Se você quer aumentar as suas vendas no e-commerce, precisa conhecer o google shopping, pois essa é uma ferramenta que permite clientes em potencial procurarem por produtos em sites de compra online e comparem os preços de uma mesma mercadoria de diferentes fornecedores. Além de ser extremamente rentável para a sua empresa, possui fácil utilização para que você empresário, possa obter maiores vendas.

O Google Shopping foi criado em dezembro de 2002 por Craig Nevill Manning. A primeira versão era conhecida como Froogle. Era um serviço de comparação de preços que usava o rastreador web do Google para comparar os dados dos produtos nos web sites.

Em 18 de abril de 2007 passou a ser chamado de Google Product Search. Nesse sistema, o serviço oferecia a listagem dos produtos através dos resultados de busca no Google Search. O nome foi descartado em 31 de maio de 2012. Os criadores queriam um nome que se remetesse a internacionalização. Assim ficou conhecido como Google Shopping. Confira nesse artigo como essa ferramenta funciona e como ela pode te ajudar nos processos de vendas da sua empresa.

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O que é o Google Shopping?

Se você ainda está em dúvida sobre o que é o Google Shopping, nós vamos te explicar. Essa ferramenta é uma das maiores buscadoras de preços da internet. Quando um usuário procura por determinada mercadoria no Google, o buscador exibe todos os produtos que estão relacionados a consulta do usuário juntamente com as lojas que oferecem.

Ao mesmo tempo, o Google mostra a foto do produto e os reviews do usuário sobre aquele determinado produto. Todo esse procedimento é integrado aos resultados de busca. Mas para que a sua loja apareça nos resultados do Google Shopping, é preciso que você pague pelo serviço.

Como funciona o Google Shopping?

Se você já realizou a busca por algum produto no Google, já deve ter percebido que existe uma barrinha que oferece diversas lojas que oferecem a mesma categoria com preços diferentes. Funciona como uma vitrine que aparece no topo da lista dos resultados antes dos anúncios do Adwords. Caso o consumidor tenha se interessado por algum dos itens e clicar sobre ele, já é diretamente direcionado para a página do item na loja.

Outra maneira de o consumidor buscar pelo preço é pesquisar diretamente no Google Shopping. A ferramenta exibe um comparador com listagem de modelos mais populares justamente com os preços e as lojas que oferecem o produto. Clicando em algum modelo, a ferramenta mostra modelos comparativos deste, com detalhes, resenhas e comentários.

Vantagens de anunciar no Google Shopping

Como você pode observar, esse é um serviço google extremamente fácil de usar. Mesmo que seja uma ferramenta paga, existem diversas vantagens ao anunciar a sua empresa. Abaixo listamos alguns dos principais benefícios do Google Shopping para que você compreenda como ele pode aumentar as suas vendas

Mais tráfego

Já que a sua empresa estará em maior evidencia, maior será o tráfego de pessoas que acessam o seu site e assim maior será a probabilidade de você possuir futuros clientes. Com esse produto google, as empresas que investem no programa de Custo Por Clique podem obter lucros mais altos com os anúncios do Shopping. Os anunciantes podem obter o dobro ou triplo das taxas por clique padrão.

Qualidade dos leads

Esse serviço google permite que o produto que você está anunciando seja exibido com maiores detalhes que podem ser fundamentais para a compra final do consumidor. Como, por exemplo, quando o cliente procurar pelo seu produto no Google, ele aparecerá com uma foto, com o nome da sua loja e as informações de preço. Assim, o cliente já possui uma ideia do que deseja comprar. Ao clicar no seu produto, ele será direcionado para a sua página e são altas as chances de ele concluir a compra.

Fácil gerenciamento

O serviço google possui um fácil gerenciamento de campanhas de varejo. O Shopping não utiliza o método de palavras-chave para ranqueamento. Nesse caso, os anúncios usam as características que você descreveu no feed de dados para exibir seus produtos nas pesquisas. Você pode diariamente visualizar seu inventário de produtos no Google Adwords e criar grupos de produtos que você deseja definir lances.

Maior Abrangência

Essa é uma das maiores vantagens do Shopping. Ela permite que mais de um dos seus produtos anunciados sejam exibidos por determinadas pesquisas de um usuário. Além disso, se os anúncios forem relevantes, um deles poderá ser exibido no Shopping e outro também pode aparecer como anúncio de texto ao mesmo tempo. Ou seja, o seu alcance com os clientes pode dobrar em uma única pesquisa.

Relatórios Eficientes

Com esse produto google, você pode avaliar o desempenho das suas mercadorias em qualquer nível de detalhamento. Com o Shopping você pode saber quantos cliques a sua marca recebeu ao filtrar a exibição dos produtos. Além disso, você poderá usar dados sobre a comparação do seu produto com o de outras empresas para que, assim, você consiga avaliar quais estratégias e medidas deve providenciar. O Shopping permite também que você identifique oportunidades de crescimento com o Simulador de Lances.

Do que é composto o anúncio do Google shopping?

Nesse serviço google, os anúncios são apresentados com imagem do produto, o título, o preço e o nome da sua empresa. Sendo assim, não há a necessidade de criar anúncios exclusivos para cada item que você pretende vender. Todas as informações que aparecem são provenientes dos dados dos produtos que você fornece. Além disso, você pode optar por outros serviços do Shopping, como as Promoções, Lojas Verificadas e Avaliações de Produto para melhorar o seu anúncio.

Ofertas Especiais

Você pode realizar promoções dos seus produtos juntamente ao google shopping. Para isso, você pode usar um feed de dados de promoções para divulgá-las. Essas promoções online são exibidas em “oferta especial” e o melhor é que esse método não exige custos adicionais.

Avaliações de Produtos

Os clientes podem realizar comentários sobre os seus produtos. Isso pode colaborar muito para que outros futuros compradores tenham maiores informações sobre os itens fornecidos. Além disso, o google shopping oferece uma ferramenta de sistema de avaliação e contagem total dos comentários. O cliente pode avaliar o produto de um a cinco estrelas. Isso pode contribuir para que os seus anúncios sejam qualificados no Google.

Lojas Verificadas

O selo de “Loja Verificada do Google” permite que seus clientes saibam que a sua loja entrega os produtos rapidamente e oferece um excelente serviço aos clientes. Os compradores possuem acesso a um cartão de avaliação onde mostra notas de desempenho e confiabilidade do envio.

Pré-requisitos para utilizar o google shopping

Para adquirir o google shopping na sua página, é necessário atender a alguns pré-requisitos. Primeiramente, você precisa criar contas no Google Merchant Center e no Google AdWords e vinculá-las. Nos conteúdos de anúncio, existe uma série de políticas que deve ser seguida.

Além disso, antes de começar a anunciar, seu site precisa ter definido qual seu tipo de negócio, seus produtos, bem como as suas promoções e seu website. Importante destacar que o Shopping demanda que os dados devem cumprir os padrões de qualidade e precisam ser atualizados com frequência. Esse padrão ajuda a fornecer aos usuários uma melhor experiência de compra e também contribui para o desempenho dos seus anúncios.

5 dicas de como usar o google shopping e obter sucesso

Após discutir os diversos benefícios e vantagens da ferramenta, esperamos que você tenha compreendido a importância de aderir a esse programa para o seu e-commerce. Caso obtenha a ferramenta, listamos aqui 5 dicas de como usar esse serviço google para favorecer a sua empresa.

Esteja atento nas informações dos produtos

É preciso estar atento a essa estratégia digital para realmente aproveitá-la. Para saber como usar o google shopping, preste atenção nas informações dos seus produtos. É necessário manter as descrições dos produtos sempre atualizadas e exatas ao que o produto oferece além de conferir a página de destino que o link redirecionará.

É preciso passar a identidade visual do e-commerce nas suas páginas de destino, para fortalecer as vendas. O cadastro dos anúncios permite inserir informações como preço, disponibilidade, informações básicas, variações do produto, entre outras possibilidades. Depois de todas as etapas solicitadas pelo google shopping serem devidamente preenchidas, o cadastro passa por uma aprovação.

Impulsione lances

É possível aumentar os lances dos produtos, categorias ou marcas que tem um desempenho acima da média em relação ao conjunto. Para isso, o google shopping tem a possibilidade de grupos de produtos com sete atributos, no máximo. Dessa forma, o usuário consegue usar lances diferentes para cada um, pois chega ao nível do código do item. Assim tem como aumentar ou diminuir essa relevância de acordo com o desempenho. É a facilidade de gestar e aproveitar todas as funcionalidades dessa estratégia de marketing digital.

Seja competitivo

Mas as vantagens não param por aí. Uma nova ferramenta de dados de benchmarking dá a chance de o vendedor comparar a desenvoltura das suas campanhas com a dos concorrentes. O Google faz isso por meio do Google Adwords, que possibilita usar as métricas competitivas para comparar as performances. E todos sabem que a melhor forma de competir é justamente conhecendo o concorrente. É possível medir a taxa de cliques em seus anúncios e monitorar a posição que seu produto está, é a chamada CTR. Caso o índice de referência do CTR for maior do que o seu para um grupo de produtos, com certeza a concorrência está fazendo ofertas, oferecendo frete grátis ou realizando uma queima de estoque, por exemplo.

Use frases promocionais

Outra dica de como usar o google shopping é de vender usando frases promocionais. Cada anúncio pode ter um texto promocional, portanto, é bom usar a criatividade, fugir do comum. Chame o cliente, diga para ele conferir os descontos ou o frete grátis. Um anúncio com um "frete grátis" ou "10% de desconto" com certeza receberá mais cliques. A Black Friday também pode ser aproveitada para chamar compradores. Tudo isso com cuidado para não fazer propaganda enganosa, não colocar informações irrelevantes ou que não digam corretamente a respeito do produto.

Lembre-se dos dispositivos móveis

É preciso cuidado quando o tema é plataformas mobile. Recomenda-se não ajustar os lances para dispositivos móveis que tenham navegadores completos a princípio, pois eles podem não ser rentáveis. Depois, normalmente usam-se ajustes de -70%. Quanto mais testes forem feitos para estabelecer a melhor estratégia e ajuste para determinado e-commerce, melhor. Arriscar e usar todas as possibilidades do google shopping com certeza é o melhor caminho.

Utilize o produto google para alavancar suas vendas, com certeza surtirá bons resultados. Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito 'O Guia completo dos Links Patrocinados' e faça campanhas de sucesso para divulgar sua empresa no Google!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.