Talvez a palavra não lhe seja familiar, mas certamente você já viu um infográfico em algum meio de comunicação. Cada vez mais presentes em jornais, revistas e sites, os infográficos ajudam a informar de forma dinâmica e atraente, além de trazerem inovações no design e diagramação destes meios. O termo infográfico representa exatamente isto: um gráfico, ou seja, uma representação visual, aliada a informações.  Entre as vantagens de publicar infográficos no seu blog estão o aumento do tráfego em 12% e, consequentemente do engajamento. As mensagens visuais também auxiliam na compreensão e no desejo de ler, além de aumentar consideravelmente as chances do conteúdo ser compartilhado nas redes sociais dos leitores.

Se você não sabe como fazer um infográfico, nós separamos algumas dicas para tornar esta inserção gráfica bem sucedida no seu blog!

Faça uma boa pesquisa

Para iniciar a preparação para o seu infográfico, é essencial realizar uma pesquisa, de preferência com fontes variadas. Independente do tipo do conteúdo busque referências no assunto para escolher as informações que farão parte do infográfico. Se você vai usar dados, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma ótima opção. Mas, não se esqueça de dar os devidos créditos à instituição provedora dos dados!

Outra parte que a pesquisa abrange está relacionada ao design do infográfico. A montagem gráfica não deve ser apenas intuitiva. Com um público-alvo definido, pesquisar cores e até mesmo símbolos que têm uma melhor recepção pelo grupo é uma forma de tornar o infográfico ainda mais atraente.

Conte uma história

Um infográfico normalmente apresenta um tema e suas diferentes facetas ou processos. Por isso, coesão é o mínimo que se espera deste tipo de inserção, para garantir que o conteúdo visual seja autoexplicativo. Uma das melhores formas de tornar o infográfico coeso é contar uma história com as informações dispostas.

Conectando as diversas informações, o conteúdo se torna mais educativo e apresenta mais chances de se tornar popular na rede.

Evite textos minúsculos

Evitar textos minúsculos é uma das dicas mais importantes para saber como fazer um infográfico. Com a popularidade dos dispositivos móveis, é muito provável que grande parte do seu público abra o infográfico de um tablet ou smartphone. Por isso, na hora de montar a parte gráfica, é importante pensar nas diferentes formas de visualização do conteúdo.

Invista em textos com fontes de tamanho 12 ou maiores para tornar o acesso mais democrático em dispositivos móveis. O que também é importante é ser sucinto. O infográfico promete uma apresentação de dados dinâmica, então não exagere no texto. Escreva apenas o necessário!

Faça um design clean

Nos diversos sites gratuitos para fazer infográficos na web existe uma infinidade de ícones, cores e outros elementos para inserir no infográfico. Pode parecer muito tentador, certo? No entanto, nem sempre o excesso de elementos gráficos contribui para atrair o leitor.

Se o infográfico não apresenta um design equilibrado, o entendimento do conteúdo fica comprometido e o infográfico não cumpre sua função. Por isso, sempre pense na hierarquia visual dos elementos, bem como em layouts que facilitem a visualização do produto como um todo.

Divulgue o seu infográfico

Esse é um dos passos mais importantes na hora de saber como fazer um infográfico. Utilizar infográficos como meio de marketing digital é uma estratégia bastante atual e inovadora. Porém, depois de terminar o conteúdo, é necessário fazer com que este produto gire na internet. Existem formas variadas de tornar a visitação do infográfico mais intensa. Por exemplo, você pode utilizá-lo como peça componente de um artigo, aliando o conteúdo em texto na sua divulgação. Entre as vantagens de utilizar as duas estratégias digitais é a possibilidade de gerar mais acessos por meio de palavras-chave, captadas no texto. Outra forma bastante eficaz de popularização é divulgar o infográfico nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, o conteúdo multimidiático atrai mais curtidas e pode levar a acessos diversificados no seu blog.

Agora que você já sabe como fazer um infográfico, é hora de conhecer um pouco mais sobre as ferramentas e outros tipos de estratégia digital para tornar seu blog ainda mais bem-sucedido. Faça o download do nosso e-book gratuito 'Manual Completo sobre Marketing de Conteúdo' e saiba como fazer um blog de sucesso para sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.