Hoje é praticamente impossível que uma empresa tenha presença digital sem considerar os mecanismos de busca, principalmente o Google. Aparecer como um dos primeiros resultados de busca para uma pesquisa que se relaciona diretamente com o ramo da sua empresa é uma grande vantagem competitiva. Isso não se aplica apenas a sites de e-commerce, que têm o objetivo de vender seus produtos para o público, mas para qualquer empresa que deseja se tornar mais conhecida no mercado. Diante disso, baixe o nosso ebook gratuito 'Checklist de SEO' e melhore o posicionamento do seu site.

É neste contexto que surgem as técnicas de otimização de páginas para melhorar o rankeamento dos sites nos principais motores de busca. Se você quer saber um pouco mais sobre essas técnicas, fique atento às nossas dicas a seguir!

Afinal, o que é SEO?

A sigla SEO (do inglês, Search Engine Optimization) se refere ao conjunto de técnicas estratégicas que visam tornar as páginas mais amigáveis para os buscadores. As principais funções que envolvem tais técnicas são a pesquisa e a utilização de palavras-chave específicas que direcionem o conteúdo para as pessoas que fizerem pesquisas relacionadas àquela temática.

É o trabalho com essas técnicas que vai fazer com que o rankeamento das páginas sejam melhores ou piores nos buscadores. Por isso, eles são fundamentais para qualquer estratégia de marketing. Mas existem algumas dicas básicas que podem ajudar muito nesse momento. Confira-as abaixo:

Pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são os termos e expressões pelas quais você quer que a sua empresa seja encontrada. Elas são parte fundamental para o posicionamento das empresas no mercado digital, pois com a definição de palavras-chave ideais para SEO, a sua empresa poderá ser facilmente encontrada pelo público, o que aumenta as chances de gerar conversões desses visitantes em clientes ou potenciais clientes.

Existem diversas plataformas que auxiliam muito na hora de fazer pesquisas de palavras. Elas trazem o volume de busca, relevância da palavra-chave, variações e até mesmo quais os concorrentes que estão rankeando para aquele termo também. As principais são Semrush, Keywordtool e Google Adword Keyword Planner.

Head tail e long tail

As palavras-chave podem ser agrupadas em dois tipos:

- Head tail: essas são as palavras-chaves mais genéricas, que possuem um grande volume de busca. Assim, se o seu negócio é de marketing digital, as palavras-chave head tail que podem ser mais interessantes de se investir vão ser “marketing digital” e “estratégias de marketing”, por exemplo.

 

- Long tail: são palavras-chave mais específicas, que têm volume menor, mas que aumentarão as chances de que o pesquisador encontre exatamente o que ele estava procurando inicialmente. Podem ser derivações das head tail, como “agência de marketing digital” ou “cursos de marketing digital”, conforme o exemplo acima.

Link building

Existem outras técnicas que podem melhorar muito o rankeamento, como fazer linkagem interna, para aumentar o tempo de permanência das pessoas dentro do site e melhorar o engajamento com a marca. Também podem ser inseridos links externos para outros sites que tenham relevância no segmento, o que aumenta a confiabilidade da página.

Edição de meta tags

As meta tags são informações não visíveis diretamente no site. Elas ficam no código HTML da página e são elas que vão passar as informações aos mecanismos de busca sobre o que o seu conteúdo se trata. Assim, é importante selecionar bem como vão ser as informações de título da página, título das imagens utilizadas, meta descrição para o Google  — que é um pequeno resumo da página que aparece logo abaixo do título na página de resultados do Google —, URLs amigáveis etc.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os segredos para melhorar o rankeamento de um site, já está pronto para aplicar essas estratégias em seu site? Teste nossas dicas e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.