Fazer as vendas do seu negócio não é um trabalho fácil, principalmente quando se está sozinho ou com equipe reduzida. Felizmente, as ferramentas digitais estão aqui para ajudar desde os primeiros passos da coleta de leads até a prospecção e então o fechamento de vendas.

As principais ferramentas para um processo de vendas são os famosos CRM (Customer Relationship Management), softwares ou plataformas que fazem a gestão de relacionamento com os clientes.

Relacionamento, no caso, é todo o processo de acompanhamento desde que quando um lead entra para a base através das estratégias de marketing até o ponto de qualificação em que ele pode ser um comprador. O CRM reúne todas informações sobre o lead, o que permite uma rápida visualização e facilita todo o gerenciamento de vendas.

Outra necessidade suprida pelas ferramentas disponíveis no mercado é a automação. Esse tipo de plataforma permite a criação de gatilhos, a definição de um perfil de cliente ideal (ICP) e o agendamento de contatos via e-mail, redes sociais e telefone para prospecção dos leads.

Existem ainda os softwares que fazem a gestão do funil de vendas no geral, combinando CRM e automação, além de criar fluxos naturais para facilitar o trabalho de um SDR ou do vendedor.

Vamos apresentar agora 5 ferramentas aprovadas pela Post. Todas cumprem com o papel de agilizar e facilitar o processo de vendas, cada qual com suas especificidades. No nosso próprio processo interno de vendas e marketing, confiamos no Pipedrive, no RD CRM e na Meetime. Conheça estas e mais duas ferramentas abaixo e veja mais sobre cada solução em seus respectivos links.

Pipedrive

É uma ferramenta de CRM diferenciada pela gestão do funil de vendas e pelas inúmeras integrações com outras plataformas, a exemplo do e-mail. Entregam todas as informações sobre os leads com fácil visualização, com a possibilidade também de criar regras para a automação de vendas.

O maior atrativo do Pipedrive é a possibilidade de criar, compartilhar e acessar rapidamente o pipeline de vendas, um fluxo de visualização sobre todas as etapas de venda, metas, distribuição de leads e oportunidades, além de apresentar como a empresa está se desenvolvendo dentro desse processo.

A plataforma também cria uma agenda de tarefas semanais para cada um dos vendedores, além de atribuir status a essas funções conforme o andamento. Além do e-mail, também é possível fazer a configuração e integração do telefone no software.

RD Station CRM

É o CRM gratuito da Resultados Digitais, que também oferece o RD Station Marketing. Um benefício claro é a integração das duas plataformas. Esse CRM também permite a visualização de leads, seus contatos e todas suas atividades com a sua empresa.

Ele organiza o processo de vendas e possibilita o agendamento de lembretes para o momento certo de contatar as oportunidades e para fazer follow up com aqueles que já foram acionados. Quando existe um time dedicado em vendas, é possível acompanhar em tempo real suas tarefas e entregas.

Além disso, é possível gravar formatos padrão de e-mail e enviá-los diretamente pela plataforma, conforme a integração com a plataforma de Marketing.

Meetime

É uma ferramenta completa para Inside Sales (vendas remotas). Oferece, resumidamente, três soluções:

  • Flow: para automação, fluxos de cadência para prospecção e agendamento de contatos com os leads.
  • Dialer: é o discador online para fazer as ligações telefônicas com gravação e campo de anotação sobre o que é desenvolvido. Ótima opção por gerar métricas e relatórios sobre os contatos telefônicos.
  • Demo: campo de reuniões remotas com videoconferência para compartilhamentos de softwares, apresentações, contratos, etc.

Permite agendamento e distribuição de leads e/ou tarefas para cada vendedor. Também organiza a agenda e é integrado ao RD Station Marketing.

As 3 opções acima oferecem métricas em tempo real sobre o trabalho dos vendedores e resultados do processo de vendas.

Recomendamos fortemente a segunda e a terceira opção dessa listagem, mas você é livre para encontrar outras soluções conforme necessidades e orçamento. A seguir, apresentamos duas plataformas voltadas para o trabalho de Outbound em marketing e vendas. Confira:

Ferramentas de Outbound Marketing

A principal função dessas plataformas é criar listas de leads conforme o ICP da sua empresa, captando nome, empresa e e-mail para contato. Com essas bases a equipe de vendedores pode seguir trabalhando na ferramenta para agendar envio de e-mail, acompanhar o desenvolvimento dos leads e gerar atividades de contatos para prospecção.

Reev

O Reev é uma ferramenta intuitiva que apresenta um dashboard para cada projeto de vendas. Além de criar listas rapidamente, a visualização sobre o processo é simplificada com informações que ficam dispostas de forma clara e acessível. É possível criar fluxos de cadência mista (e-mail, telefone e social points) para uma prospecção mais qualificada, graças às informações obtidas automaticamente com a lista de contatos.

A ferramenta também conta com VOIP para gravação das ligações, semelhante ao Meetime, o que permite uma análise mais aprofundada sobre os resultados da prospecção.

Ramper

Ferramenta que também permite a criação de listas e pesquisa por leads dentro do ICP. A prospecção pode ser automatizada com a criação de templates de e-mails e agendamento de envios. É possível acompanhar as métricas em tempo real e gerar relatórios sobre os projetos de vendas.

Tem integração com RD Station e Pipedrive, entre outras ferramentas de CRM e Marketing.

Leia também:
• O que são Softwares CRM? 
• Descubra o que é CRM e qual a sua importância

Qualquer dúvida sobre a utilidade ou o setup das ferramentas, entre em contato com a Post. 

Luciana Gameiro
Luciana Gameiro
Luciana Gameiro

É jornalista e especialista em Comunicação e Marketing Digital. Redatora e analista das estratégias de Inbound. Está no canal da Post e sempre atualizada nos últimos memes.