alternativas para se manter e avançar no mercado para as corporações, principalmente com um número tão crescente de usuários conectados 24 horas por dia, um fenômeno chamado pelos especialistas de simbiose digital. Além disso, a internet, ao contrário do marketing tradicional, é um pouco mais vantajosa, pois traz um retorno mais concreto, que pode ser calculado com métricas, é capaz de atingir até um número maior de pessoas em menos tempo, além de possibilitar uma maior aproximação com o público.
buyer personas, uma ferramenta preciosa do marketing digital
Agora que você já possui uma noção básica do que é marketing digital, vamos explicar sobre um meio extremamente valioso e imprescindível para aqueles que pretendem realizar este planejamento de maneira eficiente e melhor elaborada: a criação da buyer personas ou também chamada persona. Você sabe o que é buyer persona? Este é o termo usado para designar representações, personagens fictícios que representam o perfil comportamental dos clientes em potencial e o que eles necessitam.
Para que a empresa possa alcançar novos leads e revertê-los em futuros clientes, é essencial que se saiba fisgá-los da maneira correta. E, para fisgá-los, a empresa tem de saber com que está lidando. Eles são um tipo de modelo, de guia, para os profissionais da empresa. Por isso, é dado a buyer persona um nome e um perfil fictício.
Vale ressaltar que, devido ao acesso ampliado à informação, os clientes nos dias de hoje, ao procurarem por um determinado produto ou serviço, já estão devidamente informados e já sabem exatamente o que querem. Razão pela qual a empresa e seus profissionais de marketing devem se preocupar tanto em conhecer os clientes certos, ou seja, aqueles que certamente serão seus clientes, comprarão seus produtos e contratarão seus serviços. Simples assim. Desta forma, com uma buyer-persona bem definida, a empresa conseguirá ser bem-sucedida sem dúvida alguma!
Mas para chegarmos até essas personas, a corporação deve seguir alguns passos decisivos e importantes para pesquisar as informações referentes ao perfil de seus clientes, como demografia, nível de escolaridade, principais necessidades e desejos, o que espera da empresa, quais são seus desafios, metas, etc. Como descobrir? Confira nas dicas citadas abaixo:
Passo a Passo de como criar uma Buyer-Persona
Para criar uma persona, todos os recursos devem ser utilizados de maneira eficaz e precisa. A empresa deve ter noção do que precisa saber para montar este perfil. Para isso, deve seguir basicamente três passos: Pesquisa; Análise e Criação. Aproveite para baixar gratuitamente nosso e-book sobre "Como criar uma buyer persona" e saiba mais!
Esta pesquisa deve ser realizada levando em conta não apenas os clientes, mas o público-alvo e prospectos. Uma boa opção de começar é justamente perguntando. Como? Por meio de pesquisas, entrevistas e questionários. Faça perguntas mais específicas em sua entrevista e divida por assuntos. Pergunte da forma correta. As perguntas devem ser divididas levando em conta os seguintes fatores:
Nível de escolaridade, ocupação e local de trabalho
Perguntar cargo que executa, em que a empresa pode ajudar neste sentido, e como! Ter uma noção do tipo de trabalho deve ajudar, inclusive, a compreender qual a relação do que atrai o produto ou o serviço da empresa e até definir com isso um novo mercado, com base principalmente nesta relação.
Perfil demográfico
Pergunte também sobre alguns pontos da vida pessoal que te ajudarão a definir o cliente, como estado civil, se possui ou não filhos e quantos, aonde reside, o que gosta de fazer, qual as formas preferidas de lazer e entretenimento, idade, etc. Estas perguntas devem ser feitas de forma cuidadosa e não invasiva para não espantar e nem ofender o cliente.
Objetivo com o produto ou serviço da empresa
Significa saber o que o cliente/público espera da empresa, quando tem o costume de contratá-la e por quê, quais os serviços que costuma contratar de outras empresas, similares ou não e por quê. Estas são umas das perguntas-chave, que ajudarão a empresa futuramente a suprir determinadas necessidades e desejos dos clientes ou conscientizá-los do quanto a empresa pode ajudar.
Análise dos Resultados e Criação das buyer personas
Ao término destas perguntas, a empresa deve analisar e cruzar os dados, coletando as principais informações e verificando se elas se assemelham em algum aspecto. Se isto não acontecer, se estes dados resultarem em mais buyer personas, então o certo é que sejam criadas mais, conforme necessário.
A fim de facilitar, realize registros com slides e materiais ilustrativos como fotos, por exemplo, que possam facilitar a representar fielmente a sua persona.
Pronto! Agora é só começar a praticar e experimentar esta preciosa tática no planejamento estratégico de sua empresa. Boa sorte!
Vídeo Extra: Persona: 3 dicas para criar uma para sua empresa
Será que o marketing da sua empresa está dialogando com o público correto? É primordial dedicar os sua energia e os seus investimentos para as pessoas certas, para um público-alvo específico e muito bem definido, de acordo com a pesquisa de mercado da sua empresa e seus atuais clientes.
Não perca no vídeo de hoje as 3 dicas de como criar uma persona.