Que a internet é o palco de grandes inovações na área dos negócios e do empreendedorismo muita gente sabe. Nesse universo, há uma peça poderosa para qualquer negócio: o Social Commerce. Com a migração do público para a plataforma web por conta das redes sociais, entender o Social Commerce é importante para entender esse público, conquistar mais clientes e fidelizá-los, e ainda lucrar com uma alternativa rentável e sustentável.

Compreendê-lo também possibilita ao empresário a usar as redes sociais de forma inteligente e direta. Mas como qualquer estratégia, ela possui uma forma correta de ser feita, garantindo lucro e sucesso.

O que é Social Commerce?

O Social Commerce nada mais é que o fornecimento de conteúdo colaborativo sobre o produto ou serviço, tendo as redes sociais como o canal de transmissão desse conteúdo. Com uma inovadora estratégia digital, a tática também pode ser usada em blogs, sites e fóruns.

Essa interação feita por meio da ferramenta se dá, por exemplo, pela troca de opiniões de consumidores sobre determinado produto e pesquisas de serviços em sites de busca como o Google. Todas essas ações estão voltadas para essa tática, que não só leva conteúdo ao cliente como também pode ajudá-lo a fazer as compras online.

Quais são as etapas do Social Commerce?

O S-Commerce (ou “Comércio Social”), para trazer boas oportunidades à empresa, precisa ser usado de forma correta. Com o foco na concretização em transações financeiras pelas redes sociais, o S-Commerce possibilita alguns caminhos dentro do marketing digital que podem ser seguidos a ponto de se ter sucesso.

Primeira dica: Conheça as redes sociais que utilizar e se instale nelas. Procure ter conhecer bem como funcionada cada plataforma a ponto de usá-lo da melhor forma. Colocar sua empresa numa rede social já viabiliza a procura de seus clientes que já se encontram na rede.

Segunda dica: Procure seus clientes. As redes sociais possuem um número grande de usuários, daí a necessidade de filtrá-los. Quanto mais afinidades certo público tiver com o produto que é oferecido, mais fácil será de atingi-los.

Terceira dica: Atraia o público por meio do conteúdo. Sendo vista pelo público, é hora de propagar conteúdo. Contudo, esse material precisa ser interessante, motivador, constante e com uma abordagem adequada ao tipo de público da sua empresa.

Quarta dica: O conteúdo precisa criar relacionamentos. Quando o material é de qualidade e instiga o consumidor a se interagir com mais frequência com a marca, é o momento de criar e fortalecer o relacionamento com ele. As redes sociais são o ambiente primordial para trabalhar esse aspecto, quanto mais próximo a empresa estiver do cliente, mais fácil será a confiança dele em seu negócio.

Quinta dica: Estimule a compra e faça o feedback. Direcionar o relacionamento à compra precisa ser uma ação persuasiva e não convincente. Quanto mais natural for, mais fácil o cliente comprará seu produto. Estímulos por meio de campanhas, concursos e ofertas são algumas das estratégias a serem feitas. Após a ação, é necessário avaliar por meio de mensurações, como o ROI, para garantir o foco e aperfeiçoá-lo.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.