Quem trabalha com sites de divulgação de conteúdo, sabe que organizar a frequência e o tipo de conteúdo abordado pode dar um grande trabalho. No entanto, com uma nova estratégia digital, é muito fácil tornar o seu trabalho organizado. O calendário editorial é um cronograma para controlar pontos centrais das suas publicações, como as datas, conteúdos e divulgação em outros meios.

A vantagem de utilizar um calendário editorial é ter toda a sua estratégia de marketing de conteúdo sistematizada, o que possibilita uma visão mais ampla do negócio e decidir os próximos passos de acordo com ele. Para que você se torne um adepto do sistema, confira algumas dicas de como fazer um calendário editorial.

Faça uma frequência de publicações

Um estudo da Content Trends 2016 revelou que sites com mais de 13 publicações mensais costumam ter o dobro de acessos do que em situações anteriores. Por isso, organizar uma frequência de publicações é essencial para atrair público e manter os já visitantes.

Procure estabelecer uma frequência possível, para que o seu plano não seja atrapalhado. Através do calendário editorial, você terá a planilha de quando precisa publicar e, assim, poderá planejar o conteúdo com antecedência.

Realize um planejamento estratégico de conteúdo

Essa dica é uma das mais importantes na hora de saber como fazer um calendário editorial. Os inúmeros posts mensais podem tornar o controle dos conteúdos mais difíceis. Além disso, não tem nada mais constrangedor do que publicar sobre um tema que já foi abordado no site. O calendário editorial pode te ajudar nisso: como você terá acesso a todos os conteúdos publicados, recorrer a esta lista se torna muito mais prático.

A partir daí, é possível traçar um planejamento com o conteúdo que deverá ser postado nos próximos dias e ter acesso a ele facilmente. Sem repetições e com maior organização, você atrai um público fiel e interessado.

Defina seus canais de divulgação

Essa é uma das dicas mais importantes na hora de saber como fazer um calendário editorial. As redes sociais são ótimos canais de divulgação, no entanto, não adianta postar um dia no Instagram e esquecê-lo por meses até postar de novo. Por isso, definir canais para a divulgação do seu trabalho é essencial. Não é necessário usar todos, porém, usá-los de forma organizada e periódica é o primeiro passo para tornar a divulgação do seu site mais eficiente.

No calendário editorial, você poderá organizar uma frequência para postar nos diferentes canais, tornando-os equilibrados. Da mesma forma, o planejamento de conteúdo pode se estender a estes canais alternativos para não repetir conteúdo de outras redes, por exemplo.

Siga o seu cronograma

Após montado, o calendário editorial pode e deve ser atualizado periodicamente. Além disso, os meses passados podem oferecer uma visão ampla do rendimento de suas publicações e se tornarem um parâmetro para os próximos passos do site. No entanto, seguir o cronograma a risca é essencial para que a ferramenta possa auxiliar de forma efetiva. Por isso, consultar o calendário editorial em todas as decisões de seu site é uma forma de garantir a organização do conteúdo e frequência, bem como outras estratégias de marketing digital que são de extrema relevância para o desenvolvimento de um site.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.