Uma figura essencial no processo comercial, ponte perfeita entre marketing e vendas, cuja principal função é fazer a prospecção e qualificação dos leads de uma empresa. Esse é o SDR, ou Sales Development Representative, traduzido como representante de desenvolvimento de vendas.

O SDR não é um vendedor propriamente dito, considerando que o vendedor entra em cena justamente para fechar a venda. Essa função se encaixa nos processos de inside sales (vendas remotas), inbound e também de outbound (prospecção ativa).

É importante contar com pelo menos um SDR dentro de uma empresa, responsável por pesquisar os leads relevantes e fazer a qualificação para encontrar potenciais clientes. Dependendo do tamanho da equipe, é interessante dividir “duplas” de SDRs com closers, os vendedores que fecham negócio. Mas se o tempo é muito escasso, o dia de trabalho do profissional pode ser dividido em turnos para cada uma das funções.

As principais funções do SDR

  • Pesquisar possíveis leads em bancos de contatos ou redes sociais;
  • Criar listas de leads relevantes encontrados na base;
  • Cadastrar leads manualmente no CRM ou funil;
  • Enviar cold e-mails;
  • Fazer cold calling;
  • Agendar reuniões;
  • Fazer perguntas de qualificação;
  • Encontrar a “dor” do lead;
  • Filtrar usuários SAL ou SQL;
  • Passar bastão para Executivo de Contas ou closer.

Pontos importantes

Separar o processo de vendas e a prospecção em mais de um profissional, como é o caso SDR vs. vendedor, nem sempre é viável, considerando tamanho da sua empresa e outros fatores. Analise, para começar:

  • Qual é o ICP;
  • A jornada do seu consumidor;
  • Ticket médio das suas vendas;
  • Acessibilidade do decisor de compra;
  • Quantos contatos são necessários para desenvolver as vendas;
  • Quantos contatos são feitos até, enfim, fechar negócio.

Uma boa alternativa a esses possíveis empecilhos é adotar a prática mencionada acima, de dividir a agenda em duas funções. Esse formato é positivo até por criar um relacionamento mais extenso e próximo entre SDR/vendedor e lead.

O perfil de um bom SDR

  • Produtivo e proativo: a alta produtividade é muito visada para todos os profissionais de vendas, considerando o maior número de contatos e de atendimentos em um dia.
  • Comunicativo: é importante saber falar bem ao telefone e escrever e-mails atrativos, além de ser uma pessoa empática e investigativa, que saiba ouvir.
  • Resiliência: o SDR não pode se abalar com os “nãos” e precisa persistir no seu cronograma de contatos.
  • Observador e antenado: é importante que um SDR conheça muito a fundo tanto a solução que oferece como o público com quem conversa. Atenção também a novidades no mercado, tecnologias e para a percepção de valor dos leads.
Luciana Gameiro
Luciana Gameiro
Luciana Gameiro

É jornalista e especialista em Comunicação e Marketing Digital. Redatora e analista das estratégias de Inbound. Está no canal da Post e sempre atualizada nos últimos memes.