É inegável que o SEO é extremamente eficiente para fazer com que sua página conquiste maior tráfego a partir de aperfeiçoamento de conteúdo. Páginas bem rankeadas invariavelmente apresentam, além de conteúdo relevante, algumas características típicas de um bom trabalho de aperfeiçoamento, como URL amigável e títulos otimizados.

Entretanto, é possível encontrar erros muito claros em páginas de empresas. São erros que, além de impedir o destaque desse conteúdo junto aos mecanismos de pesquisa, também impedem que essas empresas conquistem consumidores para seus produtos, fazendo com que seu negócio não se desenvolva.

Confira alguns desses erros a seguir e saiba como evitá-los no seu trabalho!

1 – Títulos mal feitos

Um bom texto começa por um bom título. Assim também pensa o Google, que privilegia títulos bem elaborados em seu mecanismo de pesquisa. Use títulos descritivos, procurando sempre ser o mais específico possível para destacar o seu material. Evite títulos muito longos ou sem objetividade.

2 – Mau uso das tags

Uma das regras do SEO é jamais deixar a tagem branco. Use esse recurso para inserir suas palavras-chave e mostrar aos buscadores qual é o foco da página.

Quando você marca uma tag, você está destacando termos do seu texto. Por isso, outra dica importante é não exagerar nos marcadores, pois, nesse caso, você não obterá destaque para nenhuma dessas páginas. Procure trabalhar com a palavra principal do site, a principal do texto e um conjunto de palavras compostas.

3 – Mau uso das imagens

Não use imagens sem critério. Elas devem aparecer de maneira balanceada com o seu texto, para dar maior suavidade ao conteúdo.

É comum encontrar em alguns sites erros grosseiros de SEO, como imagens simplesmente no lugar do texto de uma tag, fazendo com que o site perca pontos junto aos mecanismos de busca. Evite isso. Trabalhe sempre com textos eficientes dentro de tags.

4 – Excesso de Flash ou Java

Não abuse: esse tipo de recurso deve ser usado com bom senso. Quando aplicados em excesso, a tendência é que eles deixem seu site mais pesado e lento, o que fará com que seus visitantes, ávidos por agilidade, não percam tempo nele. A consequência disso é a punição do Google e, obviamente, uma escassez nas vendas.

Além disso, o Google não indexa Java e Flash, não sendo ferramentas consideradas pelo algoritmo do buscador nas pesquisas.

5 – Ignorar links internos e externos

Para agradar ao Google, é importante que sua página direcione links, mas, de preferência, que ela receba direcionamentos de outras páginas. Por isso, crie links internos, de modo que suas páginas ajudem a si mesmas a obter destaque nas pesquisas.

Da mesma forma, trabalhe com links externos. Nunca perca oportunidades para alavancar o tráfego de seu site. Se possível, trabalhe com colaboradores que, ao mesmo tempo em que recebam seu links, também direcionem links à sua página.

Para se destacar no ambiente virtual, nada melhor do que trabalhar com técnicas SEO e aperfeiçoar o desempenho de seu site. Assim, é preciso evitar algumas ações que costumam prejudicar esse desempenho justamente por interferirem na otimização.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.