O Storytelling é um termo muito utilizado na estratégia digital de empresas de sucesso de todo o mundo. A palavra deriva do termo story em inglês, que significa uma estrutura narrativa na ficção, ou a arte de contar uma história e envolver o leitor. No marketing digital, essa técnica consiste em criar uma narrativa que venda produtos e serviços, sempre com o objetivo de aproximar o seu público-alvo de seu negócio. Com isso, você não apenas vende mais, mas também cria uma relação com seu público, que passa a prestar cada vez mais atenção naquilo que você tem a oferecer.

No entanto, por ser um conceito relativamente novo, ainda existem muitas dúvidas acerca de como fazer storytelling. Para te ajudar nessa empreitada, vamos listar 5 dicas que te ajudarão a desvendar as dúvidas de como fazer storytelling.

Entenda a etapa de se fazer um storytelling

Como em toda boa narrativa, o primeiro passo para descobrir como fazer stroytelling está nas etapas que devem ser seguidas na hora de contar sua história. Dentro do marketing, é preciso conhecer bem como o consumidor percebe sua empresa e como você percebe seu consumidor. Por isso, é preciso ouvir, descobrir, aprender, criar, explorar, comunicar e por fim, encantar as pessoas.

Escute as pessoas que estão envolvidas com seu negócio, de funcionários a clientes, só assim você saberá mais sobre o que pode oferecer e o que esses consumidores procuraram, melhorando assim sua comunicação em linhas gerais.

Saiba com quem você vai se comunicar

O conceito de público-alvo já é muito conhecido e disseminado no marketing e sua importância está pautada no modo como você é percebido por essas pessoas. Isso por que é preciso conhecer bem seus potenciais consumidores, quais suas dúvidas e necessidades e como eles querem receber as informações.

Com essas informações, é possível criar a comunicação certa de suas campanhas e construir sua narrativa de storytelling totalmente focada em seus consumidores, suas expectativas e necessidades. Diminuindo assim a distância que sempre existiu entre consumidor e marca e que possibilita que você conquiste um número maior de pessoas e aumente assim suas vendas e presença digital.

Faça uma narrativa empolgante e alegre

Sua marca precisa 'tocar' o público, e isso só é possível com uma narrativa alegre e empolgante, que crie uma empatia imediata com seu consumidor e que mostre, de forma fictícia e criativa, sua história e seus produtos. Essas narrativas devem ser reais e exclusivas, capazes de mostrar ao público a 'mágica' de sua empresa ou os diferenciais que ela oferece aos seus consumidores.

Use seu produto para realizar isso, mostre os seus bastidores de produção, as dificuldades enfrentadas até chegar ao sucesso e a importância que seu público tem para sua empresa e para o sucesso de seu negócio.

Conte as histórias dos seus clientes

Uma das dicas mais valiosas para saber como fazer storytelling é contar as histórias dos seus clientes. Para obter sucesso é preciso que seu cliente se identifique com sua marca e seus produtos, e esse aspecto pode ser também utilizado em sua storytelling. Escute seus clientes, conheça os impactos positivos de seu produto ou serviço na vida e nos negócios dessas pessoas e use essa narrativa para mostrar a um público maior tudo o que sua empresa pode realizar por ele.

Crie uma peça simples: apresente o problema, desenvolva a busca pela solução e finalize com a satisfação de seu cliente. Isso mostrará que aquele problema que parece sem solução para alguns clientes é na verdade um dos seus pontos fortes diante do mercado.

Demonstre a diferença que a sua empresa faz para seus clientes

Outro ponto importante é entender que os depoimentos de seus consumidores podem ser essenciais para a construção de sua narrativa de storytelling. Ao inserir seu público na dinâmica, a marca mostra como seu produto pode ser benéfico para a vida de seus consumidores e como ele pode facilitar e muito a vida de quem o consome.

Dessa maneira, você divulga sua marca ao mesmo tempo em que cria uma ação persuasiva e humanizada, capaz de inserir de forma objetiva suas missões e valores para cada um dos consumidores e mostrar a eles os motivos pelos quais eles devem escolher sua empresa e seus produtos.

Agora que já conhece as melhores dicas de como fazer storytelling de sucesso, pesquise, planeje e crie uma narrativa capaz de atrair ainda mais seus clientes. Faça o download do nosso e-book 'Manual completo sobre Marketing de Conteúdo' e faça conteúdos ricos para divulgar a sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.