Numa época de incertezas econômicas em que a concorrência está cada vez mais acirrada, é fundamental a busca por novos clientes. A propaganda, nesse caso, é uma ferramenta importante. O marketing digital é um dos meios mais econômicos e eficientes de chamar a atenção do público, de convertê-lo em seus clientes e, possivelmente, de fidelizá-los. Isso pode ser a diferença entre um futuro próspero para o seu negócio e o fracasso.

Esse tipo de publicidade funciona através da oferta de conteúdo de qualidade para o público, associado ao produto que você vende.

Descubra a seguir a importância de investir em produção de conteúdo digital e conheça oito ferramentas para produção de conteúdo que irão ajudar a garantir o futuro e o crescimento da sua empresa: 

Por que investir em produção de conteúdo digital

A produção de conteúdo é, atualmente, uma das estratégias mais fortes do marketing digital. Não à toa, tal produção cada vez mais deixa de ser um complemento para se tornar uma obrigatoriedade, ou melhor, uma necessidade para empresas que desejam gerar engajamento, audiência é claro e estabelecer confiança em seu segmento de atuação.

A seguir, confira algumas razões para investir em  produção de conteúdo digital.

1. Informação é a base

Nos dias de hoje, o cliente em potencial só fecha um negócio após pesquisar muito bem. Sendo assim, ele precisa se certificar de que está tomando a melhor decisão, optando pela relação custo x benefício mais favorável.

Considerando que a internet é hoje a maior fonte de pesquisa existente, o marketing de conteúdo se torna um enorme aliado da empresa. Ao oferecer conteúdo que se encaixe ao que o indivíduo está buscando, relevante, atrativo e diferenciado, o público alvo passa a conhecer mais sobre a empresa em si e produtos/serviços que ela oferece. O resultado disso? Logo ele passará de “curioso” à cliente.

2. Mensuração

O marketing de conteúdo é facilmente mensurável, o que torna essa abordagem ainda mais atraente. Além de ponderar resultados obtidos, a estratégia também permite que o gestor saiba quais pontos ainda demandam melhora, quais outros podem ser otimizados e quais eliminados.

3. Integração com outras estratégias

O marketing de conteúdo é um aliado do inbound marketing, e por isso, fundamental para a alimentação de uma série de estratégias importantíssimas à sua empresa – redes sociais, blogs, estratégias de SEO e e-mail marketing.

4. Melhores resultados na comparação com o marketing tradicional

Uma pesquisa realizada pela Hubspot concluiu que a produção de conteúdo, apenas quando utilizada para geração de leads e técnicas de SEO, é capaz de aumentar até 60% mais o ROI (retorno sobre investimento) da empresa do que quando em comparação ao uso de técnicas de outbound marketing (ou marketing tradicional).

 

Conheça as etapas da produção de conteúdo

Ao falar sobre a produção de conteúdo, muitos associam essa ideia à de simplesmente escrever textos e publicá-los. Mas não é bem por aí.

A produção de conteúdo envolve etapas que começam na definição de persona (ou seja, público alvo que se interessa por ele), passam pelo planejamento de postagens, definição de call to action, escolha do método de distribuição e assim por diante.

A seguir, confira mais sobre as principais etapas de produção de conteúdo.

1. Definição de persona

Antes de tudo, é fundamental definir claramente qual será a persona atingida. Quais serão os objetivos, dúvidas e metas do indivíduo que se interessa pelo conteúdo oferecido?

2. Definição de palavras-chave

Também entre as etapas iniciais está a definição de keywords, ou seja, palavras-chaves, que quando buscadas no Google direcionarão para o seu conteúdo.

3. Estratégia de produção

Como o conteúdo deve ser para chamar a atenção do seu público? Mais textual ou visual? Extrovertido? Simples? Formal? Longo? Curto?
Essa definição também vem antes da produção propriamente dita.

4. Definição de calendário de postagens

Defina uma frequência para as postagens, que podem ser semanais, diárias, três vezes por semana ou outros.

5. Call to action

Após produzido o conteúdo, atrele o mesmo a um call to action, ou seja, uma frase chamativa que instigue o leitor a tomar uma atitude, como adquirir um produto/serviço da sua empresa que pode ajudá-lo na resolução de seu problema, por exemplo.

6. Método de distribuição

Responda: onde será feita a postagem do conteúdo? No blog da empresa? Site? Redes sociais? Campanha de e-mail marketing?

 

Ideia inicial

Resumidamente, a produção de conteúdo começa na definição do assunto que será tratado ao longo do artigo. Não à toa, a escolha de um tema relevante, interessante e relativamente novo e/ou popular no seu meio é fundamental para a estratégia.

Falando sobre isso, vale destacar a importância de tomar cuidado com temas muito batidos, preferindo explorar o verdadeiro potencial do segmento em que atua.

Se você é proprietário de uma academia, por exemplo, o recomendado é fugir de temas tão abrangentes e polêmicos. Nesse sentido, as dicas para ganhar massa muscular ou perder gordura localizada podem ser deixadas de lado e substituídas por temas mais interessantes e qualificados, como dicas de alimentos para consumir no pré e pós-treino, benefícios e efeitos de cada suplemento alimentar, dicas para execução de diferentes exercícios, métodos para melhorar a respiração na prática de exercícios anaeróbicos e por aí vai.

Ter acesso a informações diversas e conhecer sobre muitos assuntos, claramente, também são ótimas formas de encontrar “insights” isto é, ideias, para tornar a produção de conteúdo mais ampla, diversificada e especializada.

E sim, nós sabemos o quanto ficar por dentro de todas as novidades do seu segmento pode ser uma tarefa complicada no dia a dia. Mas não há com o que se preocupar, visto que atualmente, muitas ferramentas de produção de conteúdo podem auxiliar nessa tarefa.
Confira a seguir uma seleção daquelas que consideramos as melhores.

Feedly

A primeira coisa que se precisa para produzir conteúdo de qualidade para seus clientes é pesquisar, e é neste ponto que o Feedly ajuda bastante e economiza um dos seus recursos mais preciosos: o tempo. Se trata de um leitor de RSS multiplataforma, estando disponível para IOS, Android, Chrome e Firefox.

Com o Feedly é possível agrupar diversas fontes de informação, como canais do Youtube, Podcasts, blogs, Tumblr, entre outros. Tudo isso disponibilizado num layout amigável que se assemelha a uma revista eletrônica. É uma maneira fácil e simples de se manter atualizado para produzir o conteúdo que você e sua empresa necessitam, e os seus clientes desejam.

LinkedIn Pulse

Entre as ferramentas para produção de conteúdo, as que fornecem informação estão entre as mais importantes. Afinal, não é possível confeccionar um material de qualidade, que agradará a você e aos seus clientes, se a fonte da informação não for boa. Por isso aqui está outra opção de leitor de RSS, mas desta vez se trata de um app para IOS e Android, ou seja, uma fonte de informação dentro do seu bolso e na tela do seu celular, que pode ser acessada a qualquer momento.

Com um layout bastante diferente do formato de revista eletrônica do Feedly, o LinkedIn Pulse disponibiliza as notícias dos canais que você segue através de mosaicos, em que cada quadrado é uma matéria/notícia. É só seguir os canais que te interessam e pronto. Você terá acesso à informação de qualidade e atualizada sobre o conteúdo que deseja.

Quora

Duas das forças mais poderosas hoje no mundo dos negócios são as redes sociais e o conhecimento. O Quora é uma ferramenta que une
as duas coisas. Com funcionamento semelhante à de uma rede social, onde você se conecta com diversos usuários ao redor do mundo,
o enfoque do Quora se diferencia das demais redes sociais.

Além da interação proporcionada por ferramentas desse tipo, o Quora se baseia na troca de conhecimento entre os usuários. Basicamente, ele funciona na base do “Pergunta que eu respondo” e essa é uma excelente maneira não apenas de adquirir novos conhecimentos, mas também de interagir com o público com propriedade e foco.

 

Pesquisa de Palavras-chave

Após escolhidas as temáticas que serão trabalhadas nos textos, a pesquisa de keywords relacionadas é o próximo passo.
Basicamente, as palavras-chave são aquelas escolhidas pelo usuário na hora de achar o conteúdo desejado no buscador – ou seja, elas são o caminho para a obtenção de respostas e para a solução de problemas.

Ao buscar sobre dicas de marketing digital, por exemplo, algumas keywords possíveis são:

• Dicas de marketing digital;
• Marketing digital;
• Vantagens marketing digital;
• Benefícios do marketing digital.

Quando boas palavras-chaves são associadas aos textos, as chances de que eles sejam encontrados pelo usuário via Google (ou demais buscadores) se tornam muito maiores. Bem encaixadas e posicionadas, as palavras-chave permitem a abertura do conteúdo do seu site/blog/estratégia para centenas de milhares de usuários da internet.

Sendo assim, a pesquisa de palavras-chave é o que garante que o conteúdo da sua empresa será primeiramente encontrado, em seguida lido, e para finalizar, curtido ou compartilhado pelo usuário.

Quando não são utilizadas palavras-chaves na produção de conteúdo digital, a empresa corre um enorme risco de que ótimos materiais não sejam lidos e quem sabe nem mesmo acessados, afinal, o usuário não conseguirá chegar até ele.

Agora que você já conhece a importância da integração de palavras-chave na produção de conteúdo digital, aproveite para conferir uma ferramenta que pode lhe ajudar com isso.

Google Keyword Tool

A otimização de conteúdo é uma importante estratégia, visto que ela permite que os usuários encontrem os posts da sua empresa. Para lhe ajudar com isso, conheça o Google Keyword Tool.

Através dele você pode selecionar algumas palavras relacionadas ao seu produto, serviço ou empresa, e verificar quais palavras-chave as pessoas mais procuram na internet relacionadas a elas. Com base nisso, você poderá estabelecer keywords mais relevantes para aumentar as chances do seu público te encontrar no Google.

Organização das ideias e produção

A organização de informações também é fundamental na estratégia de produção de conteúdo digital, e, diante disso, é uma etapa que também vale o nosso destaque.

Ao organizar os conhecimentos referentes à temática e conteúdo que será produzido, as chances de que informações relevantes e indispensáveis sejam deixadas de lado são praticamente descartadas.

Imagine que você produzirá um conteúdo falando sobre os benefícios de determinados exercícios de musculação. Para dissertar sobre o assunto, é fundamental uma introdução que explique a execução correta de tal exercício e partes do músculo que serão de fato beneficiadas antes mesmo de iniciar a explicação sobre as vantagens. Afinal, do que adianta falar sobre os benefícios de um exercício que seu público talvez ainda não conheça?

A organização das ideias pré-produção textual, como você já deve ter compreendido, permite que o texto em questão fique mais completo, com todas as informações que, de fato, interessam ao leitor ali, à sua disposição. Por isso, essa etapa jamais deve ser ignorada.

A seguir, confira uma ferramenta “2x1” relacionada ao tópico: ela permite tanto a organização como lhe auxilia com a própria etapa de produção de conteúdo. Que tal conhecer?

Evernote

É extremamente importante organizar as informações e objetivos a serem cumpridos na hora de formular a sua estratégia digital. Para isso existe o Evernote. Com ele é possível guardar, de maneira organizada e estruturada, todas as informações pertinentes ao conteúdo que você produzirá.

Além de armazenar as informações, na forma de notas e cadernos, o Evernote também proporciona a criação de lista de tarefas a cumprir. E tudo isso pode ser encontrado de maneira simples e rápida, através do sistema de busca do aplicativo. Ele está disponível para Windows PC e Phone, Android, IOS, MAC e possui extensões para Chrome, Firefox e Safari.

 

Escolha das imagens

Você sabia que tanto os posts de redes sociais quanto os de blogs ganham até 90% mais visualizações e aceitação quando possuem conteúdo visual?

Pois é, isso ocorre uma vez que atrelar imagens aos posts pode fazer com que o conteúdo ganhe uma leitura mais leve, além de mais atraente, dinâmica e interessada.

O estímulo visual é capaz de capturar a atenção do usuário. Ao prendê-la, cria-se maior envolvimento e engajamento do indivíduo com o post. Além disso, as imagens ajudam no próprio entendimento e compreensão de algum conceito ou dado que, apenas com o texto, poderia ter ficado um tanto quanto confuso.

No processo de definição da melhor imagem para um conteúdo do blog ou rede social da empresa, tanto a busca quanto a edição podem fazer toda a diferença.

Pensando na importância das imagens, trouxemos a seguir duas ferramentas que podem auxiliar no processo de escolha das mesmas.

Pinterest

Segundo alguns, uma imagem vale mais do que mil palavras. E conteúdo web não é apenas texto, mas também imagens. O Pinterest é uma rede social baseada no compartilhamento de fotos, banners e ilustrações informativas. Diferentemente do Instagram, o Pinterest não possui um foco pessoal e é voltado mais para a reprodução de imagens de conteúdo.

Nele é possível, ainda, associar à imagem postada um texto sem limite máximo de caracteres. Mas o conselho é que o foco seja mesmo a imagem, e que se aproveite ao máximo o impacto visual que uma figura bem escolhida pode causar ao seu público.

Canvas

Já que falamos da importância das imagens no marketing digital, é bom salientar que essas imagens precisam ser de boa qualidade.
Dominar o Photoshop não é uma tarefa muito simples e contratar um designer pode sair bastante caro. Para isso existe o Canvas, uma plataforma digital e gratuita para confecção de imagens, edição de fotos e criação de material gráfico.

O Canvas é extremamente simples de usar, não necessitando de nenhum conhecimento prévio avançado em editoração de imagens ou algo do tipo. Basta acessar a plataforma e começar a criar, com base nas imagens disponibilizadas no site. Algumas dessas imagens possuem direitos autorais para sua reprodução, mas há muitas outras que são inteiramente gratuitas.

 

Planejamento de publicações

Não basta publicar um post atrás do outro ou apenas quando uma ideia vem à mente – o que pode acontecer duas vezes na mesma
semana, e depois, apenas no próximo mês.

Uma estratégia bem definida de produção de conteúdo exige que determinada frequência de publicações seja seguida.
Essa frequência pode ser de três posts por semana, dois, um post semanal, quinzenal, dois posts mensais ... enfim, você é quem decide.

E vale ainda lembrar: uma vez definido, o planejamento de frequência de publicações deve ser seguido. E a razão é compreensível: o seu público alvo passará a repetir as visitas no seu site/blog nos dias que souber que haverá novo conteúdo disponível. E você certamente não gostará de decepcioná-los, não é mesmo?

Para lhe ajudar com o planejamento de publicações, confira a seguir uma ferramenta capaz de organizar publicações, além de lembrar a data e o horário das mesmas.

Google Calendar

Manter o seu conteúdo sempre atualizado na web com postagens periódicas, é fundamental para prender a atenção do seu público. O Google Calendar é uma ferramenta que funciona tanto como calendário quanto como agenda online. Nele é possível agendar compromissos em dias específicos – como postagens, por exemplo – e manter atualizadas as informações de tráfego da sua página, de acordo com os dias, algo bastante importante.

Não obstante todas as funcionalidades da ferramenta do Google, ainda é possível fazer o compartilhamento de tarefas e lembretes agendados com a sua equipe, para que assim todos fiquem atualizados sobre o que está acontecendo.

 

Conclusão

Ao longo deste artigo você foi apresentado a algumas ferramentas de produção de conteúdo capazes de otimizar esse processo, tornando-o muito mais dinâmico e, é claro, benéfico para a estratégia de marketing digital de sua empresa de pequeno ou médio porte.

A produção de conteúdo, além de possuir ótimo custo x benefício, é capaz de abranger uma boa parcela do seu público alvo, além de ser facilmente mensurável. Mas para que isso se torne realidade, é preciso levá-la a sério, respeitando cada uma de suas etapas – o que inclui o planejamento, a organização de ideias, o agendamento de posts, a escolha de imagens e outros tópicos que falamos por aqui.

Agora que você já conhece as principais ferramentas para produção de conteúdo em marketing digital, é hora de colocar a mão na massa e utilizá-las para alavancar o futuro do seu negócio. E não se esqueça de ficar atendo aos conteúdos do blog para conferir mais novidades que ajudarão você e a sua empresa a alcançar o sucesso no mundo do marketing digital! Não perca também a oportunidade de baixar o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre Marketing de Conteúdo' e melhore seus conteúdos!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.